Cessna 182

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
dgleal
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 10:19 pm
Localização: Piracicaba

Cessna 182

Mensagem por dgleal »

Boa noite pessoal,

Estou começando a construir um Cessna 182 de 37.5 polegadas de envergadura, pretendo usar o Raster para vetorizar também a planta.
Na planta (encontrada aqui no site) não tem os ailerons e flaps, será que vocês poderiam me ajudar a definir como fazê-los?

Logo logo estarei postando as imagens da construção.

Obrigado!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Para um aeromodelo tão pequeno não precisa usar flaps pois isso somente irá acarretar em peso extra e pouca funcionalidade pelo tamanho dele, já os ailerons dele podem ser feitos na extremidade das asas onde ela muda a corda pois são ali os originais.
Não vi a planta e por isso não sei qual é a corda da ponta da asa para poder sugerir uma medida para o aileron mas sei que ourtos já fizeram com e te darão as medidas que foram usadas nessa planta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
dgleal
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 10:19 pm
Localização: Piracicaba

Aileron

Mensagem por dgleal »

Ok, então para eu fazer somente os ailerons eu uso toda a segunda parte da asa (extremidades) e sigo o perfil da asa, mas e a largura para esse aileron? Com quanto fazer?

Grato
Avatar do usuário
Ericksson
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 06, 2008 4:57 pm
Localização: Santa Rosa - RS

Mensagem por Ericksson »

[quote:3fd4cb4a92="LaercioLMB"]Para um aeromodelo tão pequeno não precisa usar flaps pois isso somente irá acarretar em peso extra e pouca funcionalidade pelo tamanho dele, já os ailerons dele podem ser feitos na extremidade das asas onde ela muda a corda pois são ali os originais.
Não vi a planta e por isso não sei qual é a corda da ponta da asa para poder sugerir uma medida para o aileron mas sei que ourtos já fizeram com e te darão as medidas que foram usadas nessa planta.[/quote:3fd4cb4a92]

Laécio, eu tenho a mesma dúvida do nosso amigo aqui.

Porém estou pensando em construir um Cessna com a mesma planta, com 1.20 de envergadura.

Será que os flaps seriam desnecessários?

Abraço
Patrick Ericksson
Avistar Hobbico / HK450 / HK-250GT - by Futaba 7C
Avatar do usuário
Roger g.p.
membro
Mensagens: 1427
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
Localização: Içara, SC, 17

Mensagem por Roger g.p. »

Necessarios nao sa, ajudam na hora do pouso , mas nao precisa.
Geralmente aeros com flaps desse tamanho eh mais pra escala.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, os flaps só começarão a ter uma ajuda significativa em um aeromodelo apartir de 1500mm de envergadura.
Para aeromodelos pequenos os flaps geram muito arrasto, reduzindo considerávelmente a velocidade deles e por serem muito leves estão mais sijeitos a stoll de ponta de asa o que não é nada agradável em um pouco.
Sugiro não se preocupar em flaps nese Cessna pois seriam de pouca ajuda fisica, somente estética mesmo o que para aeromodelos eletricos pequenos quanto menos peso pudermos ter melhor mas u detalhe muito importante que vi comentarem em outro post sobre aeros quanto meis leves melhores, discordo disso, todo o aeromodelo tem um peso aproximado ideal, nem leve demais e nem pesado demais, se ficar muito pesdado exige mais motor, consome mais bateria e tem a velocidade de stoll aumentada, aeromodelos leves demais tem a sua performance de voo prejudicadas pois qualquer brisa já prejudica o voo deixando eles apenas para voos indoor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
dgleal
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 10:19 pm
Localização: Piracicaba

Aileron

Mensagem por dgleal »

Pessoal vocês acham que é suficiente 30mm para os ailerons?

Grato
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Normalmente nesse tipo de configuração se utiliza 1/4 da corda para fazer os ailerons, 115 / 4 = 28,75.

30mm está a 0,25mm a mais mas não vejo problema nisso, pode fazer eles com 25mm também para não ter comandos muito rápidos, deixando ele mais calmo na hora dos comandos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Andre Venson
membro
Mensagens: 182
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 2:10 pm
Localização: Bahia

Mensagem por Andre Venson »

Eu fiz um cessna por essa planta, mas ampliei para envergadura de 1.4 mt a asa é em isopor p0 , mas os aileron utilizei de balsa de um aero glow antigo, por isso não ficou na escala da planta, mas funciona perfeitamente. Para facilitar a linkagem 2 servos ligados com um Y.
Anexos
30-10-07_2001.jpg
30-10-07_2001.jpg (28.44 KiB) Exibido 15065 vezes
Andre Venson
membro
Mensagens: 182
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 2:10 pm
Localização: Bahia

Mensagem por Andre Venson »

o aero pronto.
Anexos
31-10-07_1957.jpg
31-10-07_1957.jpg (20.97 KiB) Exibido 15064 vezes
Responder