combo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
cavendish
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Set 25, 2010 9:07 pm
Localização: Recife, PE

Mensagem por cavendish »

galera desculpa mandei o link da bateria errada , a minha é essa:

Bateria Lipo 3S1P (11,1v) de 1300mAh
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

deixa eu te perguntar umas coisas

São 3 fios que saem do esc e vão para o motor.
nestes fios têm conectores.

Foi você quem fez a solda dos conectores no esc e no motor ou ja vieram soldados?

Se tiver sido você, colocou borracha termo retrátil nos conectores ou não?

Se tiver colocado, elas cobrem os conectores por completo ou só uma parte? (poste foto se possível)
♪ Meu avião, sem direção, no poste ele vai lenhar... ♪
cavendish
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Set 25, 2010 9:07 pm
Localização: Recife, PE

Mensagem por cavendish »

ihh, vai ver foi esse o problema... eu não soldei só prendi os fios para teste , só ia soldar quando visse que tava tudo certo

e não coloquei borracha termo retrátil... srá que foi isso?
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

se fosse para apostar, eu apostaria na falta do termo retrátil

O termo retrátil serve para evitar curto circuito entre as fases do motor. Se dois conectores sem termo retratil se tocarem mesmo que por uma fração de segundo, adeus esc!

além disso, não se faz teste sem soldar os conectores. as correntes são muito altas.
SEMPRE solde.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Algum dos fios entraram em contato uns com os outros?

se eles estavam devidamente separados ( Nao em contato ) nao tem porque pegar fogo. Mas tudo indica que vc fez uma "gambiarra" braba.

Nao precisa testar essas coisas sem soldar nao. Sempre que chega um ESC novo aqui em casa eu já separo 3 bullet 3.5mm e um XT 60 e SOLDO nos fios do motor e do input, recpectivamente. Os "tubinhos termoretrateis" substituem a fita isolante, e dao um acabamento muito melhor do que esta.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

[quote:75cb297008="MKazan"]se fosse para apostar, eu apostaria na falta do termo retrátil

O termo retrátil serve para evitar curto circuito entre as fases do motor. Se dois conectores sem termo retratil se tocarem mesmo que por uma fração de segundo, adeus esc!

além disso, não se faz teste sem soldar os conectores. as correntes são muito altas.
SEMPRE solde.[/quote:75cb297008]

Mas o curto entre os fios que vao pro motor podem fazer com que o ESC incendeie?

Uma vez sem querer deixei dois desses fios entrarem em contato, a unica coisa que aconteceu foi que o ESC reiniciou.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

com certeza, não só pode como FAZ.


até imagino que possa existir algum esc capaz de detectar curto-circuito na saída e suspender a alimentação do motor.
mas eu não acredito que escs baratos tenham esse tipo de funcionalidade de segurança.
os mais experts talvez saibam se existe algum esc com essa funcionalidade

eu, particularmente, se fosse fabricante não colocaria pois queima de esc por curto circuito entre as fases é mau uso por parte do cliente.
cavendish
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Set 25, 2010 9:07 pm
Localização: Recife, PE

Mensagem por cavendish »

putz, então deve ter sido isso , não tive o cuidado de separa-los corretamente ;/
vacilei.... bom tudo bem, esse já era , semana que vem deve tá vindo outro , pode usar fita isolante mesmo? não sei onde achar essas borrachas termo retratil...
pode ser?
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5277

Tem de diversos tamanhos e cores, custam CENTAVOS.

Fita isolante vai sair facil e nao vai ficar legal. Vc pode buscar esses tubinhos em lojas que trabalham com equipamentos eletronicos. Talvez na Lemon Store tenha tbm.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

E sim, o conector do ESC é sempre FEMEA
Responder