Super Decathlon RCGuys eletrificado - vídeo FPV
- Lt_Nelson
- membro
- Mensagens: 1179
- Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
- Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO
Super Decathlon RCGuys eletrificado - vídeo FPV
Caros,
É, mais um Decathlon...como não tenho tempo para construir, converti um Super Decathlon RCGuys 25%, pois o modelo apresenta características que o tornam excelente candidato para eletrificação, como baixo peso, cauda "varetada" e leve (CG de fácil acerto).
Embora alguns possam dizer que com os motores e baterias disponíveis hoje isto é fácil, eu digo que é necessária experiência com várias conversões antes de uma empreitada destas.
Modelo:
- Super Decathlon RCGuys;
- Envergadura: 2,49m
- Comprimento: 1,68m
- Área alar: 100,5dm²
- Peso combustão: 5,9kg a 6,8kg
- Motor combustão: 120-270 4T, 23-40cc gasolina
Setup:
- Motor Axi 5330-18;
- ESC Jeti Spin 99;
- Baterias motor: 2X TP Pro 5000mA 5S = 10S;
- Hélice 19X12" APC E, está rápido demais, tentarei diminuir p/ 19X10";
- Servos 4X Hitec HS-645MG (ailerons, profundor), 1X HS-755HB (leme);
- Bateria rx: A123 2300mA 2S;
- Peso final: 7800g;
- Potência: 2800W, 7200rpm, 80A, está acima da especificação do fabricante, a troca da hélice deve melhorar;
O modelo é bem projetado e construído, leve para o tamanho. A lincagem é que pode deixar a desejar, no caso troquei os arames de comando por mais grossos (ailerons e profundor). Se for motorizado glow ou gasolina, é aconselhável colocar dobradiças Robart. A entelagem também não é 100%, as estrelas e listras estão soltando em alguns lugares, não adiantou passar o ferro, tive que usar cola de contato. As polainas parecem ser um pouco grandes também, ou as rodas de 4" pequenas. A baioneta é curta, logo os estais não são apenas enfeites, não se pode voar sem eles.
o vôo é tranquilo, mas poderia tem um pouco mais de diedro, tem que prestar atenção o tempo todo na rolagem. O comportamento já se aproxima de aviões reais, a inércia se faz presente, o modelo não "chacoalha" ou muda de trajetória tão facilmente devido ao vento. Para fazer curvas, é necessário o uso do leme coordenado. Ficou supermotorizado c/ 2800W, voa c/ 1/3 de motor. A 19X12" tornou difícil controlar aceleração em baixa velocidade, o modelo ficou muito rápido no pouso.
O motivo para ter ficado rápido demais são as baterias TP Pro, a queda de tensão é menor do que as baterias mais antigas. A hélice 19X12" recomendada pelo fabricante foi testada com as Kokam de 1ª geração. As TP Pro, tem a resistência interna muito baixa, a impressionantes 1,5mOhm por célula. O rendimento do conjunto em um vôo sem manobras foi excelente, gastando apenas 1600mA em 6min de operação, resultando em 97W por kg na média.
Para fixar o motor, foram usadas barras rosqueadas M5, é o meio mais fácil de fazê-lo, além de permitir qualquer ajuste posterior. Nota-se que o furo original para a passagem das mangueiras do tanque não está centralizado.
[img:08d6cefb59]http://lh5.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH4CiGlCgI/AAAAAAAAAHw/dtZGirVpo8U/s640/Decathon%20006.JPG[/img:08d6cefb59]
O ESC foi colocado na posição do que seria o radiador de óleo no real.
[img:08d6cefb59]http://lh5.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH3ukrVqJI/AAAAAAAAAHg/NXrZ9FEBrqw/s640/Decathon%20005.JPG[/img:08d6cefb59]
A porta funcional ajuda bastante na montagem e na operação do modelo, tanto para acionar o receptor quanto para colocar e retirar as baterias.
[img:08d6cefb59]http://lh3.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH37Y9I5GI/AAAAAAAAAHs/TbmkynoiUl8/s512/Decathon%20008.JPG[/img:08d6cefb59]
O suporte do tanque logo atrás da parede de fogo ficou perfeito para as baterias, bastaram 2 pedaços de compensado p/ reforçar. O posicionamento das baterias ficou perfeito para o CG.
[img:08d6cefb59]http://lh5.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH4Khz1UqI/AAAAAAAAAH0/e-lHWCEmkeU/s640/DSCN2105.JPG[/img:08d6cefb59]
[img:08d6cefb59]http://lh4.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH6qXwR1HI/AAAAAAAAAIU/e0tKVZ82aoA/s640/DSCN2099.JPG[/img:08d6cefb59]
[img:08d6cefb59]http://lh4.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH64FOmsNI/AAAAAAAAAIg/-M6nLTfX0So/s640/DSCN2103.JPG[/img:08d6cefb59]
[img:08d6cefb59]http://lh4.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH7DF-yAGI/AAAAAAAAAIk/yiYr_hrnOYA/s640/DSCN2104.JPG[/img:08d6cefb59]
[img:08d6cefb59]http://lh6.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH7fgwSLEI/AAAAAAAAAI0/LjsBu0Jd7dc/s640/DSCN2111.JPG[/img:08d6cefb59]
[img:08d6cefb59]http://lh6.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH7WuwiXdI/AAAAAAAAAIw/O7OSi_iXUSc/s640/DSCN2109.JPG[/img:08d6cefb59]
[]s
É, mais um Decathlon...como não tenho tempo para construir, converti um Super Decathlon RCGuys 25%, pois o modelo apresenta características que o tornam excelente candidato para eletrificação, como baixo peso, cauda "varetada" e leve (CG de fácil acerto).
Embora alguns possam dizer que com os motores e baterias disponíveis hoje isto é fácil, eu digo que é necessária experiência com várias conversões antes de uma empreitada destas.
Modelo:
- Super Decathlon RCGuys;
- Envergadura: 2,49m
- Comprimento: 1,68m
- Área alar: 100,5dm²
- Peso combustão: 5,9kg a 6,8kg
- Motor combustão: 120-270 4T, 23-40cc gasolina
Setup:
- Motor Axi 5330-18;
- ESC Jeti Spin 99;
- Baterias motor: 2X TP Pro 5000mA 5S = 10S;
- Hélice 19X12" APC E, está rápido demais, tentarei diminuir p/ 19X10";
- Servos 4X Hitec HS-645MG (ailerons, profundor), 1X HS-755HB (leme);
- Bateria rx: A123 2300mA 2S;
- Peso final: 7800g;
- Potência: 2800W, 7200rpm, 80A, está acima da especificação do fabricante, a troca da hélice deve melhorar;
O modelo é bem projetado e construído, leve para o tamanho. A lincagem é que pode deixar a desejar, no caso troquei os arames de comando por mais grossos (ailerons e profundor). Se for motorizado glow ou gasolina, é aconselhável colocar dobradiças Robart. A entelagem também não é 100%, as estrelas e listras estão soltando em alguns lugares, não adiantou passar o ferro, tive que usar cola de contato. As polainas parecem ser um pouco grandes também, ou as rodas de 4" pequenas. A baioneta é curta, logo os estais não são apenas enfeites, não se pode voar sem eles.
o vôo é tranquilo, mas poderia tem um pouco mais de diedro, tem que prestar atenção o tempo todo na rolagem. O comportamento já se aproxima de aviões reais, a inércia se faz presente, o modelo não "chacoalha" ou muda de trajetória tão facilmente devido ao vento. Para fazer curvas, é necessário o uso do leme coordenado. Ficou supermotorizado c/ 2800W, voa c/ 1/3 de motor. A 19X12" tornou difícil controlar aceleração em baixa velocidade, o modelo ficou muito rápido no pouso.
O motivo para ter ficado rápido demais são as baterias TP Pro, a queda de tensão é menor do que as baterias mais antigas. A hélice 19X12" recomendada pelo fabricante foi testada com as Kokam de 1ª geração. As TP Pro, tem a resistência interna muito baixa, a impressionantes 1,5mOhm por célula. O rendimento do conjunto em um vôo sem manobras foi excelente, gastando apenas 1600mA em 6min de operação, resultando em 97W por kg na média.
Para fixar o motor, foram usadas barras rosqueadas M5, é o meio mais fácil de fazê-lo, além de permitir qualquer ajuste posterior. Nota-se que o furo original para a passagem das mangueiras do tanque não está centralizado.
[img:08d6cefb59]http://lh5.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH4CiGlCgI/AAAAAAAAAHw/dtZGirVpo8U/s640/Decathon%20006.JPG[/img:08d6cefb59]
O ESC foi colocado na posição do que seria o radiador de óleo no real.
[img:08d6cefb59]http://lh5.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH3ukrVqJI/AAAAAAAAAHg/NXrZ9FEBrqw/s640/Decathon%20005.JPG[/img:08d6cefb59]
A porta funcional ajuda bastante na montagem e na operação do modelo, tanto para acionar o receptor quanto para colocar e retirar as baterias.
[img:08d6cefb59]http://lh3.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH37Y9I5GI/AAAAAAAAAHs/TbmkynoiUl8/s512/Decathon%20008.JPG[/img:08d6cefb59]
O suporte do tanque logo atrás da parede de fogo ficou perfeito para as baterias, bastaram 2 pedaços de compensado p/ reforçar. O posicionamento das baterias ficou perfeito para o CG.
[img:08d6cefb59]http://lh5.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH4Khz1UqI/AAAAAAAAAH0/e-lHWCEmkeU/s640/DSCN2105.JPG[/img:08d6cefb59]
[img:08d6cefb59]http://lh4.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH6qXwR1HI/AAAAAAAAAIU/e0tKVZ82aoA/s640/DSCN2099.JPG[/img:08d6cefb59]
[img:08d6cefb59]http://lh4.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH64FOmsNI/AAAAAAAAAIg/-M6nLTfX0So/s640/DSCN2103.JPG[/img:08d6cefb59]
[img:08d6cefb59]http://lh4.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH7DF-yAGI/AAAAAAAAAIk/yiYr_hrnOYA/s640/DSCN2104.JPG[/img:08d6cefb59]
[img:08d6cefb59]http://lh6.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH7fgwSLEI/AAAAAAAAAI0/LjsBu0Jd7dc/s640/DSCN2111.JPG[/img:08d6cefb59]
[img:08d6cefb59]http://lh6.ggpht.com/_fvPo0078h7U/SvH7WuwiXdI/AAAAAAAAAIw/O7OSi_iXUSc/s640/DSCN2109.JPG[/img:08d6cefb59]
[]s
- renan inacio
- membro
- Mensagens: 34
- Registrado em: Seg Out 05, 2009 3:26 pm
- Rodrigo Braugini
- membro
- Mensagens: 965
- Registrado em: Seg Jul 03, 2006 12:36 pm
- Localização: Joinville - SC