como calcular o peso que helice/motor/bateria puxam?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
MadMax
membro

como calcular o peso que helice/motor/bateria puxam?

Mensagem por MadMax »

Olá a Todos!

Como faço para calcular qual o peso máximo que meu modelo (avião) pode ter em função do conjunto Hélice/Motor/Bateria?

Existe uma fórmula para isso?

Obrigado antecipado!
LaercioLMB
membro

Mensagem por LaercioLMB »

Aqui no forum na parte downloads tem um programinha, o RCCALC que te ajuda e escolher motor, helice e podera saber a carga alar do seu aero pedindo algumas medidas dele para isso.
MadMax
membro

Mensagem por MadMax »

Sim, já baixei e instalei mas não enconrei ali o motor que tenho e nenhum dos pefís de asa cadastrados se assemelham aos que uso, por exemplo, agora estou construindo um MIG-29 em Depron cuja asa é uma "chapa em delta praticamente" e por isso fiz a pergunta ...

O programa é excelente mas "preso" a informações pré-determinadas ... uma fórmula ajudaria por este motivo!
GRANATO
membro

Mensagem por GRANATO »

Também na área de downloads do fórum está o PCTaco, que é um tacômetro.

É possível medir as rpm / empuxo / velocidade do motor, com uma determinada hélice, utilizando-se do microfone do seu computador, com certa precisão. Basta indicar a hélice que está utilizando.
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
MadMax
membro

Mensagem por MadMax »

Quero tentar com o PCTaco mas não encontrei na área de download ....
GRANATO
membro

Mensagem por GRANATO »

OOOpppss... falha nossa :oops:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2173
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
MadMax
membro

Mensagem por MadMax »

Obrigado ... vou tentar e depois digo o que aconteceu ....
Gustavo Murad
membro

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:3213440b86="MadMax"]Obrigado ... vou tentar e depois digo o que aconteceu ....[/quote:3213440b86]

Seguinte , eu adoro ficar calculando isso antes de construir meus modelos.

E o rccalc é simplesmente "perfeito" para tal.

Sobre o que vc disse do rccalc você está "certo e errado".

Porque ?

Primeiro , porque mesmo não tendo seu motor ali você pode colocar a hélice que usa e a RPM que ela gira com seu motor e pronto.
Não é necessário ter seu motor "cadastrado" para fazer o rccalc funcionar.

O PCtaco serve para quando não tem o motor cadastrado e você nem sequer sabe quantas RPM seu motor dá com a hélice que você quer usar.

Mas você está "em parte" certo sobre os perfis do RCcalc , se você ler todas páginas do tópico do rccalc (acho que sou o único doido que SEMPRE LÊ TUDO) você vai descobrir que essa é apenas UMA das várias versões que o Alexmag lançou do programa.

Mas o que isso tem a ver ?

Simples , desde a primeira versão o RCcalc tem o Xfoil , que serve justamente para calcular as polares de "novos perfis" ou mesmo dos perfis existentes sem polares , para então poder gerar as características de vôos com aquele perfil

Para fazer "todo" esse processo você só escolhia o perfil , clicava no botão "xfoil" no programa e pronto , seu perfil já tava adicionado com a polares!!

Só que ... nessa última versão por algum motivo o xfoil ficou desativado , perguntei isso a cerca de 2 semanas para o Alex (pois formatei o PC e perdi a versão que funcionava o xfoil) e ele me respondeu dizendo de uma forma geral que precisava atualizar o programa.

Sobre calcular o peso do avião , não é "necessário" o rccalc para tal , o rccal faz BEMMM mais que isso.

O peso do seu avião , vai depender do seguinte:

Estilo de avião:
Treinador , Acrobático , Escala , planadores , pylon , zagis , shocks ...

Área alar:
tamanho da asa , e consequentemente a carga alar calculada.

Lógico que não é só isso , o perfil influi "um pouco" , e outras coisas , mas se você ainda não quer se aprofundar nisso o básico é:

Treinadores parkflyer:
Carga alar entre 18 e 28g/dm²
Empuxo do conjunto motor hélice: mínimo de 1/3 do peso para modelos eficientes

Escala parkflyers:
Carga alar 20 a 30g/dm²
Empuxo do conjunto motor/hélice: mínimo de 2/3 do peso

Acrobáticos:
Carga alar de 20 a 30g/dm²
Empuxo do conjunto motor/hélice(depende das acrobacias): mínimo o empuxo = peso do modelo.

E por ai vai , se você pesquisar vai achar muita informação sobre isso.

E eu "generalizei" bem , só para te dar uma noção básica do assunto , pois cada planta é uma planta e tem seu peso e carga alar ideal , assim como empuxo ideal.

Quer algo MAIS FÁCIL AINDA ???

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=63801&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=[/url]

Leia esse tópico , baixe a tabela do Eduardo Yamin e seja feliz...

Ah , só mais uma coisinha , antes de perguntar alguma coisa no fórum lembre-se de dar uma "pesquisadinha" eu te garanto que não dói nada!!

Clica ali no botãozinho pesquisar , você vai descobrir que talvez sua pergunta já tenha sido perguntada e respondida umas 20x de umas 10 maneiras diferentes e você pode aprender mais lá do que criando +1 vez a mesma pergunta.

PS:
"bate-assopra , bate-assopra , assopra-bate-bate... auhauhahuhua"
NEWRJ
membro

Mensagem por NEWRJ »

Gustavo,
E qdo não tem a hélice que uso cadastrada....por exemplo, eu uso APC-e 7x6...tem como fazer?
Gustavo Murad
membro

Mensagem por Gustavo Murad »

Tem sim NEWRJ , dá para adicionar hélices na pasta "Prop".

Existem muitas "listas de hélices" espalhadas na internet (no rcgroups eu já encontrei uma vez) e a maioria delas é compatível com o Rccalc.

Perceba que deve ser um arquivo .csv (aberto pelo Excel) com dados de rotação e empuxo.

Acho que dá para fazer esses dados , mas como não tenho certeza seria melhor que o próprio Alexcmag ensinasse pra gente essa técnica.

Se alguém ai tiver alguma versão mais antiga do rccalc , estou atrás de qualquer uma , pois as outras versões funcionavam corretamente o xfoil ...
Responder