Construção de um CAP 232 (balsa/ env.1,5m)passo-a-passo
- rogeriogubert
- membro
- Mensagens: 216
- Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:32 pm
- Localização: cascavel, paraná
Construção de um CAP 232 (balsa/ env.1,5m)passo-a-passo
Caros colegas.
Até hoje fiz dois aeromodelos, ambos de isopor. Coisa feia mesmo.
Agora estou querendo progredir na vida de aeromodelista. Vou fazer um CAP 232, de balsa, planta de RENÉ NEGRE, com 1.5m de envergadura.
Quem quiser a planta está disponível em [url]http://www.extremeaerotech.com/plantas.php?p=escala[/url]
[img:37c387a5c4]http://www.onerateads.com/images/CAP-232.JPG[/img:37c387a5c4]
Meu setup atual é:
MOTOR TURNIGY TR 3548-900KV
[img:37c387a5c4]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR3548-900.jpg[/img:37c387a5c4]
________________________________________________________________________________________________
ESC MYSTERY 40A
[img:37c387a5c4]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/MY40ASBEC(1).jpg[/img:37c387a5c4]
________________________________________________________________________________________________
BATERIA TURNIGY 5S 3000mAh 20C
[img:37c387a5c4]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/Z3000-5-20.jpg[/img:37c387a5c4]
________________________________________________________________________________________________
SERVOS STANDARD HXT 6,9KG(2 AILERON, 1 LEME, 1 PROFUNDOR)
[img:37c387a5c4]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/HX5010.jpg[/img:37c387a5c4]
Até hoje fiz dois aeromodelos, ambos de isopor. Coisa feia mesmo.
Agora estou querendo progredir na vida de aeromodelista. Vou fazer um CAP 232, de balsa, planta de RENÉ NEGRE, com 1.5m de envergadura.
Quem quiser a planta está disponível em [url]http://www.extremeaerotech.com/plantas.php?p=escala[/url]
[img:37c387a5c4]http://www.onerateads.com/images/CAP-232.JPG[/img:37c387a5c4]
Meu setup atual é:
MOTOR TURNIGY TR 3548-900KV
[img:37c387a5c4]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR3548-900.jpg[/img:37c387a5c4]
________________________________________________________________________________________________
ESC MYSTERY 40A
[img:37c387a5c4]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/MY40ASBEC(1).jpg[/img:37c387a5c4]
________________________________________________________________________________________________
BATERIA TURNIGY 5S 3000mAh 20C
[img:37c387a5c4]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/Z3000-5-20.jpg[/img:37c387a5c4]
________________________________________________________________________________________________
SERVOS STANDARD HXT 6,9KG(2 AILERON, 1 LEME, 1 PROFUNDOR)
[img:37c387a5c4]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/HX5010.jpg[/img:37c387a5c4]
- felipe westin
- membro
- Mensagens: 447
- Registrado em: Sáb Set 08, 2007 11:56 pm
- Localização: São Paulo - SP
Rogério,
Você chegou a ler esse tópico antes de definir esse setup?
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736
Esse motor Turnigy 3548-900kv fica bom com LiPo 4s e equivale a um .40, com uma LiPo 5s o ideal seria um motor com 600kv e estator 4020, e essa planta é para motor .60... tem certeza que vai usar este configuração mesmo?
Você chegou a ler esse tópico antes de definir esse setup?
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736
Esse motor Turnigy 3548-900kv fica bom com LiPo 4s e equivale a um .40, com uma LiPo 5s o ideal seria um motor com 600kv e estator 4020, e essa planta é para motor .60... tem certeza que vai usar este configuração mesmo?
- rogeriogubert
- membro
- Mensagens: 216
- Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:32 pm
- Localização: cascavel, paraná
[quote:3d3a438e6e="felipe westin"]Rogério,
Você chegou a ler esse tópico antes de definir esse setup?
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736
Esse motor Turnigy 3548-900kv fica bom com LiPo 4s e equivale a um .40, com uma LiPo 5s o ideal seria um motor com 600kv e estator 4020, e essa planta é para motor .60... tem certeza que vai usar este configuração mesmo?[/quote:3d3a438e6e]
Sei que parece tolice. Meu setup é quase suicida. Mas depois que vi o rafael subir um ultimate de 2,6kg fácil com esse mesmo motor... to pensando em testar.
Vou terminar e tentar deixa-lo leve. Se pesar mais de 2kg (peso de vôo) ae eu compro outro motor.
Valeu pela dica.
Você chegou a ler esse tópico antes de definir esse setup?
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736
Esse motor Turnigy 3548-900kv fica bom com LiPo 4s e equivale a um .40, com uma LiPo 5s o ideal seria um motor com 600kv e estator 4020, e essa planta é para motor .60... tem certeza que vai usar este configuração mesmo?[/quote:3d3a438e6e]
Sei que parece tolice. Meu setup é quase suicida. Mas depois que vi o rafael subir um ultimate de 2,6kg fácil com esse mesmo motor... to pensando em testar.
Vou terminar e tentar deixa-lo leve. Se pesar mais de 2kg (peso de vôo) ae eu compro outro motor.
Valeu pela dica.
- rogeriogubert
- membro
- Mensagens: 216
- Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:32 pm
- Localização: cascavel, paraná
- felipe westin
- membro
- Mensagens: 447
- Registrado em: Sáb Set 08, 2007 11:56 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Gustavo Murad
- membro
- Mensagens: 2866
- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
Pessoal ainda ta com a cabeça do "empuxo é tudo" .....
Nada adianta 10kg de empuxo se a rotação não for suficiente, principalmente em aeros acrobáticos (e com uma pequena excessão para Shocks)....
Então vamos falar desse motor ?
Primeiro vale lembrar que ele não é o SK ok ? Ele é o TR 3548B 900kv!!
Geralmente os motores da linha SK tem rendimento melhor e conseguem atingir maior potência máxim que os da linha comun.
Então pegarei alguns reviews com análises do motor comun:
"35-48-B 900kv 42amp @ 60s limit
12*6.5 AeroNaut Folder
3s 3.0 LiPo 35a @ 373w STATIC
4s 3.0 LiPo 51a @ 722w STATIC (Not Recommended)"
"Tested with 13 x 6.5 Aeronaut Cam Folding Prop: 350 Watt at 10 Volt, about 1,9 Kg Thrust. Perfect for Sailplanes <= 2.5Kg -)"
Então chegamos a isso, cerca de 350W a 370W com 1,9kg de empuxo e 35A de consumo!
Existe uma tabela que o pessoal circula por ai (que eu não concordo muito mas vou postar):
<50 Watts para cada 500gramas = Não é possível levantar do chão
50 e 60 Watts para cada 500gramas = Vôo normal tipo escala
60 e 75 Watts para cada 500gramas = Vôo esporte com algumas acrobacias
75 a 100Watts para cada 500gramas = Vôo acrobático
100 a 150Watts para cada 500gramas = Vôo 3D com verticais infinitas
Então um avião com 2,5kg por exemplo precisaria de um motor que gere de 350W a 500W de potência para ter um vôo acrobático (mas não um 3D), se o aeromodelo ficar com até 2kg isso cai pra 240W a 400W.
Meu conselho é tentar deixar o aeromodelo com menos de 2kg para ter um vôo acrobático, porque com 2,5kg já ficará um vôo mais para esportivo que para acrobático...
O empuxo afeta diretamente em manobras na vertical, torques, torque rolls, hamerheads e qualquer cois com ascenção vertical grande, a média 1/1 de empuxo/peso não é ruim para acrobáticos.
Acredito que ficando com 1,9kg ou menos, com hélice APC 12x6 pra cima dê pra conseguir algo próximo do desejado. Lógico que possivelmente não vai ficar "aquela máquina" mas vai voar de forma acrobática.
Nada adianta 10kg de empuxo se a rotação não for suficiente, principalmente em aeros acrobáticos (e com uma pequena excessão para Shocks)....
Então vamos falar desse motor ?
Primeiro vale lembrar que ele não é o SK ok ? Ele é o TR 3548B 900kv!!
Geralmente os motores da linha SK tem rendimento melhor e conseguem atingir maior potência máxim que os da linha comun.
Então pegarei alguns reviews com análises do motor comun:
"35-48-B 900kv 42amp @ 60s limit
12*6.5 AeroNaut Folder
3s 3.0 LiPo 35a @ 373w STATIC
4s 3.0 LiPo 51a @ 722w STATIC (Not Recommended)"
"Tested with 13 x 6.5 Aeronaut Cam Folding Prop: 350 Watt at 10 Volt, about 1,9 Kg Thrust. Perfect for Sailplanes <= 2.5Kg -)"
Então chegamos a isso, cerca de 350W a 370W com 1,9kg de empuxo e 35A de consumo!
Existe uma tabela que o pessoal circula por ai (que eu não concordo muito mas vou postar):
<50 Watts para cada 500gramas = Não é possível levantar do chão
50 e 60 Watts para cada 500gramas = Vôo normal tipo escala
60 e 75 Watts para cada 500gramas = Vôo esporte com algumas acrobacias
75 a 100Watts para cada 500gramas = Vôo acrobático
100 a 150Watts para cada 500gramas = Vôo 3D com verticais infinitas
Então um avião com 2,5kg por exemplo precisaria de um motor que gere de 350W a 500W de potência para ter um vôo acrobático (mas não um 3D), se o aeromodelo ficar com até 2kg isso cai pra 240W a 400W.
Meu conselho é tentar deixar o aeromodelo com menos de 2kg para ter um vôo acrobático, porque com 2,5kg já ficará um vôo mais para esportivo que para acrobático...
O empuxo afeta diretamente em manobras na vertical, torques, torque rolls, hamerheads e qualquer cois com ascenção vertical grande, a média 1/1 de empuxo/peso não é ruim para acrobáticos.
Acredito que ficando com 1,9kg ou menos, com hélice APC 12x6 pra cima dê pra conseguir algo próximo do desejado. Lógico que possivelmente não vai ficar "aquela máquina" mas vai voar de forma acrobática.
- rogeriogubert
- membro
- Mensagens: 216
- Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:32 pm
- Localização: cascavel, paraná
[quote:a0a5cf2f1c="Mac2"]Rogerio,
O ESC não estaria um pouco "no limite" para esta configuração de motor, bateria e hélice?
Att
Mac2[/quote:a0a5cf2f1c]
Mac2, o ESC está sim nos limites do possível. Quase não tem sobras. Na especificação ele diz que aguenta 40A contínuo e [b:a0a5cf2f1c]10s[/b:a0a5cf2f1c] em 60A. Eu vou desabilitar o bec e usar um separado pra não sugar corrente pros servos.
O motor só vai até 42A... pq acima disso já é perigoso!.
O ESC não estaria um pouco "no limite" para esta configuração de motor, bateria e hélice?
Att
Mac2[/quote:a0a5cf2f1c]
Mac2, o ESC está sim nos limites do possível. Quase não tem sobras. Na especificação ele diz que aguenta 40A contínuo e [b:a0a5cf2f1c]10s[/b:a0a5cf2f1c] em 60A. Eu vou desabilitar o bec e usar um separado pra não sugar corrente pros servos.
O motor só vai até 42A... pq acima disso já é perigoso!.
- rogeriogubert
- membro
- Mensagens: 216
- Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:32 pm
- Localização: cascavel, paraná
[quote:1a05cba848="felipe westin"]5s LiFe equivale a uma 4s LiPo...
2,3Kg de empuxo com LiPo 5s segundo especificação da onde?[/quote:1a05cba848]
Felipe, encontrei numa página de testes de motores e hélices. Segue o link monstro ae abaixo.
[url]http://www.adamone.rchomepage.com/calc_motor.htm?[/url]
Segundo esses cálculos ae dá pra atingir até empuxo de 2800gr.
2,3Kg de empuxo com LiPo 5s segundo especificação da onde?[/quote:1a05cba848]
Felipe, encontrei numa página de testes de motores e hélices. Segue o link monstro ae abaixo.
[url]http://www.adamone.rchomepage.com/calc_motor.htm?[/url]
Segundo esses cálculos ae dá pra atingir até empuxo de 2800gr.
- rogeriogubert
- membro
- Mensagens: 216
- Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:32 pm
- Localização: cascavel, paraná
[quote:51a802e6e0="Gustavo Murad"]Pessoal ainda ta com a cabeça do "empuxo é tudo" .....
Meu conselho é tentar deixar o aeromodelo com menos de 2kg para ter um vôo acrobático, porque com 2,5kg já ficará um vôo mais para esportivo que para acrobático...
O empuxo afeta diretamente em manobras na vertical, torques, torque rolls, hamerheads e qualquer cois com ascenção vertical grande, a média 1/1 de empuxo/peso não é ruim para acrobáticos.
Acredito que ficando com 1,9kg ou menos, com hélice APC 12x6 pra cima dê pra conseguir algo próximo do desejado. Lógico que possivelmente não vai ficar "aquela máquina" mas vai voar de forma acrobática.[/quote:51a802e6e0]
Gustavo, minha intenção é apenas um aero mais rápido, asa baixa. Mas nada de torque rolls... só quero um vôo mais rápido. O meu aero atual é um monstro de 1,6kg, diedrado com arrasto monstro e bem lento. Quero um que "corte" mais o vento. Mas nada 3d.
Meu monstrengo isopor 1,6kg. Só arrasta...
[img:51a802e6e0]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAG2Ze0LIHUg1O1k-jHltY5XlrWz-uZ9eMP-e2kR2Ae_0beX2xjuJfH6JTyKaNzVqQEAdHV1znGsyKJyWElSiHPkAm1T1UBNcfTFcLHgkOUJGuollJ8qeJG8j.jpg[/img:51a802e6e0]
Se o peso passar de 2kg (voando) eu troco de motor. Pego um 5055. Ae já enfio o pé na jaca e pego o esc de 85 da turnigy.
Meu conselho é tentar deixar o aeromodelo com menos de 2kg para ter um vôo acrobático, porque com 2,5kg já ficará um vôo mais para esportivo que para acrobático...
O empuxo afeta diretamente em manobras na vertical, torques, torque rolls, hamerheads e qualquer cois com ascenção vertical grande, a média 1/1 de empuxo/peso não é ruim para acrobáticos.
Acredito que ficando com 1,9kg ou menos, com hélice APC 12x6 pra cima dê pra conseguir algo próximo do desejado. Lógico que possivelmente não vai ficar "aquela máquina" mas vai voar de forma acrobática.[/quote:51a802e6e0]
Gustavo, minha intenção é apenas um aero mais rápido, asa baixa. Mas nada de torque rolls... só quero um vôo mais rápido. O meu aero atual é um monstro de 1,6kg, diedrado com arrasto monstro e bem lento. Quero um que "corte" mais o vento. Mas nada 3d.
Meu monstrengo isopor 1,6kg. Só arrasta...
[img:51a802e6e0]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAG2Ze0LIHUg1O1k-jHltY5XlrWz-uZ9eMP-e2kR2Ae_0beX2xjuJfH6JTyKaNzVqQEAdHV1znGsyKJyWElSiHPkAm1T1UBNcfTFcLHgkOUJGuollJ8qeJG8j.jpg[/img:51a802e6e0]
Se o peso passar de 2kg (voando) eu troco de motor. Pego um 5055. Ae já enfio o pé na jaca e pego o esc de 85 da turnigy.