ASP61- COM IGNIÇÃO CDI - FUNCIONOU! À ALCOOL E METANOL.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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vitorette
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ASP61- COM IGNIÇÃO CDI - FUNCIONOU! À ALCOOL E METANOL.

Mensagem por vitorette »

Instalei uma ignição eletrônica em um motor OS FS91 4t e fiz o motor funcionar com gasolina como combustível. Consegui fazer o motor atingir 7150 rpm, o que seria satisfatório devido à perda de potência que o uso da gasolina causaria. Acontece que esse motor só funcionou no primeiro dia, depois não teve como fazer o bicho funcionar direito. Me disseram que a gasolina pode ter danificado os aneis de vedação do carburador e entrada de ar. Muito provavelmente pois o motor ligava mas não funcionava legal.
Notei que o motor ficou muito sensível quanto à regulagem das agulhas, tanto de baixa quanto de alta. Com meia volta de abertura na alta o motor já funcionava, se fechava dava falta, se abri-se afogava. E isso era só um pique à frente ou atrás.
Como já tinha feito o investimento na ignição e teria que colocar um novo motor no aero, ou arrumar o FS91, escolhi a primeira opção já que comprei um ASP 61 baratinho na HC.
O motor aparentemente é muito bem feito, bom acabamento externo e internamente bem usinado, camisa e pistão parecem ser de boa qualidade. Não gostei dos rolamentos, são do tipo que eu compro numa loja que vende esse produto aqui e com qualidade, bem... chinesa. A semelhança com um OS fx assusta.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Olha, se motores glow funcionassem bem com gasolina ninguém mais comprava combustível glow.
provavelmente você usou gasolina sem óleo ou com uma porcentagem de óleo bem abaixo do recomendado prejudicando o conjunto camisa/pistão.
te recomendo comprar um novo kit de camisa/pistão para ele e desistir de usar gasolina em motores glow mesmo que seja um 4T.
Motores 4T de aeromodelos também utilizam óleo na mistura do combustível, não é como motos que as 2T vai óleo na gasolina e as 4T não vai.
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

Vou tentar mostrar os passos necessários para a instalação, qualquer ajuda ou sugestão são bem vindas. A idéia é usar um combustível sem nitro. Por enquanto a gasolina está descartada devido ao problema enfrentado com o motor OS FS91 4T.
Anexos
O motor OS FS91 com a ignição instalada.
O motor OS FS91 com a ignição instalada.
DSC01344 (320 x 240).gif (30.53 KiB) Exibido 28289 vezes
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

[quote:e8859c368a="LaercioLMB"]Olha, se motores glow funcionassem bem com gasolina ninguém mais comprava combustível glow.
provavelmente você usou gasolina sem óleo ou com uma porcentagem de óleo bem abaixo do recomendado prejudicando o conjunto camisa/pistão.
te recomendo comprar um novo kit de camisa/pistão para ele e desistir de usar gasolina em motores glow mesmo que seja um 4T.
Motores 4T de aeromodelos também utilizam óleo na mistura do combustível, não é como motos que as 2T vai óleo na gasolina e as 4T não vai.[/quote:e8859c368a]
Beleza Laercio. Mas tinha óleo na gasolina, afinal não poderia cometer uma falha primária e esquecer de lubrificar o motor. Ainda não desmontei o motor para verificar o que realmente aconteceu, mas falta de lubrificação não foi, tenho certeza disso. http://www.youtube.com/watch?v=RdVblvXNFv4 Dá uma olhadinha nesse vídeo e veja um motor funcionando com gasolina e 12% de óleo. Motor glow funciona com gasolina, o certo seria colocar um carburador que aguente o combustivel. Já viu o que acontece com o silicone em contato com a gasolina, dilata, mas com o metanol não tem problema. A gasolina é um derivado mineral o metanol é basicamente um alcool vegetal.
Neste video um motor OS 160, funcionando com gasolina só que com carburador MVVS para esse tipo de combustível.
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

[quote:cf3b19ed7f="LaercioLMB"]Olha, se motores glow funcionassem bem com gasolina ninguém mais comprava combustível glow.[/quote:cf3b19ed7f]
Não é bem assim. As pessoas deixam de fazer muita coisa por ignorância ou por preguiça. No caso de muitos aeromodelistas a segunda opção é predominante, sempre ouço as pessoas dizerem que, apesar do combustível caseiro ser mais barato é muito mais comodo comprar um galão pronto na loja. E depois não tem a chatice de ter que ficar regulando o motor. A ignorância é o não conhecimento de uma coisa ou produto e dizer que não funciona. Mas se tivesse visto funcionando, mesmo sem saber como é que aquilo seja possível, iria dizer que "funciona eu já ví".
Ainda tem o lado difícil de se fazer as coisas. Poucas pessoas já fizeram isso e podem dar alguma dica ou ajuda. Ver o vídeo pronto no youtube faz a coisa parecer fácil, mas estou tentando fazer isso funcionar à pelo menos quatro meses. Pesquisa daqui, lê algo diferente em algum lugar e vai acumulando conhecimento para tentar se chegar a um resultado positivo. Onde comprar a ignição, vela no tamanho de uma glow (para não ter que refazer a rosca do cabeçote), como achar o ponto certo de detonação, como instalar a ignição e por ai vai. Dá muito trabalho, o que quero e tentar colocar aqui alguma coisa que já sei e ajudar os que quizerem fazer igual. O maior problema no tempo tem sido a espera das peças, ignição e motor, agora já tenho tudo à mão e espero fazer funcionar à contento.
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

[quote:41728b8921="vitorette"]Neste video um motor OS 160, funcionando com gasolina só que com carburador MVVS para esse tipo de combustível.[/quote:41728b8921]
Desculpa, esqueci de colocar o link: http://www.youtube.com/watch?v=k2jBulFVUmc&feature=related
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

Desmontando o ASP 61. Existe um detalhe interessante antes de iniciar a desmontagem do motor. E preciso achar o PMS (ponto morto superior) que é a posição mais elevada do pistão dentro da camisa, nessa posição é onde ocorre a maior compressão do motor e a queima do combustível. Nos motores glow é necessário colocar o ponto de ignição uns 28° antes do PMS, para que a queima ocorra no momento exato e o motor tenha uma marcha lenta consistente. A de se notar que alguns motores podem deixar a lenta com quase 1200 rpm, isso usando combustível sem adição de nitro. Também com a ignição pode-se diminuir sensívelmente a adição de óleo para a lubrificação do motor, já que a queima será feita com mais precisão e o aproveitamento do combustível será quase total o óleo será melhor aproveitado nas suas principais caracteristicas, lubrificar e resfriar o motor. Não tenho fotos da marcação do PMS por que a minha maquina não ajudou muito, mas vou tentar colocar alguma imagem depois para ilustrar isso melhor.
Anexos
Aqui o motor zerinho ainda no plástico, recém saído da caixa
Aqui o motor zerinho ainda no plástico, recém saído da caixa
DSC01391.gif (36.51 KiB) Exibido 28285 vezes
Retirada do cabeçote
Retirada do cabeçote
DSC01397.gif (25.52 KiB) Exibido 28285 vezes
Tampa do carter
Tampa do carter
DSC01398.gif (36.36 KiB) Exibido 28285 vezes
Retirada do conjunto pistão e camisa.
Retirada do conjunto pistão e camisa.
DSC01401.gif (36.71 KiB) Exibido 28285 vezes
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

No caso do motor ASP 61, não sei se o fato de ser um motor zero nunca ligado, o virabrequim (ia escrevendo girabrequim, pior seria colocar aqui no cuiabanês, arvoré de cambota) estava muito duro para sair. Ai vale aquela velha manha de aquecer a carcaça do motor por uns dois minutos no fogão e dar uma pancadinha leve e pronto, solta fácil, fácil. Lembre-se, quando for desmontar ou montar um motor nada de usar a força bruta. Aeromodelismo é jeito, na maioria das vezes.
Anexos
Motor desmontado com o virabrequim fora.
Motor desmontado com o virabrequim fora.
DSC01403.gif (36.1 KiB) Exibido 28284 vezes
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SH4RK0
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Mensagem por SH4RK0 »

Vito, esse foto serve?

[URL=http://img44.imageshack.us/i/xyzhallsetup1.jpg/][img:e817117dc6]http://img44.imageshack.us/img44/3154/xyzhallsetup1.jpg[/img:e817117dc6][/URL]


Nesse caso me pareçe que o esquema que o cara esta usando é para motores grandes, e não glow. Mas de qualquer forma já da para se ter uma ideia.

Abraço
Thiago Aragão
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

Obrigado, e como serve. Isso exemplifica muito bem a instalação do sensor da ignição. Muito obrigado.
Lembrando, que o imã está no PMS e o TDC, no glow, estaria -28° no sentido da rotação. Note que o TDC tem a possilibade de se regular o ponto, adiantar ou atrasar. Pouca gente vai conseguir uma precisão cirurgíca na instalação dos sensores, daí essa regulagem ajuda muito. Na ignição que comprei o imã tem que ficar no máximo 2mm distante do TDC e como ilustrado na foto deve-se observar o lado do mesmo, a polaridade N S.
Alguém saberia explicar de forma clara como encontrar essa polaridade?
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