o que fazer no primeiro voo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
jere
membro
Mensagens: 219
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:24 pm

o que fazer no primeiro voo

Mensagem por jere »

uma pergunta que todos nos iniciantes temos e perguntamos aos mais experts.!
quem souber e se entereçar poderia nos ajudar
julioadt
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 11:21 pm
Localização: Londrina, Pr

Mensagem por julioadt »

Chamar alguem experiente para te acompnhar e verificar tudo antes de decolcar... muito importante isso.
Alem de treinar no simulador para ter noçao de comandos.
Eu comecei voando heli, fiz umas 4 aulas, mas antes de pegar no radio, fiquei no simulador umas horas.
Ja no aero comecei a treinar no simulador sozinho e fiz o primeiro voo sozinho, porem ja conhecia um pouco de aeromodelo.

Espero estar ajudando

Abraços
Avatar do usuário
jose.bissaco
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:03 pm
Localização: SUZANO - SP
Contato:

Mensagem por jose.bissaco »

Se no caso não tiver alguém experiente constroi um avião simples sem gastar muito pois se lenhar não vai perder muita coisa, aqui no forum tem vários modelos assim e antes como disse o julioadt vai treinando no simulador.

Obs.: Escolha um lugar grande e sem ninguém por perto principalmente crianças, elas ficam no pé e acabam atrapalhando.
julioadt
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 11:21 pm
Localização: Londrina, Pr

Mensagem por julioadt »

Exatamente Jose.. Eu comecei com um shock.. lenhei 1248184848 de vezes e uso a eletronica dele ate hj. Voava em um descampado muito grande e sem curiosos...
Avatar do usuário
sedasonic
membro
Mensagens: 377
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 7:07 am
Localização: Belo Horizonte MG
Contato:

Mensagem por sedasonic »

Simulador é muito bom para aprender a voar, mas para o primeiro voo eu acho super importante ter alguém que já voa, pois dessa forma você não cometerá erros que podem acabar com a brincadeira (Ex: Comando invertido, trimagem errada, CG errado, etc).

Se fosse colocar passo a passo seria:

1. Treine no Simulador.
2. Veja pelo menos uma vez uma pessoa voando de verdade.
3. Peça ajuda a alguém para construir seu primeiro aero.
4. Nos 3 primeiros voo tenha alguém experiente para te instruir.

Acho legal construir o primeiro aero vc mesmo, pois dessa forma vc começa a compreender melhor as teorias que antes só se tinha por leitura.

Acho que é isso...

Dica: O medo de voar é normal e inerente ao ser humano... Quem não tem medo nenhum de voar pode ter certeza que já terá um passo enorme para lenhar...
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Olá amigos do forum e Jere, comecei a voar faz 8 dias ... Já acumulei 3 horas de vôo +/- (uns 11 packs de carga) e muitas dezenas de horas de vôo em simulador.

Aqui vai a receita que funcionou bem comigo, e esta me rendendo um ótimo aprendizado, tanto que já estou realizando, Rolls, rolls dois tempos, Martelo, Loop, dorso, 1/2 oito cubano, parafuso, tentativas de avalanche, elevator e faca.

Durante minha infância eu já fazia aviões de vôo livre, e pilotei por muitos anos aeromodelos vcc (Cabo) e pipas acrobáticas de duplo comando.

Então entrei no aeromodelismo r/c determinado em fazer acrobacia de precisão.


No simulador:

Evite voar com o avião em cima de sua cabeça, voe de costas para o sol, tente salvar o avião da lenha a todo custo, sempre marque o tempo de voo, sempre use um aeromodelo com características próximas ao seu aeromodelo real.

Treine muito todas as situações de vento possíveis, preste muita atenção no bico do avião, nas subidas verticais comece a brincar com o leme para sentir as possibilidades de correções, voar com aileron é muito fácil e gostoso, mas é preciso sentir o avião no leme em todas as posições possíveis ....

Encontre a paisagem mais parecida com o lugar que você pretende voar, e faça o vôo no sentido real que você pretende fazer em campo ou pista. (isso ajuda muito, pode acreditar).

Voe sempre pensando que esta voando dentro de uma quadra, imagine uma caixa, limite um espaço no qual você pretende voar ... Isso ajuda muito ....


No Aeromodelo Real:

A escolha do aeromodelo, é importante comecei com um Scout sem diedro, no primeiro vôo um piloto mais experiente, decolou e fez a trimagem no alto e me passou o radio, voei o pack inteiro e aprendi logo no primeiro vôo, no segundo já estava decolando, e dai em diante só alegria, mas no meio do meu primeiro loop com vento forte de frente, a asa quebrou e dei perca total no scout.

Meu segundo Aeromodelo construí semana passada, um Ugly Stick sem diedro com 107cm de asa, o avião voa sozinho não precisava trimar nada. (mas dei uns ajustes para ficar 100%)

Logo no primeiro vôo desacreditei no que o Ugly Stick é capaz de fazer, e no terceiro vôo me sentindo confiante com o ugly, após fazer muita coisa legal, lenhei feio numa seqüência de roll muito grande. Colei os pedaços e o ugly me rendeu mais alguns vôos, nisso aprendi muita coisa, sobre comportamento de vôo de um aeromodelo ...

E principalmente, sobre peso! Um aeromodelo remendando e mais pesado, mesmo reajustando o CG para ficar neutro muda muito.


Resumo da obra, baseado no meu aprendizado:

Monte um Ugly Stick asa alta com até 107cm de asa, tente deixar o mais leve possível, porque quanto mais leve = menos motor em vôo = maior autonomia da bateria e menor temperatura de bateria, motor e esc.

Sugestão de eletrônica > Motor 2822, esc de 30A, baterias de até 1300mah, hélices gws EP 9050. (Com esta eletrônica você vai aprender a voar sem esquentar nada, e futuramente poderá montar um aero asa baixa para treinar vôo de precisão.)

O Aero não tem que ficar bonito, e sim ficar leve e bem construído (alinhado) nas primeiras construções ....

Pegue o avião antes do primeiro vôo, de 70% de motor +/- segure o aero com uma de suas mãos e sinta o comportamento dele aplicando os comandos no stick do radio, veja se esta respondendo tudo ok, se não vai haver a necessidade de inverter algum canal no radio.

Caso não haja a necessidade de inverter nenhum canal, faça a "pré trimagem" ou melhor dizendo alinhamento de aileron, leme e profundor em terra firme, visualizando por trás do avião o correto alinhamento de cada componente.

Antes de decolar, pegue alguns filetes de gramas e jogue para o alto, e veja a real posição do vento..

Lance o aeromodelo com 70% de motor com a mão esquerda contra o vento, e assuma a correção de qualquer eventual problema com a mão direita (profundor aileron)

Acho que o básico do básico do básico é isso, o resto é questão de tempo e dedicação.

Vale lembrar que se quiser pilotar bem, tem que prestar muita atenção no comportamento do avião em vôo, tem que entender o vento, e prestar atenção nos detalhes vôo.

Fazendo isso, o desenvolvimento nas construções e aprendizado nos vôos acabam fluindo rápido.
Avatar do usuário
jere
membro
Mensagens: 219
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:24 pm

Mensagem por jere »

bom aprendi realmente muito!
mas continuem postando!
Responder