Primeira lanchinha (brinquedinho)

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Primeira lanchinha (brinquedinho)

Mensagem por hamilton-jose »

Olá pessoal, sou novo aqui no forum e mais novo ainda no hobbie. Sempre quis ter um aero, nauti ou automodelo, mas todos nós sabemos que não é barato (infelizmente). Bom, como não tenho dinheiro sobrando ultimamente e não terei tão cedo hehehehe... resolvi fazer um barquinho, mesmo sem entender muita coisa do assunto. A anos atrás eu tive uma ligeira experiencia fazendo um barco (eu queria uma lancha) que ficou com o casco parecido com uma balsa. Até que ficou legal, coloquei um motor desses escovados de carrinhos de paraguai somente para brincar (eu tinha 12 anos na época... eu acho). Mas o detalhe é que o casco eu fiz com um cano de esgoto (era cano novo viu... kkkkkkkkkkkk). Cortei o cano, abri ele e ficou como uma folha retangular e usando fogo (fogão), luva de couro e espátula fui dando forma ao bicinho. Este foi o primeiro que fiz... hoje em dia me deu uma vontade de brincar com isso novamente, mas com algo mais rápido e mais "controlável". Como estou sem grana alguma para comprar a eletronica para ele e nem tenho nenhum carrinho de controle remoto aqui para ficar brincando enquanto arrumo a eletronica ideal, eu resolvi fazer o casco novamente com um cano de pvc (é... é de esgoto sim... mas tá novo viu) e desta vez será uma LANCHA... bom... lanchinha.
Bem galera... o casco está com 36 cm de comprimento e 12 de largura. Como eu já falei acima, não tenho experiencia alguma, dinheiro algum também kkkkkkkkk, mas acho que será valido postar aqui para saber a opinião de vcs mais experientes para me dizer o que acham desde casco e se dará certo ou não.
Abraço a todos e espero um dia navegar com ele hehehehehe. Segue as fotos do bichinho, desde quando era um cano até agora.
Anexos
Tudo começou com um tubo
Tudo começou com um tubo
1.jpg (33.88 KiB) Exibido 13062 vezes
Aqui ele depois de aberto e nas primeiras fases de modelagem. Já havia feito o corte central e unido as pontas para fazer parte da frente do casco
Aqui ele depois de aberto e nas primeiras fases de modelagem. Já havia feito o corte central e unido as pontas para fazer parte da frente do casco
2.jpg (35.25 KiB) Exibido 13062 vezes
vista lateral. Aqui achei que ao invez da lancha ia virar um aeromodelo... descobri que precisaria de alguns cortes
vista lateral. Aqui achei que ao invez da lancha ia virar um aeromodelo... descobri que precisaria de alguns cortes
3.jpg (34.96 KiB) Exibido 13062 vezes
e vamos andando
e vamos andando
4.jpg (35.85 KiB) Exibido 13062 vezes
6.jpg
6.jpg (36.76 KiB) Exibido 13062 vezes
Aqui uma parte interessante... eu tentei achar algo aqui em casa para fixar essas duas pontas... tentei derreter um plastico aqui mas só fez ficar preto kkkkkkkkkkkk. Então eu fixei com grampos quentes até a ponta.
Aqui uma parte interessante... eu tentei achar algo aqui em casa para fixar essas duas pontas... tentei derreter um plastico aqui mas só fez ficar preto kkkkkkkkkkkk. Então eu fixei com grampos quentes até a ponta.
7.jpg (34.39 KiB) Exibido 13062 vezes
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Mensagem por hamilton-jose »

Amigos, as fotos ficaram todas de tras pra frente... foi mau aí a inexperiencia. Vamos continuar com o restante das fotos... desta vez na ordem certa kkkkkkkkkkkkkkkk :?
Anexos
Na curiosidade eu resolvi colocar um fundo de isopor para colocar na água e ver como ele flutua.
Na curiosidade eu resolvi colocar um fundo de isopor para colocar na água e ver como ele flutua.
14.jpg (31.83 KiB) Exibido 13053 vezes
Usei durepoxi para cobrir os grampos e vedar toda esta extensão do corte.
Usei durepoxi para cobrir os grampos e vedar toda esta extensão do corte.
13.jpg (35.24 KiB) Exibido 13053 vezes
Vista de baixo... essa mancha marrom foi por causa do fogo que queimou demais...:?
Vista de baixo... essa mancha marrom foi por causa do fogo que queimou demais...:?
12.jpg (37.04 KiB) Exibido 13053 vezes
11.jpg
11.jpg (33.53 KiB) Exibido 13053 vezes
Aqui ele parece menos com um avião kkkkkkkkkkkkk... fiz uns cortes melhores...
Aqui ele parece menos com um avião kkkkkkkkkkkkk... fiz uns cortes melhores...
10.jpg (34.96 KiB) Exibido 13053 vezes
A parte de baixo do bicho
A parte de baixo do bicho
9.jpg (36.05 KiB) Exibido 13053 vezes
Avatar do usuário
hugolb
membro
Mensagens: 338
Registrado em: Qua Jan 09, 2008 9:00 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por hugolb »

hamilton-jose,

Parabens pelo barquinho... Para ser uma segunda construção e ainda por cima, sem planta, está bem legal. O que gosto no aero e no nauti é a possibilidade da criação, de despertar o professor pardal dentro de nós (momento "poeteiro" HAHAHA)...Mostre a finalização do projeto ai pra gente!!!

Sempre quando vejo pessoas construindo barcos pequenos indico dois foruns portugueses:

www.multiracingfsr.com
www.ptnauticmodel.net

Se cadastre e procure pela categoria FSR-Eco. São lanchinhas bem pequenas com eletrônica simples mas com desempenho melhor que muita lancha grande a combustão. De repente consegue tirar mais idéias de lá e encontre algo que se encaixe no orçamento.

Então é isso... pessoas com perseverança tem muito mais chances de sucesso no hobby e vejo que pode ser uma dessas..

Abs
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Mensagem por hamilton-jose »

Continuando....
Anexos
Com o fundo de isopor colado com cola quente... apenas para testar flutuando, pois ainda não tenho nenhuma eletronica para ele... hehehe
Com o fundo de isopor colado com cola quente... apenas para testar flutuando, pois ainda não tenho nenhuma eletronica para ele... hehehe
19.jpg (32.03 KiB) Exibido 13047 vezes
desenhando onde vou cortar o isopor
desenhando onde vou cortar o isopor
14.jpg (31.83 KiB) Exibido 13047 vezes
cortando o isopor com o minha faca do rambo. O cabo é maior que a lâmina kkkkkkkkkk
cortando o isopor com o minha faca do rambo. O cabo é maior que a lâmina kkkkkkkkkk
15.jpg (34.4 KiB) Exibido 13047 vezes
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Mensagem por hamilton-jose »

[quote:abeea5f72a="hugolb"]hamilton-jose,

Parabens pelo barquinho... Para ser uma segunda construção e ainda por cima, sem planta, está bem legal. O que gosto no aero e no nauti é a possibilidade da criação, de despertar o professor pardal dentro de nós (momento "poeteiro" HAHAHA)...Mostre a finalização do projeto ai pra gente!!!

Sempre quando vejo pessoas construindo barcos pequenos indico dois foruns portugueses:

www.multiracingfsr.com
www.ptnauticmodel.net

Se cadastre e procure pela categoria FSR-Eco. São lanchinhas bem pequenas com eletrônica simples mas com desempenho melhor que muita lancha grande a combustão. De repente consegue tirar mais idéias de lá e encontre algo que se encaixe no orçamento.

Então é isso... pessoas com perseverança tem muito mais chances de sucesso no hobby e vejo que pode ser uma dessas..

Abs[/quote:abeea5f72a]

Valeu pelo apoio hugolb, vou dar uma olhada nestes forum sim... eu já havia visto o ptnauticmodel, mas eram tantas categorias que eu sai correndo... eu nem sabia o que fazer lá dentro kkkkkkkk. Eu filmei com o celular a flutuação dele... outro dia eu postarei aqui para a galera ver e opinar.... Muito Obrigado!!!!!
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Mensagem por hamilton-jose »

Olá pessoal. Alguns avanços no brinquedinho. Fiz uma modificação no casco
deixando-o mais estreito. Fiz também a parte de cima com isopor mas a cabine
ficou um pouco alta em relação ao restante do barco deixando desproporcional.
Pretendo reduzir um pouco a altura para diminuir essa feiura aí kkkkk. Eu
encontrei um motor RS380 (tava escrito num adesivo) E resolvi fazer um teste
com este motor e 4 pilhas Nimh. Fiz uma helice com o mesmo material do casco,
uma bipá e outra tripá. Armenguei um eixo com um raio de bicicleta e uni ele ao
eixo do motor com um tubinho de caneta. Liguei ele e me surpreendi com o
nervosismo hehehe . Decidi que vou usar este motor
no barquinho. Estou pensando em comprar um rádio da hobbyking de 4 canais que
tá barato no exterior. A minha dúvida é... para este motor brushed qual seria o
speed control barato que eu poderia usar? Procurei no mercado e não acho ESC
para brushed ou quando acho é um valor muito alto (mais caro que o rádio).

Mais uma dúvida... antes de eu usar uma eletronica mais "profissional", eu
poderia usar neste motor algo tipo controle de uma ferrarizinha ou parecido
apenas para testar flutuação, estabilidade e etc?

Seguem as fotos galera.
Anexos
Helice de 3 pás (funciona legal)
Helice de 3 pás (funciona legal)
13092010(009).jpg (37.46 KiB) Exibido 12779 vezes
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Mensagem por hamilton-jose »

Desculpe... segue o restante das fotos
Anexos
Helice de 2 pás
Helice de 2 pás
13092010(010).jpg (38.03 KiB) Exibido 12775 vezes
Teste de flutação... na bacia kkkkkkk
Teste de flutação... na bacia kkkkkkk
19082010(003).jpg (37.01 KiB) Exibido 12775 vezes
Adicionei dois pedaços de isopor de bandeja para auxiliar mais na flutuação e também nas possíveis curvas, já que o casco não tem ranhuras
Adicionei dois pedaços de isopor de bandeja para auxiliar mais na flutuação e também nas possíveis curvas, já que o casco não tem ranhuras
19082010(005).jpg (37.01 KiB) Exibido 12775 vezes
Motor rs380
Motor rs380
13092010(007).jpg (33.95 KiB) Exibido 12775 vezes
Parte de cima do barco, um pouco desproporcional
Parte de cima do barco, um pouco desproporcional
13092010(006).jpg (35.22 KiB) Exibido 12775 vezes
Vista lateral
Vista lateral
13092010(005).jpg (34.94 KiB) Exibido 12775 vezes
Avatar do usuário
Allan Toshio
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:32 pm
Localização: Santo André - SP

Mensagem por Allan Toshio »

Cara, antes de construir minha lancha definitiva eu fiz um protótipo em papel cartão de 2mm. Fiz em uma escala menor, apenas para treinar a montagem e visualizar possíveis problemas.
A lanchinha ficou tão bacana que eu instalei a eletrônica de um carrinho de controle remoto (brinquedo) só para ver como ele se comportaria na água. E não é que o bichinho navegou super bem?
Como a eletrônica não era proporcional, ele já saia com aceleração total e quando eu fazia curvas, o leme acionava de uma vez só! Nessas curvas, acabou entrando água e a lancha de papel naufragou... :lol:
Nesse mesmo dia, para não perder a brincadeira, adaptei toda a eletrônica em uma garrafa pet de 3l! Imagina uma garrafa navegando por uma piscina! Pena eu não ter filmado ou tirado fotos!

Bom, você consegue sim adaptar a eletrônica de um carrinho de brinquedo na sua lancha, atente somente para a questão do acionamento do leme, que não pode ser muito brusco.

Quanto ao ESC, eu compraria um brushless baratinho mesmo.. e já compraria um motor brushless também. Isso se for usar um rádio proporcional, se for utilizar a eletrônica de um carrinho de brinquedo, nem precisa de ESC.

Minha sugestão é instalar logo essa eletrônica de carrinho de brinquedo. Depois, você constrói outra lancha, mas com os materiais adequados e um projeto/planta funcional. Aí sim, acho bacana você partir para uma eletrônica melhor.
Avatar do usuário
platinado93
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 5:17 pm
Localização: Manaus, AM

Mensagem por platinado93 »

Oi, fiz a minha com um motor de um de aparelho de som antigo como propulsão e um motor pequeno de carrinho de autorama para virar o leme. Fiz de isopor, mas pretendo fazer uma com fibra de vidro futuramente. A eletrônica eu mesmo que fiz, é equivalente a uma de carrinha made in china, sem variação de velocidade. A única coisa que é própria de modelismo é a bateria, que é uma lipo 2s de 1300mAh.

Bom, vi que vc ainda não tem um sistema para dobrar, aconselho vc a fazer uma redução para o sistema de direção assim como o meu. Um motor com o pinhão numa engrenagem bem maior, para girar um pouco mais lentamente e com torque (força) suficiente para virar submerso. O eixo é um raio de bicicleta. Como vc pode ver nas fotos abaixo. (A engrenagem de tamanho intermediário serve apenas como espaçamento.)

http://img821.imageshack.us/img821/478/imag0008xl.jpg

http://img256.imageshack.us/img256/5014/imag0004wt.jpg

E aqui a lancha finalizada, com a eletronica sendo testada.

http://img24.imageshack.us/img24/9819/imag0014ro.jpg
diguaba
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Seg Set 06, 2010 10:02 pm
Localização: iguaba grande, RJ

Mensagem por diguaba »

hamilton como fez esses helices? ficaram legais e se nao funcionarem bem ficarao bonitas na prateleira :D
uma recomendaçao minha, se voce for navegar em dia com algum vento mesmo que nao seja forte coloque um peso na frente da lancha (estava testando meu barquinho num dia de vento e quase fui carregado, tive que colocar outra bateria no bicho :shock: ) espero ver videos dela nessa semana :]
hovercraft agora, desafio aceito e cumprido.
Responder