mito ou verdade? Tucano não sai do parafuso
mito ou verdade? Tucano não sai do parafuso
Aqui na minha região tem um mito de que o aeromodelo Tucano, independente da marca e tamanho, não sai da manobra “parafuso chato” e “Parafuso chato de dorso”. Dizem que o mesmo entra numa espiral sem fim e não obedece mais aos comandos. Porém, tem um aeromodelista aqui que tinha um tucano 120 e afirmava que o segredo para que isso não aconteça é deixar o CG um pouco adiantado, ou seja, com leve peso de nariz. Só que este mesmo aeromodelista das raras vezes que executava essa manobra com o tucano dele, dava uma ou duas voltas no máximo e se apressava em sair da manobra. E o mito continua.
Como tenho a intenção de adquirir um tucano 40 em breve, solicito aos mais experientes: Será que tem procedência esse mito? Existem mesmo alguns modelos mais complicados nessa manobra? Ou seria erro de dedo mesmo.
Peço que comentem sobre o tema para o engrandecimento e conhecimento de todos.
Abraço e bons vôos...
Como tenho a intenção de adquirir um tucano 40 em breve, solicito aos mais experientes: Será que tem procedência esse mito? Existem mesmo alguns modelos mais complicados nessa manobra? Ou seria erro de dedo mesmo.
Peço que comentem sobre o tema para o engrandecimento e conhecimento de todos.
Abraço e bons vôos...
- jcsmaia
- membro
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- Registrado em: Qui Ago 02, 2007 10:25 pm
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Bem não sou tão experiente no assunto, meus aeros são todos elétricos, mas tenho um tucano de 1,5m de asa faz todas as manobras e chega em solo com perfeição !!
A respeito do peso de bico , deve ter um bom fundamento, pois geralmente meus aeros não executam muito bem a acrobacia do parafuso chato devido a falta de peso de cauda !
A respeito do peso de bico , deve ter um bom fundamento, pois geralmente meus aeros não executam muito bem a acrobacia do parafuso chato devido a falta de peso de cauda !
- alexcmag
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Aviões escala cheia são feitos com ferramentas, moldes, gabaritos, etc, mas mesmo assim cada unidade tem pequenas diferenças para o próximo.
Se isto acontece com os grandes em escala industrial, imagine com os modelos...
Pode ser que algum fabricante de Tucano RC tenha feito um trabalho ruim e criado uma aberração, isto acontece com outros modelos também, mas daí a dizer que todo Tucano RC vai fazer isto é outra história.
Aliás, todos os mitos dizendo que "todo" modelo X faz isto na minha opinião são apenas mitos. Varia de acordo com o tamanho, perfil, dimensões de asa, profundor e leme, incidências, motorização, forma de construção, CG, tem tanta variável que não dá para generalizar nada.
Se isto acontece com os grandes em escala industrial, imagine com os modelos...
Pode ser que algum fabricante de Tucano RC tenha feito um trabalho ruim e criado uma aberração, isto acontece com outros modelos também, mas daí a dizer que todo Tucano RC vai fazer isto é outra história.
Aliás, todos os mitos dizendo que "todo" modelo X faz isto na minha opinião são apenas mitos. Varia de acordo com o tamanho, perfil, dimensões de asa, profundor e leme, incidências, motorização, forma de construção, CG, tem tanta variável que não dá para generalizar nada.
Pessoal sou aeromodelista a 12 anos e sempre tive tucanos e montei outros vários para amigos de diversos fabricante então posso afirmar que é uma meia verdade ou seja, os tucanos quando em parafuso tendem a dar de 2 a 3 voltas a mais antes de parar, isso deixa o piloto confuso ainda mais se tiver em baixa altitude a maneira melhor de sai de um parafuso e picar o modelo acelerando ao mesmo tempo em quanto o leme e comandado pro lado oposto do giro sempre faço sim e a manobra sai linda o tucano e um dos aviões que faz com perfeição os parafusos de todos os tipos mais cuidado com a altitude.
Bons vôos!!!
Bons vôos!!!
- motta
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- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
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Mito até acho que é mico.hehehehehe
Vai ser difícil qualquer modelo sair do parafuso chato, com o cg atrasado. Na maioria das vezes o pessoal atrasa o cg para tentarem o torque, qualquer um nesta configuração, não vai sair do parafuso chato. Tucano faz perfeito, bem equilibrado sai sem susto da manobra.
motta
Vai ser difícil qualquer modelo sair do parafuso chato, com o cg atrasado. Na maioria das vezes o pessoal atrasa o cg para tentarem o torque, qualquer um nesta configuração, não vai sair do parafuso chato. Tucano faz perfeito, bem equilibrado sai sem susto da manobra.
motta
[], motta