mito ou verdade? Tucano não sai do parafuso

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
kikalian
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Qui Fev 25, 2010 2:04 pm

mito ou verdade? Tucano não sai do parafuso

Mensagem por kikalian »

Aqui na minha região tem um mito de que o aeromodelo Tucano, independente da marca e tamanho, não sai da manobra “parafuso chato” e “Parafuso chato de dorso”. Dizem que o mesmo entra numa espiral sem fim e não obedece mais aos comandos. Porém, tem um aeromodelista aqui que tinha um tucano 120 e afirmava que o segredo para que isso não aconteça é deixar o CG um pouco adiantado, ou seja, com leve peso de nariz. Só que este mesmo aeromodelista das raras vezes que executava essa manobra com o tucano dele, dava uma ou duas voltas no máximo e se apressava em sair da manobra. E o mito continua.
Como tenho a intenção de adquirir um tucano 40 em breve, solicito aos mais experientes: Será que tem procedência esse mito? Existem mesmo alguns modelos mais complicados nessa manobra? Ou seria erro de dedo mesmo.
Peço que comentem sobre o tema para o engrandecimento e conhecimento de todos.

Abraço e bons vôos...
Avatar do usuário
jcsmaia
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qui Ago 02, 2007 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

Mensagem por jcsmaia »

Bem não sou tão experiente no assunto, meus aeros são todos elétricos, mas tenho um tucano de 1,5m de asa faz todas as manobras e chega em solo com perfeição !!
A respeito do peso de bico , deve ter um bom fundamento, pois geralmente meus aeros não executam muito bem a acrobacia do parafuso chato devido a falta de peso de cauda !
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Aviões escala cheia são feitos com ferramentas, moldes, gabaritos, etc, mas mesmo assim cada unidade tem pequenas diferenças para o próximo.

Se isto acontece com os grandes em escala industrial, imagine com os modelos...

Pode ser que algum fabricante de Tucano RC tenha feito um trabalho ruim e criado uma aberração, isto acontece com outros modelos também, mas daí a dizer que todo Tucano RC vai fazer isto é outra história.

Aliás, todos os mitos dizendo que "todo" modelo X faz isto na minha opinião são apenas mitos. Varia de acordo com o tamanho, perfil, dimensões de asa, profundor e leme, incidências, motorização, forma de construção, CG, tem tanta variável que não dá para generalizar nada.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

Mith Busters!!!
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Algum proprietário de tucano poderia se pronunciar... se for de marca conhecida melhor... mas só faça isso se tiver certeza do que está fazendo..
hahahahah

Creio que se ele entra em parafuso.. um pouco de motor e comando de profundor deve tirar ele da manobra...

Abraços
Avatar do usuário
Onesimo
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Dom Mai 18, 2008 6:39 pm
Localização: Rio de Janeiro.

Mensagem por Onesimo »

eu tenho um tucano eletrico com 1 metro de asa e ele sai do parafuso sem problemas, nunca ouvi falar desta teoria!!!!
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Nos glows te muito desse ''mito'' que determinados aviões não saem de determinadas manobras, principalmente no chato, claro, existem modelos que nem foram projetados para chegar perto de fazer manobras, então é um erro do piloto tentar executa-las, mas na maioria dos casos é falta de dedo mesmo...
Avatar do usuário
Dumaia
membro
Mensagens: 624
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 10:21 pm
Localização: Assú/RN

Mensagem por Dumaia »

Pessoal sou aeromodelista a 12 anos e sempre tive tucanos e montei outros vários para amigos de diversos fabricante então posso afirmar que é uma meia verdade ou seja, os tucanos quando em parafuso tendem a dar de 2 a 3 voltas a mais antes de parar, isso deixa o piloto confuso ainda mais se tiver em baixa altitude a maneira melhor de sai de um parafuso e picar o modelo acelerando ao mesmo tempo em quanto o leme e comandado pro lado oposto do giro sempre faço sim e a manobra sai linda o tucano e um dos aviões que faz com perfeição os parafusos de todos os tipos mais cuidado com a altitude.
Bons vôos!!!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Cara, é mito, eu tenho um tucano da radar e meu primo o da juniaer pra 120, os dois fazem e saem perfeitamente de qualquer manobra.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Mito até acho que é mico.hehehehehe

Vai ser difícil qualquer modelo sair do parafuso chato, com o cg atrasado. Na maioria das vezes o pessoal atrasa o cg para tentarem o torque, qualquer um nesta configuração, não vai sair do parafuso chato. Tucano faz perfeito, bem equilibrado sai sem susto da manobra.


motta
[], motta
Responder