Conselho aos iniciantes...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Conselho aos iniciantes...

Mensagem por BigEspectro »

Comecei a ler e observar todos os topicos e técnicas postadas em VOO LIVRE, e, confesso nao dava muita atenção pq achava que àquilo`só dizia respeito aos avioes de voo livre.....
Terrivel engano, depois que apliquei tudo que apendi ali com os GRANDES EXPERTS que nem preciso citar os nomes, no meu EasyStar, hoje, com as técnicas de trimagem etc e tal, fiquei mais de 1,2 hora com ele no ar e sem motor eheheheh.
Oservei e estudei muito sobre os `pesos`na biqueira ehhe, a entrada de frente aos ventos, o planeio etc e tanto que tem nos posters de voo livre e a coisa funcionaou realmenmte.
As técnicas dos elétricos `podem` nao servir para os voos livres mas, as de voo livre com certeza vai bem nos elétricos.
INICIANTE, se vc quer ter sucesso absoluto nas suas empreitadas, leia TODOS OS TÓPICOS de voo livre que com certeza, vc jmais se arrependerá.
Assim que der posto um vídeo inclusive da minha briga com um gavião (acho que era) que insistia constantemente em atacar meu aero e eu desviando e desviando dele e COM MOTOR DESLIGADO, mas torcendo pra ele voltar a faze-lo pq realmente é muito bacana passar por isso e em especial, SEM MOLESTAR a natureza respeitando-a em todos os aspectos.
Valeu e OBRIGADO aos professores mestres do voo livre.
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Big, o livro na seção de downloads também dá uma base teórica essencial...
Bração, seu véio gagá !
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:b60016eecc="claudiorfernandes"]Big, o livro na seção de downloads também dá uma base teórica essencial...
Bração, seu véio gagá ![/quote:b60016eecc]

Exatamente véi loko, mas, parece que todo iniciante tem preguiças de ler as técnicas de voo, querem como eu queria, vuarrrrr, sem ao menos se enterar das coisas essenciais e qdo nao ficar quebrando a cabeça com essas M.... de ferrarinhas, echo, rs, cobrinhas@##morcegos...%%#@@@giboia@@@minhasogra@@@@&&.

Muito bem lembrado Sapão.
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
Rafael Assis
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:50 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Conselho aos iniciantes...

Mensagem por Rafael Assis »

[quote:d8346fed9d="BigEspectro"]
INICIANTE, se vc quer ter sucesso absoluto nas suas empreitadas, leia TODOS OS TÓPICOS de voo livre que com certeza, vc jmais se arrependerá.
[/quote:d8346fed9d]


...e eu que quase nunca entro lá acreditando não ter muita relação (prática) com os elétricos :shock:

vlw pela dica!

ps: baita material de leitura agora hein... e eu que já passo mto tempo no forum, agora to f***** :lol:
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Se tu faz VL voar bem, voar com elétrico radiocontrolado fica fácil. :wink:

Não tem muito erro...

Se você fizer um modelo VL adaptado para elétrico, ele com certeza voará muito. :lol:
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Re: Conselho aos iniciantes...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:7799de930e="Rafael Assis"][quote:7799de930e="BigEspectro"]
INICIANTE, se vc quer ter sucesso absoluto nas suas empreitadas, leia TODOS OS TÓPICOS de voo livre que com certeza, vc jmais se arrependerá.
[/quote:7799de930e]


...e eu que quase nunca entro lá acreditando não ter muita relação (prática) com os elétricos :shock:

vlw pela dica!

ps: baita material de leitura agora hein... e eu que já passo mto tempo no forum, agora to f***** :lol:[/quote:7799de930e]

Rafael, nunca é tarde para ser feliz eheheheh.
Boa leitura e feliz aprendizagem.
Veja também em planadores que tem coisa boa lá.
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:b3fb352d52="Sukyake"]Se tu faz VL voar bem, voar com elétrico radiocontrolado fica fácil. :wink:

Não tem muito erro...

Se você fizer um modelo VL adaptado para elétrico, ele com certeza voará muito. :lol:[/quote:b3fb352d52]

Suky, concordo plenamente com vc, bela colocação.
...de volta ao passado...
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Muito bom , Big. Eu , tenho uma grande paixão pelo vôo livre.Quando se absorve os conceitos de vôo e se compreende o que o conjunto faz em vôo, Você monta um aero super eficiente sem muito trabalho. E a satisfação é garantida. Aqui na minha cidade, já me tacharam de louco, pelo tanto que eu faço minhas experiências. Moro em um sitio nas márgens de uma BR e todos que passam costumam ver eu sempre com um modelo em testes. Tenho imensa satisfação em construir e lançar os bichinhos e ficar trimando e ajustando e revendo e refazendo e no final entregando para a molecada que já viraram admiradores dos modelinhos. Se você ver a cara de alegria dos meninos, quando eu entrego o aviãozinho e digo ... E´seu, vá voar. ultimamente, as pessoas já se acostumaram e sei que estou influenciando positivamente essa molecada. Sempre tem um pai de um desses meninos que me fala... meu filho fica lá com os isopores, tentando fazer um avião. quando vou para uma encosta aqui do lado da cidade, não leva nem 5 minutos para começar a chegar os apreciadores do vôo. O que mais impressiona a eles é o fato dos planadores voarem sem motor. Eheheheh. Aí, começa tudo de novo, explico como funciona e a função da encosta, o comportamento do vento, etc... só ainda não experimentei a motorização a elastico, mas estou começãndo a entrar nesse âmbito. Tambem tenho muito que agradecer ao pessoal do e-voo, pela iniciativa e pelo trabalho positivo que realizam.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[b:e1c1a3f117][quote:e1c1a3f117="Davidfuzatto"]Quando se absorve os conceitos de vôo e se compreende o que o conjunto faz em vôo, Você monta um aero super eficiente sem muito trabalho. [/quote:e1c1a3f117]
Gostei.
[/b:e1c1a3f117]
Essa é mais uma faceta do modelismo, você pode simplesmente voar e nem saber o que é margem de estabilidade voar a vida toda sem se preocupar com as "minúcias" de como voa seu modelo...ou.... querer ir além, há quem discorde, mas eu acho que ambos são aeromodelistas, apenas um deles quer ir mais fundo e provavelmente (como eu) irá terminar nos planadores VL entendam que todos os modelos de voo livre (talvez exceto os indoor) são em sua essência planadores, o motor está lá apenas para que o modelo ganhe altura para depois planar e quem sabe com sorte encaçapar uma térmica.

Nunca me esqueço, um dia no campo tentava explicar um conceito X para um amigo, ele virou e disse:
"Nossa pra que tanta frescura, o modelo voa quase do mesmo jeito não é?"

Esse post mostra o contrário e isso só me deixa feliz, ao ver que tem gente que se interessa em ir além.

O aprendizado é sobretudo fazer o que se gosta sem criticar os outros, uns não acham perda de tempo passar a tarde toda trimando um modelo a elástico, outros preferem voar 5 baterias com seus R/Cs de depron ou isopor isso tudo é AEROMODELISMO.
Avatar do usuário
Luiz_carllloz
membro
Mensagens: 519
Registrado em: Qui Set 10, 2009 10:00 am
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem por Luiz_carllloz »

Depois de passar vários anos na escola, senai, faculdade, etc. nunca havia lido tanto como nestes últimos meses, tutoriais, livros, manuais, e a cada dia aprendendo um pouco, e percebo que nunca será o suficiente. Fiz aulas para aprender a voar, comprei e montei meu avião, e já faço alguns voos bem controlados, pelo menos já ouvi isso do meu instrutor, rs, este hobby me surpreende a cada dia, pois eu era mais um dos que não lia o tópicos do voo livre, agora será mais um de leitura obrigatória.

Obrigado pela dica BigEspectro. :wink:
Elétricos...Já! - StarCessna - Piper Cherokee - T-25 Universal - ME 109 - AeroIgor - Stearman PT-17
Responder