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Triquilha direcionável sem precisar usar servo

Enviado: Ter Fev 02, 2010 1:40 am
por amb_golden
Fiz uma experiência nova, muito simples e obviamente teria que dar certo, e deu...
Deixei a triquilha bem livre, porém é necessário fazer a curvatura onde mostra a seta amarela.
Funciona como as rodinhas dianteiras de um carrinho de supermercado.
A força do leme faz a rodinha virar para o lado oposto, porém o avião precisa estar em movimento.
É claro que não dá para taxiar com diâmetro menor, mas é bastante funcional.
Testei em meu tucano, coloquei dual rate no leme com bastante comando, consegui fazer círculos para os dois lados em diâmetros aproximados de 3 metros.
Dá para taxiar em ruas, e o melhor, livra do risco de beijar uma guia.

Enviado: Ter Fev 02, 2010 4:27 am
por Julio Kenji
é uma muito boa idéia. Mas não danifica com atrito do asfalto? abs

Enviado: Ter Fev 02, 2010 12:41 pm
por Luiz Phelipe
So acho uma coisa, se tiver muito solta com o vento vai girar e na hora do pouso seu aero pode ate capota.

Enviado: Ter Fev 02, 2010 12:56 pm
por LaercioLMB
[quote:95248162b0="eing20ver"]So acho uma coisa, se tiver muito solta com o vento vai girar e na hora do pouso seu aero pode ate capota.[/quote:95248162b0]
É por esse motivo que as bequilhas dianteiras são ligadas ao servo, para evitar do aeromodelo capotar pois em alta velicidade ela tem sim tendencias de girar e isso faz o aeromodelo capotar sim.
Bequilhas traseiras até podem serem livres mas as dianteiras funcionam bem somente na teoria, na prática não são tão boas assim.

Enviado: Ter Fev 02, 2010 2:57 pm
por Eduardo Yamin
Usei bastante esse sistema no Tucano (Loja do Brinquedo) e até revendia esse modelo em SP, vários usaram e aprovaram. Não tem porque virar de lado já que o vento aparente é sempre alinhado na direção do voo e mesmo de acontecer como o aero era muito leve, parava em menos de metro ai era só dar leme e acelerar para taxiar.
Eu tenho opinião de que trem convencional é muito mais pratico, mas tem casos (como num semi escala tucano) que o gosto é maior que a praticidade...

Enviado: Ter Fev 02, 2010 3:10 pm
por Luiz Phelipe
Se for usar sem servo, deixa ela imovel, o meu piper cheroke tem uma e ta imovel, e eu concigo taxiar perfeitamente.

Enviado: Ter Fev 02, 2010 3:14 pm
por warne
Essa é uma ideia que só fazendo e testando e que vai se saber se funciona ou não!!É algo que vai depender de "n" condições.

Abs

Warne

Enviado: Ter Fev 02, 2010 3:22 pm
por Gilberto
Muitos aviões (escala 1X1) usam esse sistema, a diferença é que o giro é feito freando ora a esquerda ou hora a direita. Chama-se "roda louca", e a tendência do vento é deixar alinhado.

Enviado: Qui Fev 04, 2010 11:59 am
por Megafly
A bequilha do Cirrus real é assim, mas no taxi se usam os freios diferenciais.

Enviado: Qui Fev 04, 2010 2:16 pm
por jpauloriente
to fazendo um Cirrus
vou usar esse tipo de bequilha
vamos ver o q vai dar....