Opinião sobre peso de aero(Problemas...)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Marinho RN
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 16, 2007 4:36 pm
Localização: Lavras-MG

Opinião sobre peso de aero(Problemas...)

Mensagem por Marinho RN »

Olá pessoal,

Construi um aeromodelo e estou achando que ele ficou pesado. Gostaria da opinião de vocês a respeito. Ainda tenho pouca experiência com aeromodelismo. O que utilizei como base foi o peso de um P51 da Art Tech que pesa uns 500 gramas, completo. Bom... pelo menos é o que está descrito.
Seguem dados do aero que construi.
Envergadura: 100 cm
Corda: 18 cm
Comprimento da fuselagem: 75 cm
Peso sem eletronica: 315 gramas

Fotos do avião

[img:995ab3f979]http://img154.imageshack.us/img154/6509/84010675.jpg[/img:995ab3f979]

[img:995ab3f979]http://img25.imageshack.us/img25/277/69323675.jpg[/img:995ab3f979]
white_m0u5e
membro
Mensagens: 1067
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:23 pm
Contato:

Mensagem por white_m0u5e »

Que materiais voçê usou ? Que tipo cola ? ETC...
Isso faz muita diferença no peso ...
O ideal vazio seria 160g ou menos .. esse vai voar só no motor !
Fechando em 530g RTF .. a carga alar dele vai pra 29,4 g/dm²
Pra uma aerea de asa de 18,0 dm²
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Na minha opinião 500 gramas para um aero de 1 metro é um exagero.
[url=http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=49736&postdays=&postorder=asc&start=0]Fiz um modelo de depron[/url] com essa envergadura
sem me preocupar muito com peso e voou com 280g.
Esses 220 gramas fazem o aero voar MUITO pior.
Avatar do usuário
Marinho RN
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 16, 2007 4:36 pm
Localização: Lavras-MG

Mensagem por Marinho RN »

[quote:e782f59569="white_m0u5e"]Que materiais voçê usou ? Que tipo cola ? ETC...
Isso faz muita diferença ...[/quote:e782f59569]

Fuselagem, e grupo de cauda construídos com depron 4 mm de bandeja de frios.
Gupo de cauda entelados com cartolina laminada e fuselagem entelada com vinil e cartolina comum. Usei cartolina para dar resistência na parte arredonda pois o vinil sozinho "afundava".
Asa foi de isopor de papelaria, envaretada com palitos de churrasco, entelada com vinil e as extremidades com cartolina laminada.
Trem de pouso feito com raios de bicicleta.
Usei cola para madeira, para eva e um pouco de cola quente
Avatar do usuário
Marinho RN
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 16, 2007 4:36 pm
Localização: Lavras-MG

Mensagem por Marinho RN »

[quote:7bb4cdcee3="Eduardo Yamin"]Na minha opinião 500 gramas para um aero de 1 metro é um exagero.
[url=http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=49736&postdays=&postorder=asc&start=0]Fiz um modelo de depron[/url] com essa envergadura
sem me preocupar muito com peso e voou com 280g.
Esses 220 gramas fazem o aero voar MUITO pior.[/quote:7bb4cdcee3]

Iiixi...
Então parece que construi um "soldadinho de chumbo, alado".
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:7d63c19399="Marinho RN"][quote:7d63c19399="Eduardo Yamin"]Na minha opinião 500 gramas para um aero de 1 metro é um exagero.
[url=http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=49736&postdays=&postorder=asc&start=0]Fiz um modelo de depron[/url] com essa envergadura
sem me preocupar muito com peso e voou com 280g.
Esses 220 gramas fazem o aero voar MUITO pior.[/quote:7d63c19399]

Iiixi...
Então parece que construi um "soldadinho de chumbo, alado".[/quote:7d63c19399]

hehehe, voar voa, mas lenha mais fácil,
voa por menos tempo/consome mais,
e principalmente voa MUITO MAIS RÁPIDO.
Abs,
EY
Avatar do usuário
Marinho RN
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 16, 2007 4:36 pm
Localização: Lavras-MG

Mensagem por Marinho RN »

[quote:1bec933425="white_m0u5e"]...
Fechando em 530g RTF .. a carga alar dele vai pra 29,4 g/dm²
Pra uma aerea de asa de 18,0 dm²[/quote:1bec933425]

Huuumm...
Pelos cálculos que fiz da eletronica... não vai dar 530 RTF. Pelo menos mais 100g.
Esta carga alar de 29 já é bastante alta?
Avatar do usuário
Marinho RN
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 16, 2007 4:36 pm
Localização: Lavras-MG

Mensagem por Marinho RN »

[quote:4fa4533c24="Eduardo Yamin"]hehehe, voar voa, mas lenha mais fácil,
voa por menos tempo/consome mais,
e principalmente voa MUITO MAIS RÁPIDO.[/quote:4fa4533c24]

Pretendo usar motor E-max 2822 com hélice 8x4 ou 9x5 e bateria 1300mAh.
Será que vai?
white_m0u5e
membro
Mensagens: 1067
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:23 pm
Contato:

Mensagem por white_m0u5e »

[quote:061e57fa9c="Marinho RN"][quote:061e57fa9c="white_m0u5e"]...
Fechando em 530g RTF .. a carga alar dele vai pra 29,4 g/dm²
Pra uma aerea de asa de 18,0 dm²[/quote:061e57fa9c]

Huuumm...
Pelos cálculos que fiz da eletronica... não vai dar 530 RTF. Pelo menos mais 100g.
Esta carga alar de 29 já é bastante alta?[/quote:061e57fa9c]

hehe Pergunta díficil essa sua ...
Não sei qual seria a carga alar ideal para ele..
Talvez 21,1 g/dm² o que seria 380g RTF
Ou beeem abaixo disso ..

Mais como já disseram vai voar mais rápido ..
A Grande questão aí é .
Vai exigir uma eletrônica mais parruda ( Leia-se mais pesada ) ...
Consequentemente um motor mais parrudo vai consumir mais , vai exigir uma Bateria mais pesada ETC ..

É mais ou menos por ái ...

" [i:061e57fa9c] Avião tem que voar é na asa [/i:061e57fa9c]"
Avatar do usuário
Marinho RN
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 16, 2007 4:36 pm
Localização: Lavras-MG

Mensagem por Marinho RN »

Bom... entao pelo que vejo; valerá como aprendizado. Para o próximo deverei atentar mais para essa questão do peso.
Responder