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ASP 52: qual hélice, vela, combustível, modelo...

Enviado: Seg Nov 23, 2009 8:19 pm
por betocastrucci
Recebi um motor glow ASP 52 e no manual fala em hélice 10x6, achei pequena demais, afinal usa-se 11x6 nos 46. Pela internet achei recomendações de 11x6, 11x7 e até mesmo 12x6. Alguém conhece esse motor? Poderiam me dar dicas de quais hélices recomendadas, assim como glow (10% nitro 20% óleo ?), vela (OS A8 ?) e até mesmo modelos recomendados, imagino um esporte acrobático.

Enviado: Seg Nov 23, 2009 11:04 pm
por Leonardo M.T.
Também comprei um desses, mas não rodou ainda.
Vela é A8 com certeza, mas esse motor é girador, não é um motor de torque, a ASP está vendendo uma nova versão torque desse motor, mas esse da Hobbycity é para alta rotação mesmo.
Amacie com a 10x6, mas acho que 12x6 é muito.

Enviado: Ter Nov 24, 2009 1:01 am
por LaercioLMB
alto giro, hélice pequena, alto torque, hélice grande.
Esse motor que você comprou é de alto giro, se colocar um hélice grande ele não terá força para retomadas e custará muito para levantar o giro, não compensa.

Enviado: Ter Nov 24, 2009 1:10 am
por betocastrucci
A ASP tem dois tipos, esse é o 52A que é para rotação mesmo. Então vou iniciar com a 10x6 mesmo. E quanto ao nitro e óleo do combustível ?

Enviado: Ter Nov 24, 2009 1:32 am
por LaercioLMB
[quote:cd3a049440="betocastrucci"]A ASP tem dois tipos, esse é o 52A que é para rotação mesmo. Então vou iniciar com a 10x6 mesmo. E quanto ao nitro e óleo do combustível ?[/quote:cd3a049440]

Bom, se você vai usar para acrobacias pode usar 10% de nitro e 20% de óleo mas é difícil de encontrar com 20%, geralmente tem só com 18%, agora se não vai usar para acrobacias, sugiro usar somente 5% de nitro pois aumenta a vida do motor pois o desgaste camisa/pistão é menor.
Eu particulamente não uso nitro já que não participo de campeonatos de acrobacia e tenho um motor ENYA SS40 que nunca foi trocado camisa/pistão por nunca usar nitro e olha que esse motor já tem alguns anos de uso.
Para você ter uma idéia do funcionamento do motor, quando ele quando trabalha aqueçe camisa e pistão gradativamente quando se usa o combustível sem nitro, e a camisa e o pistão se dilatam pelo aqueçimento do motor como todo o metal faz, o nitro aumenta a combustão do motor aumentando o torque dele e propicia uma melhor refrigeração no motor mas isso faz com que a camisa aqueça menos do que o pistão e consequentemente dilatando menos do que o pistão e com isso o atrito do conjunto camisa/pistão se torna maior e exige uma mistura mais gorda em óleo para compensar esse atrito mas competidores não estão nem aí para a vida do motor, querem é granhar o troféu de 1° lugar mas os aeromodelistas que não voam em campeonatos na maioria das vezes não sabem do real funcionamento de um motor a combustão e usam o combustível nitrado por que o outro usa e diz que é melhor por que o outro usou e disse que é melhor mas não sabem em que realmente ele é melhor.
Tudo que exigimos tem o seu preço, se queres um motor nitrado, com respostas mais rápidas e um torque um pouco maior para acrobacias, a escolha é sua mas a vida do seu motor será bem curta.

Enviado: Qua Nov 25, 2009 9:59 pm
por Leonardo M.T.
Também não uso o nitro, tenho motores com 3 trocas de rolamento e com camisa e pistão originais. Também não vôo em competições, prefiro montar aeromodelos um pouco mais leves para ter performance.