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Corte á laser (poor man) o " coiso" voou

Enviado: Qui Set 24, 2009 9:28 pm
por Madrian
(caso os moderadores considerem esse tópico como postado no índice errado, é só mover, postei aqui pois retrata a construção do modelo, mas envolve um processo diferente, obrigado)

Pessoal,
Depois de cansar de afiar lâminas, quebrar cantinhos de peças delicadas quando toca o telefone, ou quando a dona da pensão chama pra jantar, decidi fazer meu corte a laser (de pobre).para garantir a repetibilidade das peças cortadas em madeira (ou qualquer outro material que "queime').

Estou construindo um aero "noname", e decidi fazer em madeira, (não usarei balsa, estou usando caixeta, é barata resistente e você pode diminuir as espessuras e obter resultados excelentes em peso e resistência.

Vou postar o processo aqui, a intenção não é criar um tutorial, mas para diminuir a frequência das mesmas perguntas, vou detalhar o processo.

As fotos assim como o processo são de "pobre mesmo".

Vou fazer a asa primeiro porque considero o ponto mais crítico que envolve "corte", assim que for montando vou postando as fotos, o objetivo é fazer um aero leve e barato cansei de cortar asas de isopor e deprom, a madeira caixeta á o material mais barato que já vi, fiz uns testes de resistencia e é superior á balsa, é mais densa mas permite diminuir as espessuras ou criar áreas vazadas para diminuir peso (pesa em média o dobro da balsa mas tem uma resistencia á tração e compressão 3 vezes maior)

O proximo tópico vou explicar o processo de entelegem mais leve que já fiz é o MONOCOTE DE POBRE. té mais

Enviado: Qui Set 24, 2009 9:32 pm
por Madrian
Bem o processo " LASER DE POBRE" é brincadeira. O processo é um hot-wire melhorado (ou piorado).
Este é o cortador manual, feito com um pedaço de placa de circuito impresso de fibra dupla face.

Enviado: Qui Set 24, 2009 9:38 pm
por Madrian
este é o detalhe das fixações das extremidades do fio ( nicrothal 0.80) uma porca M2,5 é soldada com estanho de um lado e o parafuso dá aperto no fio, no outro extremo é a mesma coisa, cada lado da placa é ligado em um polo da fonte através de cabo paralelo, de um lado interrompi a placa para soldar um interruptor, " chave gangorra".
É importante deixar o fio extremamente esticado, chegando á curvar o cortador, pois quando ele esquentar e dilatar não vai afrouxar. estique o suficiente para que quando alaranjar o fio ele permaneça esticado, garantindo assim a perfeição do corte.

Enviado: Qui Set 24, 2009 9:52 pm
por Madrian
Este é o cortador aquecido note a cor ( a camera distorce a cor devido á alta emissão de infravermelho)

Enviado: Qui Set 24, 2009 9:59 pm
por Madrian
Para cortar as costelas (ribs) que é um P.N.S com a faquinha ou estilete ou o que você quiser ( serrote motoserra) primeiro vá a um mosteiro e medite desligue os telefones ponha o lixo pra fora tome uma branquinha mas enfim relaxe pois a menos que você seja cirurgião com certeza vai quebrar aquela ' beiradinha com cantinho vivo, então eu usei um gabarito de guia feito em alumínio de 1mm, qualquer gabarito serve, desde que seja de material resistente á temperatura, como eu tinha esse de uma asa que cortei em isopor foi esse que usei, só fiz uns cortes para encaixar as longarinas.

Enviado: Qui Set 24, 2009 10:03 pm
por Madrian
Agora chegou a hora de fazer fumaça, escolha um lugar ventilado e lembre-se que quando o fio quente passa pela madeira faz uma fumaça densa.
Eu uso um exaustor feito de ventilador de fonte de PC. coloque o gabarito na madeira previamente cortada um pouco maior que a peça, para não ter desperdício, e pau na máquina.
No momento do corte deve-se fazer um movimento de vai e vem semelhante á um corte com serra, isso se deve ao fato de quando o fio aquecido corta a madeira ocorre troca de calor e esfria o fio naquele intervalo, o movimento garante que sempre tenha uma parte de fio aquecido em contato com a peça assim aquela parte que esfriou volta á aquecer dando continuidade no corte, imaginei fazer um cortador fixo mas terei que prever esse movimento.

Enviado: Qui Set 24, 2009 10:06 pm
por Madrian
O laser de pobre vai cortar a madeira como lâmina de barbear cortando banana, cuidado pra não queimar as pontas dos dedos, no meu caso não fixei o gabarito com nada na madeira, apenas a pressão dos dedos segurando a madeira de caixeta 2mm contra o gabarito, o corte é tão suave e rápido que não dá tempo de deslocar, quando você vê já foi...

Enviado: Qui Set 24, 2009 10:10 pm
por Madrian
Aqui estão algumas costelas de asa assadas, digo cortadas..
As manchas nas beiradas são da resina queimada da própria madeira. o corte é perfeito.

Enviado: Qui Set 24, 2009 10:14 pm
por Madrian
Aqui a prova da repetibilidade ( meu assistente Jason segurou elas pra foto).
Elas ficam queimadas no corte mas é muito pouco (menos de 0,1mm) com uma escovinha de aço elas ficam branquinhas de novo.

Enviado: Qui Set 24, 2009 10:22 pm
por Madrian
Pessoal é isso, com este processo dá pra fazer não só as costelas mas qualquer parte do aero, vai abaixo o material que usei:

Cortador:
um pedaço de placa de circuito impresso de fibra 1,6mm dupla face (cada face conduz um pólo).
dois parafusos M2,5mm com porca e contra porca
solda estanho
fio de nicromo (nicrothal 0,8mm ) tem que ser grosso para resistir ao esticamento e a temperatura elevada.
Quem não dispor de fio de niquel cromo, poderá usar arame de aço, fiz umas experiencias com arame de link, e deu certo, só que o fio oxida muito rápido e depois de algumas horas de uso ele rompe.

Madeira:
Consegui um compensado de 4mm que a folha central é caixeta apliquei vapor e as folhas se descolaram a cola ficou nas folhas externas então a folha central ficou intacta, comprei também na madeireira uma prancha de caixeta lá eles conhecem como marupá mas é a mesma madeira, e um marceneiro cortou algumas folhas com outras espessuras,
existe também folha de caixeta para revestimento mas só serve para enchapar asas ou fazer PLY pois a espessura é 0,5mm.

Cola:
Eu uso CA 721 da Tek bond baixa viscosidade o frasco com 20g custa R$ 6,00 na Daianese (lapa).
Coloco uma agulha de injeção de insulina na ponta (encaixa perfeitamente), ai consigo dosar gotas minúsculas (cola é importante só nas superfícies de contato o resto é peso morto).

Entelagem:
Plástico Poli escolar Sortido, Escolha a cor tem várias até perolizada, Vantagens ; estupidamente leve, termoretrátil (igual ao monocote) , preço R$ 1,20 com três folhas.
Desvantagem; não tem adesivo.



Fonte:
Uma fonte de 0 á 30 VDC (regulada para 8,4Volts) 6 amperes( a corrente é um pouco alta devido a potência dissipada).

qualquer fonte com ajuste deve servir caso tenha uma fonte mais potente sem ajuste de corrente aumente o comprimento do fio (consequentemente o tamanho do cortador)
Se tiver em mãos uma fonte mais fraca experimente fio de nicromo mais fino,
lembre-se o objetivo é deixar o fio "alaranjado"
Bom, se vira e faça as experiencias, com o fio avermelhado o corte é demorado e queima muito a madeira, já amarelo ele rompe.