Extra 300

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Gaiotto
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Set 21, 2009 5:46 pm
Localização: Tiete-SP

Extra 300

Mensagem por Gaiotto »

Olá pessoal,

Meu amigo e eu estamos desenvolvendo um extra 300 pequeno de aproximadamente 1,00mts de asa, meu amigo pegou a foto do original da internet e através do Corel Draw fez uma cópia diminuída do original, mas testando o vôo dele percebemos que o mesmo voa legal, estável, tem até uma vstol baixa mas algumas manobras como por exmplo o looping fica difícil de fazer com ele, ele faz um meio looping na aceleração máxima e no pico do looping estola, não conseguimos fazer esta manobra com ele, alguém teria uma sujestão? Estamos usando um E-max 2822 com GWS 9X5.

Grato
Gaiotto
Avatar do usuário
MORFEU
membro
Mensagens: 299
Registrado em: Sex Fev 17, 2006 3:15 pm
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por MORFEU »

se o problema é fazer um looping, é so saber fazer, vc não precisa de um empuxo maior que o peso do aero pra fazer manobras, mas de qualquer forma, vc pode colocar um motor mais forte, que puxe um 1kg, daí não tem como não fazer o looping, com emax 2215/20 e essa mesma hélice 9x5 o aero vai subir com vertical infinito.
Avatar do usuário
h.antunes
membro
Mensagens: 164
Registrado em: Sáb Mai 01, 2010 12:36 pm
Localização: são paulo

Mensagem por h.antunes »

Gaiotto de qual material é esse extra, porque comprei o material para montar um e vou usar o mesmo motor 2822, sera que vou ter o mesmo problema?
Avatar do usuário
Deck Goos
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qua Set 15, 2010 8:33 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Deck Goos »

Acho que tão fazendo errado porque ate com meu treinador lenhadaço faz =D
Mas qual o peso do extra?
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Que eletrônica vc tá usando? Motor, esc, hélice, bateria,...
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Gaiotto
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Set 21, 2009 5:46 pm
Localização: Tiete-SP

Mensagem por Gaiotto »

pessoal,

O Extra é de Deprom, quem estiver construindo um não terá problemas porque o nosso foi uma construção totalmente nossa o design nosso, portanto único.

A questão saber ou não saber fazer looping não vem ao caso, porque posso fazer looping com qualquer modelo, o looping é uma manobra básica que aprendi quando comecei a pilotar aeromodelos há 24 anos atrás, por sinal vários extras.

No modelo foi usado motor E-max 2822, bateria de 750mha, esc de 25A e servos de 9gr e hélice gws hd 9X5.

A questão que nos está intrigando está na incapacidade do modelo executar a manobra e não por imperícia do piloto, fato pode ser inefiência no design do modelo, pode ser no pouco empuxo em comparação ao peso do modelo que está na faixa de 400grs ou mesmo no CG muito adiantado.

Se alguém por favor puder me ajudar com questões técnicas e pertinentes a este caso, agradeço muito mas é fácil dizer que a pessoa não "sabe" executar a manobra...

Abraço a todos
Avatar do usuário
Deck Goos
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qua Set 15, 2010 8:33 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Deck Goos »

Talvez seja falta de motor, esta bateria é lipo? 2s,3s?
Tem algum amigo que tenha uma bateria 3s 1300mah para testar no aero?
abs
Gaiotto
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Set 21, 2009 5:46 pm
Localização: Tiete-SP

Mensagem por Gaiotto »

pode ser mesmo, estamos usando uma bateria de 3S 750mh a 20C, mas pode ser que com uma de 1300mha melhore...

Mas desconfio que o CG do modelo esteja muito para frente...

Abraço,

Gaiotto
Avatar do usuário
Deck Goos
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qua Set 15, 2010 8:33 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Deck Goos »

Se ele está voando estavel como disse no primeiro post então talvez o cg esteja certo, mas tenta arrumar a bateria ou outra helice que de mais empuxo com 750mah
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:70f38361a2="Gaiotto"]pode ser mesmo, estamos usando uma bateria de 3S 750mh a 20C, mas pode ser que com uma de 1300mha melhore...

Mas desconfio que o CG do modelo esteja muito para frente...

Abraço,

Gaiotto[/quote:70f38361a2]
Eita! A bateria ainda não estufou não!? Esse bateria deve dá 15A de descarga, praticamente o que seu motor consome com essa hélice, significa que tá no limite dela.
Seu problema pode ser o esc, que não esta dando 100% de aceleração.
No mais use outra bateria! E tente colocar outro esc.
Vc já fez o teste segurando pela ponta da asa do modelo e acelerando para fazer torque holl? O conjunto pendura o modelo?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Responder