Fazer ajustes diretamente no Gyro ou no Transmissor????

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
100%eletrico
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jan 28, 2010 11:01 am
Localização: São Paulo

Fazer ajustes diretamente no Gyro ou no Transmissor????

Mensagem por 100%eletrico »

Olá Pessoal,

Eu já estou voando Heli há uns 6 meses, meu primeiro modelo foi um Belt CP2, agora estou com um HK450, coloquei o Gyro da Esky no HK450. Acho que como na maioria dos Gyros posso fazer os ajuste de ganho -/+ no próprio gyro. Tenho um futaba 6ex fast 2.4 que também me possibilita fazer esses ajuste. Esse tipo de ajuste e melhor ser feito no TX ou no próprio gyro?????
O que acontece é que estou voando tudo parece bem nas regulagens, mas vejo o problema quando preciso de maior aceleração, ai o Heli fica girando sem parar, perco o controle resultando assim em queda....achei que fosse correria...fiz uns ajustes e continua imagino que ainda seja o gyro, estou com gain + de 65% - e gain (-) 0% com esses valores consegui fazer ele parar de girar no chão quando inicio a decolagem...mas agora persiste o gyro para direita, perdendo o controle do modelo quando eu passo de 50% do stick!
No aguardo da ajuda dos colegas!


Abraços

Fernando
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

muitas vezes o helicoptero gira quando se acelera porque o centro do servo de cauda não está correspondendo com o centro do rotor traseiro. o rotor traseiro tem uam posição central, que, necessariamente não é quando as pás estão a zero graus de passo, pois quando o rotor gira, mesmo que pouco, deve haver um passo para a direita pois já tem a força resultante do rotor que faz o nariz ir pra esquerda.
Quando os centros estão deslocados e muito, o helicoptero gira para um lado. Se voce deslocar o servo no tudo de cauda, ou fica pior ou diminui esse efeito que voce decola mas a cauda fica abanando, porque ainda o centro do servo está em desacordo com o centro do rotor. quando voce coincidir os dois centros ele subirá sem girar e sem abanar. Pode permanecer uma leve tendencia de girar pra esquerda ou direita (drift de cauda), aí voce tem que deslocar o montante do servo milimetros de cada vez.

Quando voce dá aceleração rapidamente se o giro não é bom e o ganho é baixo ele tem a tendencia de girar para a esquerda.
waldiney jardim vieira
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 1:40 pm
Localização: Anápolis GO

Mensagem por waldiney jardim vieira »

Amigo, antes de mais nada, qual o modelo do gyro da e-sky que você está usando? já usei um gyro trava cauda da e-sky e ele não aceita ganho do gyro no seu tx. O modelo do seu tx, eu já tive um pcm. Envia pra nós ( modelo do gyro, qual servo de cauda, e qual a configuração que está no tx.
100%eletrico
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jan 28, 2010 11:01 am
Localização: São Paulo

Mensagem por 100%eletrico »

Olá Amigos,

Desde de já agradeço a atenção!
Minha configuração e a seguinte:
**********************************************************
TX - Futaba 6EX 2.4
Servo de calda - TowerPro (MG90) Digital/Metal
Gyro - E-Sky modelo EK2-0704B (tirei do Belt CP2 e coloquei no HK450 que é o problema em questão)
*********************************************************

D/R canal 1 = 100% - 2 = 100% - 4 = 100%
Expo canal 1 = 0% - 2 = 0% - 4 = 0%
EPA - 1 = 100% - 2 = 100% - 3 = 100% - 4 = 100% - 5 = 100% - 6 = 100%
Curva de aceleração Normal (N-TH) - ch1 = 0% - ch2= 25% - ch3=50% - ch4 = 75 - ch5 = 100%
Curva de Passo (N-PI) = ch1 =0% -ch2= 25% - ch3=50 - ch4=75%= ch5=100%

IDLE = não vem ao caso...não mexi em nada pra 3D

Hold = desabilitado
Revo = Desabilitado

GYRO = +60% -0 ====>> com esses valores ganho positivo de +60% eu consegui estabilizar ele no chão....pois antes disso qualquer tentativa de subir o modelo fazia com que ele ficasse jogando a calda com toda a força para a direito....consigo fazer um voo tranquilo com meio acelerador mais se eu der um pouquinho mais de meio motor ele fica louco girando no ar, impossivel de controlar resultando em queda imediata! A unica coisa que fiz no gyro foi dar um reverso nele, pois foi preciso.....do resto foi configuração no TX mesmo
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

olha o servo de cauda esse MG90, ele parece ser meio lento (0,10 sec), seria bom colocar um que fosse no minimo 0,08, se puder conseguir um MKS480 .

Quanto à curva de passo, não adianta colocar as porcentagens da sua regulagem, pois tem que saber a quantos graus de passo das pás tais porcentagens correspondem, 100% em um heli pode ser 7 graus e em outro pode ser 12 graus.
100%eletrico
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jan 28, 2010 11:01 am
Localização: São Paulo

Mensagem por 100%eletrico »

Amigos,

Eu nao sei da experiencia de vocês com esses ajustes, mas o resultado deveria ser satisfatório fazendo ajustes de ganho tanto no TX como no Gyro? ou a coisa pode ficar tão complicada que seria bom mexer um pouco em cada até chegar ao resultado desejado? Bom de repente meu problema nem é Gyro.......
Preciso estudar o que o Ricardo disse.......
Bom, todas as dicas são bem vindas to disposto a tentar de tudo.....de repente até troco o gyro se for o caso.....mas eu achei esse gyro da E-Sky bom...pois eu voava 3D com ele no BElT CP V2 apesar do radio que veio ser uma porcaria...esse gyro no BElt tava travando a calda com excelencia...eu nunca tive esse problema...
T+
Abr.
waldiney jardim vieira
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 1:40 pm
Localização: Anápolis GO

Mensagem por waldiney jardim vieira »

Amigo, o seu servo de cauda é o mesmo que você usava no belt cp? eu usava gyro 0704a, só consegui resolver o problema de cauda pelo menos para voo normal após ter substituído o servo de cauda para um hitec hs-50, tenho um amigo que usa um 0704a + hitec hs-50, pra voo normal as vezes ele tem uma pequena tendência, mas funciona bem, quanto a troca do gyro, só compensa ser você for logo pro futaba gy401, ou um mais barato o assan, se não me engano ele é gy 410, tem um review aqui no forum onde ele é usado, falam muito bem dele pelo custo benefío, tenho um amigo que também usa e não tem nada a reclamar. acho que o seu problema de cauda é o servo depois disso é só regulagem mesmo
100%eletrico
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jan 28, 2010 11:01 am
Localização: São Paulo

Mensagem por 100%eletrico »

Usando o Pitch Gauge constatei:

****************************
Stick todo para baixo 0 grau (0%)
Stick no meio + 5 grau (50%)
Stick Full todo pra cima = + 12 grau (100%)
*****************************

Até aqui me parece estar tudo certo? ou não

Sobre os servos irei providenciar um mais profissional, grato pela dica do modelo
waldiney jardim vieira
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 1:40 pm
Localização: Anápolis GO

Mensagem por waldiney jardim vieira »

Tente basear no anúcio: como regular o gyro 401, faça a regulagem como se seu gyro fosse um gy 401, com certeza vai te ajudar em alguma coisa.
100%eletrico
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jan 28, 2010 11:01 am
Localização: São Paulo

Mensagem por 100%eletrico »

Então no Belt eu usava os servos originais dele, servo digital da própria E-Sky...se bem que no Belt eu havia substituido o servo da calda por um PowerHD analog servo e funcionou normal, pois os Servos da Esky são fracos ou dei azar, pois o da calda pifou logo. Ai dei uma olhada no custo beneficio do TowerPro digital/metal e comprei logo 04 para completar o HK450.....
Mas eu vou fazer isso trocar os servos...pode ser que a comunicação desses servo com esse gyro não esteja boa!!!!!!
Vou tentar
Valeu
Abr.
Responder