E-Flite Pulse XT 25e (impressões de vôo + video)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Renato_Pullin
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E-Flite Pulse XT 25e (impressões de vôo + video)

Mensagem por Renato_Pullin »

Olá,

Depois da perda do meu Hyperion Helios 10e, resolvi começar com modelos um pouco maiores e escolhi um avião mais esporte, o vôo 3D não me agrada muito, prefiro aviões acrobáticos com caracteristicas mais próximas de um avião real. Como já tinha voado o Mini Pulse do meu irmão e gostado muito, optei em comprar o irmão maior, o Pulse XT 25e da E-flite.

Peguei o modelo ontem, o modelo é muito completo, ailerons, leme e profundor já vem prontos, sem necessidade de colar os comandos, bequilha já instalada, até a roda do trem principal já vem instalada no trem de pouso, adesivos já colados, etc. O acabamento é de primeira linha, não achei nenhum defeito por enquanto.

A parte eletrônica encomendei de uma loja nos EUA e acredito que deve demorar um pouco para chegar ainda, queria adiantar a montagem, mas o modelo é tão simples de montar, que não dá para fazer nada praticamente sem a eletrônica, acredito que quando chegar o material dê para ficar pronto em 1 dia apenas de trabalho.

Escolhi o seguinte setup:

Motor: E-Flite Power 25 BL Outrunner
ESC: E-Flite 40-Amp Pro Switch-Mode BEC
Hélice: APC 12 x 8E
Servos: 4 x JR MN48 Mini
Bateria: Thunder Power RC Pro Power 3300mAh 11.1V 3S 30C
Receptor: Spektrum DSM2 AR6200

A estreia se tudo der certo deve ser somente dia 01 de Maio, quando vou viajar para São José dos Campos.

Fotos da caixa e peças:

[img:24e2450e55]http://img25.imageshack.us/img25/5020/imagem011b.jpg[/img:24e2450e55]

[img:24e2450e55]http://img223.imageshack.us/img223/6594/imagem012.jpg[/img:24e2450e55]
Renato D. Pullin
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rgmanica
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Mensagem por rgmanica »

COmprou onde?
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Renato_Pullin
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Mensagem por Renato_Pullin »

Comprei pelo Wagner da Planeta Hobby aqui em Belo Horizonte, ele é revenda da Diniz Esteves.

http://www.planetahobby.com.br/

Nos EUA custa US$179,99 doláres. Se encomendar em algum site vai pagar imposto com certeza pelo tamanho da caixa, esse valor passa para US$287,98 mais uns US$40,00 doláres de frete pelo menos, já estamos falando de US$327,98, com o dolar a R$2,30 sai por R$754,35 reais.

Paguei nele R$734,00 reais, com a vantagem de poder olhar junto com o vendedor se está tudo OK com o kit e garantia do distribuidor.

Não é um modelo barato, até bem caro, mas para quem quer um avião esportivo de boa qualidade acho que vale o investimento.
Renato D. Pullin
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maiconcarlos
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Mensagem por maiconcarlos »

Caraca, embora seja um grande avião é muito caro!

Parabéns!
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laertong
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Mensagem por laertong »

Parabéns
tive o pulse 40 e tenho atualmente o pulse 60,é um ecxelente aero,um dos melhores q já voei.
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RODRIGOrio
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Mensagem por RODRIGOrio »

muito bonito mesmo ese modelo, é 10 !!!
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Renato_Pullin
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Inicio montagem

Mensagem por Renato_Pullin »

Olá,

Ainda estou aguardando a chegada da eletrônica, enquanto isso resolvi dar uma adiantada na montagem que é bem simples.

Uma resalva para quem estiver interessado no modelo, é indispensável o uso de uma miniretifica na montagem do mesmo. Como o modelo tem como opcional usar flutuadores, o trem de pouso vem com uma haste de metal grande para uso com flutuador, para quem vai usar polainas é necessário fazer o corte da mesma como manda o manual:

[img:b194e595d2]http://img152.imageshack.us/img152/5519/polaina.jpg[/img:b194e595d2]

Uma coisa que achei estranha, não vem no kit os 4 parafusos (2 para cada polaina) para a fixação da polaina no trem de pouso, dei sorte de ter em casa parafusos que estavam na medida.

[img:b194e595d2]http://img152.imageshack.us/img152/4088/imagem014u.jpg[/img:b194e595d2]

A fixação da polaina é bem simples, basta fazer dois furos nela com a miniretifica e depois colocar os parafusos, o trem de pouso já vem fixo de fábrica com as rodas e pneus de borracha (não são de espuma).

A fixação do trem de pouso é simples também, mas não me parece muito resistente, já vi fotos de quebra no rcgroups, tem que caprichar nos pousos!

[img:b194e595d2]http://img152.imageshack.us/img152/4817/imagem015h.jpg[/img:b194e595d2]

A fixação do establizador vertical e horizontal é mais simples ainda, apenas dois parafusos que vem fixados no estabilizador vertical, que atravessam o estabilizador horizontal e são presos por baixo da fuselagem, apenas isso!!! O leme e profundor já vem fixados de fábrica nos estabilizadores. Não é necessário uso de nenhuma cola.

[img:b194e595d2]http://img152.imageshack.us/img152/9220/imagem016j.jpg[/img:b194e595d2]

Bom, espero que chegue a eletrônica nessa semana para terminar o modelo.

[img:b194e595d2]http://img25.imageshack.us/img25/3248/imagem013a.jpg[/img:b194e595d2]
Renato D. Pullin
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Renato_Pullin
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Mensagem por Renato_Pullin »

Olá pessoal,

Depois de uma longa espera, chegou todo o material dos EUA para completar a montagem. Como dito anteriormente é tudo muito simples nesse modelo. Só tive uma decepção, no meu modelo não veio os links de nylon (clevis) para fixar o pushrod no horn. Não sei se foi uma falha ou se realmente esse item não vem no modelo, pelo manual tudo indica que ele faz parte do kit. Tive que comprar 4 links da Du-Bro para poder montar os comandos. Para fixar os pushrods nos servos o manual recomenda virar 90 graus o pushroad, como eu não tinha material para fazer isso, optei por usar conector E-Z. De resto tudo como manda o manual sem problemas...

Material ainda embalado:

[img:de747ad700]http://img204.imageshack.us/img204/146/imagem017t.jpg[/img:de747ad700]

Conector E-Z nos servos de leme e profundor:

[img:de747ad700]http://img98.imageshack.us/img98/6968/imagem024.jpg[/img:de747ad700]

Receptor AR6200 instalado com fita dupla face:

[img:de747ad700]http://img98.imageshack.us/img98/5169/imagem025a.jpg[/img:de747ad700]

Local para bateria com o ESC de 40 Amp instalado com velcro autocolante fornecido no kit:

[img:de747ad700]http://img408.imageshack.us/img408/3280/imagem026z.jpg[/img:de747ad700]

Motor E-Flite Power 25:

[img:de747ad700]http://img408.imageshack.us/img408/7223/imagem027r.jpg[/img:de747ad700]

Conexão de leme e profundor com link de nylon da Du-Bro:

[img:de747ad700]http://img408.imageshack.us/img408/3517/imagem028i.jpg[/img:de747ad700]

Servo do aileron:

[img:de747ad700]http://img408.imageshack.us/img408/528/imagem029.jpg[/img:de747ad700]

Junção das duas asas com cola Epoxy de 5 minutos:

[img:de747ad700]http://img408.imageshack.us/img408/8956/imagem031z.jpg[/img:de747ad700]

Falta agora apenas fazer os ajustes de comando, colar o canopy e saída de ar, instalar o cowling junto com hélice e spinner.

O vôo está previsto para dia 01 de Maio.
Renato D. Pullin
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NORTON
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Mensagem por NORTON »

Muito boa a montagem, bem claras as etapas, vai ajudar muita gente que tem dúvidas em arf's.

E com certeza vai ter um vôo poderoso, pois este motor é uma usina...

Abs

Norton
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Renato_Pullin
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Mensagem por Renato_Pullin »

Pessoal,

Conclui a montagem do Pulse e fiz o primeiro vôo dele dia 02 de Maio. Algumas observações ainda sobre a montagem:

Tive problemas na instalação do conjunto Spinner / hélice, o adaptador que vem junto com o motor aparentemente era perfeito para o Spinner e hélice, porém depois de instalado tudo, eu não conseguia o aperto necessário, depois de muito trabalho consegui apertar, porém após o primeiro vôo quando pousei notei que quase perdi a hélice, o aperto não tinha sido o necessário e a hélice andou para a frente, mais um pouco sairia em pleno ar. Depois disso, novo aperto e aguentou mais uns 5 vôos, porém no último vôo do dia voltou a mover para frente a hélice, vou ter que trocar o adaptador, acho que vou optar por um Spinner de aluminio da E-Flite mesmo que já vem com adaptador e é recomendado para esse modelo.

Na conclusão dos ajustes de comando foi tudo tranquilo, segui o manual para programar a deflexão dos comandos através do rádio. O setup final depois de voado e testado ficou da seguinte forma:

Aileron: 10mm para baixo e para cima / Rate: 85% Expo: 40%
Profundor: 22mm para baixo e para cima / Rate 75% Expo: 25%
Leme: 50mm para esquerda e direita / Rate 80% Expo: 30%

Foi necessário pequenas trimagens, dois toques no leme para a direita, um toque no aileron para a direita e um toque no profundor para baixo.

O tempo de vôo obtido foi de 8 minutos com grande reserva, após o pouso geralmente a bateria ainda estava com 11.30 Volts.

Sobre as impressões de vôo:

- Na decolagem, se der toda potência de uma vez, o torque faz com que ele perca um pouco a reta para a esquerda, a solução é corrigir com leme ou talvez se decolar com 80% da potência ele não puxe tanto.
- Voa tranquilamente com 70% de potência, sendo necessário 100% apenas para verticais e inicio de loopings, pernas de oito, etc, podendo reduzir logo em seguida, com 100% de potência a vertical é até perder de vista, para executar um hammerhead por exemplo, basta colocar toda potência, e quando desejar que ele pare colocar 50%, ele vai parar e ai basta dar todo leme para o lado desejado.
- Ele é um avião esportivo então o tuno no eixo não é sua especialidade, mas tem uma razão de rolagem muito boa, bastando apenas uma leve cabrada antes de iniciar o tuno, lembrando que voei o tempo todo com 85% de aileron. Já os tunos na vertical tanto subindo quanto descendo são facilmente feitos no eixo, apenas com uso de aileron.
- Parafuso convencional, parando assim q se solta os comandos.
- No vôo invertido é necessário leve picada constante para manter a altura.
- Experimentei fazer um rolling turn nele, e dá para ver que com um pouco mais de prática é bem fácil de executar a manobra, bastando apenas o uso do profundor, nem é necessário o uso do leme, no fim do dia já estava quase perfeito.
- O vôo na faca com essa motorização e 80% de comando de leme é impraticavel praticamente, talvez com o Power 32 e mais leme ele faça bem a manobra.
- O snap não é muito preciso, ao soltar os comandos ele não interrompe a manobra de imediato, sendo necessário correção contrária para conseguir parar no ponto desejado.
- A razão de planeio dele é muitooo boa, chega a atrapalhar para o pouso, tem que se tirar todo o motor bem longe e mesmo assim ele teima em ficar flutuando sobre a pista! Por esse motivo o pouso exatamente 3 pontos é um pouco trabalhoso, se estiver um pouco veloz vai acabar tocando de roda e ele vai subir com certeza! O segredo é acertar o ponto de reduzir o motor para chegar bem lento.

Resumindo, é um excelente modelo para quem já cansou do seu treinador e quer um avião mais acrobático, ou até mesmo para pilotos mais experientes que querem um avião esporte, com vôo dócil porém capaz de executar as manobras básicas da acrobacia. Tem um vôo muito prazeroso!!!

Segue fotos:

Fixação das asas:

[img:86d07a116e]http://img165.imageshack.us/img165/5769/imagem045.jpg[/img:86d07a116e]

Saída de ar:

[img:86d07a116e]http://img165.imageshack.us/img165/3466/imagem048c.jpg[/img:86d07a116e]

Pronto após os vôos:

[img:86d07a116e]http://img165.imageshack.us/img165/4025/imagem037g.jpg[/img:86d07a116e]

[img:86d07a116e]http://img237.imageshack.us/img237/6951/imagem040.jpg[/img:86d07a116e]

Estou com um video dele já, mas não sei por qual motivo está dando erro ao baixar para o youtube. Assim que conseguir vou postar ele.
Renato D. Pullin
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