Alguem do Forum possui alguma material explicativo sobre a relação de motores x speed x bateria. Como saber na hora da compra se o speed é suficiente para o motor e se a bateria aguenta a carga do motor, qual o melhor dimensionamento para o conjunto não esquentar?
Eu tenho um e-max 2210-30 e esta ligado em um esc dynam de 18A com a bateria 3S de 1300mha, o esc corta o motor com 70% de aceleração. Sera que com um esc de 25A eu resolvo o problema? Eu gostaria de entender melhor isso.
Material Explicativo
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Tudo depende do motor, olhe as especificações do seu motor, se lá diz que o maximo de Amper que ele suporta é 16A, você pode comprar um ESC de 18A que irá atender, na pratica com ESC xing ling, você joga essa margem para mais, ou seja melhor pegar um de 20A ou 25A, pois nem todos os ESC baratos garantem o que está escrito. Você tem que ter cuidado com a Hélice também, no exemplo, vamos supor que seu motor suporte até 16A e que com uma hélice 9x5 ele consuma 15A. beleza, só que se você não ficar atento a hélices e vamos supor colocar uma 10x5 ou uma 9x5SF esse consumo passe dos 16A, chegando a uns 20A, beleza seu ESC é de 25A e sua bateria consegue fornecer os 25A, então tá beleza ? não, pois o motor vai esquentar até queimar.. Então tudo depende das especificações do fabricante do seu motor, e claro da hélice que vai usar..
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Valeu ai Buts, olha os dados do motor:
# Dimensões: 28 x 27 mm
# Peso: 43g
# Acompanha suporte, parafusos, conectores e salva-hélice
# Diâmetro do eixo: 3mm
# Bateria: LiPo 2-3s
# Amperagem nominal: 11A
# Amperagem máxima: 17A
# Torque: 802g, 3s, 10x5, 17A
# Hélices recomendadas: 9" ou 10
Eu to usando uma helice da GWS 9x5 HD, como falei o esc é para ser 18A. Acho que tbm o tipo de aeromodelo pode influenciar pois esse conjunto puxou um aero de 770 gr com env. de 1.42 e voa tranquilo com 50% de motor, mas esquenta muito. Acho que o ideal será comrar um conjunto mais forte de motor + esc.
# Dimensões: 28 x 27 mm
# Peso: 43g
# Acompanha suporte, parafusos, conectores e salva-hélice
# Diâmetro do eixo: 3mm
# Bateria: LiPo 2-3s
# Amperagem nominal: 11A
# Amperagem máxima: 17A
# Torque: 802g, 3s, 10x5, 17A
# Hélices recomendadas: 9" ou 10
Eu to usando uma helice da GWS 9x5 HD, como falei o esc é para ser 18A. Acho que tbm o tipo de aeromodelo pode influenciar pois esse conjunto puxou um aero de 770 gr com env. de 1.42 e voa tranquilo com 50% de motor, mas esquenta muito. Acho que o ideal será comrar um conjunto mais forte de motor + esc.
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- esse é o cara que judia do motorzinho.
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- Buts
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Se está esquentando muito com 50% de motor, tem algo muito errado ai..
Seria bom você medir o consumo do conjunto.
Olha só, achei este comentário no RCGRoups:
"...For the 2210/30, the performance figures given are again for use of the 10x5 APC E prop, but on 3s - indicating an amp draw of 17A. For the 2210/30 the 8x4 GWS HD on 3s voltage (10.9v) drew 15.50A, and a 10x5 APC E at only 7.8A drew 15.70A [imagine what it would try to pull on 3s (10.9v)]. In both cases, after very short runs, the motor temperature had soared to over 70C. A good, if conservative, prop for this motor is again the 7x3.5 GWS HD: 10.9v, 9.40A, 102W, 14400rpm, 47.7mph, 529g, 18.63oz, 5.19g/W. [the motor temperature rose only 1C - from 36C to 37C - during the series!] The 7x5 APC E is a possibility: 10.9v, 16.00A, 171W, 11250rpm, 53.3mph, 625g, 22.01oz, 3.66g/W - but the motor temperature was over 60C at the end of the series. I am sure that the stated 17A max is unreasonable for this motor..."
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=586440
Ou seja a hélice legal para trabalhar ai é 7x3.5 GWS HD que vai dar um empuxo de 523g e o motor não vai esquentar tanto.
523g para um aero trainer de 770g acho que é o suficiente.
Seria bom você medir o consumo do conjunto.
Olha só, achei este comentário no RCGRoups:
"...For the 2210/30, the performance figures given are again for use of the 10x5 APC E prop, but on 3s - indicating an amp draw of 17A. For the 2210/30 the 8x4 GWS HD on 3s voltage (10.9v) drew 15.50A, and a 10x5 APC E at only 7.8A drew 15.70A [imagine what it would try to pull on 3s (10.9v)]. In both cases, after very short runs, the motor temperature had soared to over 70C. A good, if conservative, prop for this motor is again the 7x3.5 GWS HD: 10.9v, 9.40A, 102W, 14400rpm, 47.7mph, 529g, 18.63oz, 5.19g/W. [the motor temperature rose only 1C - from 36C to 37C - during the series!] The 7x5 APC E is a possibility: 10.9v, 16.00A, 171W, 11250rpm, 53.3mph, 625g, 22.01oz, 3.66g/W - but the motor temperature was over 60C at the end of the series. I am sure that the stated 17A max is unreasonable for this motor..."
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=586440
Ou seja a hélice legal para trabalhar ai é 7x3.5 GWS HD que vai dar um empuxo de 523g e o motor não vai esquentar tanto.
523g para um aero trainer de 770g acho que é o suficiente.
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