Esc de eletrico em aeromodelo glow.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
fabiojr123
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Sex Jan 16, 2009 4:59 pm
Localização: Palmas-To

Esc de eletrico em aeromodelo glow.

Mensagem por fabiojr123 »

Galera ontem montando meu starship tive a ideia de usar um esc que tinha de sobra com uma lipo pra alimentar os servos do aero. sei que e frescura demais mais a segurança da lipo e muito melhor.

Queria saber se tem algum problema quanto ao uso de alguem mais esperiente. eu instalei aqui e ate agora está sem problemas.

Segue foto:

[img:29925e0cea]http://img838.imageshack.us/img838/4210/dsc0000016r.jpg[/img:29925e0cea]

Abraços
Fabio
Realizando o Sonho de Icaro
Avatar do usuário
rodrigo2019
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 10:54 pm
Localização: Curitiba, Pr

Mensagem por rodrigo2019 »

pq a segurança da lipo seria muito melhor?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Realmente... porque? Voo glow antes de você nascer e nunca precisei dessa bobagem.

Gostaria que respondesse com base em dados técnicos e com argumentos reais do porque de sua afirmação.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Não sei de onde você tirou a idéia que uma LiPo é mais segura. Para usar LiPo na sua eletrônica vai precisar de um BEC ou ESC, uma peça à mais dentro do aero e algo mais para dar problema. Tem o incomôdo de ter que desplugar a bateria, se esquecer ligada você perde ela. LiPo, explode se estiver com problema. Explica ai a "segurança".
Talvez você se refira à capacidade, mas isso não é garantia de segurança.
LiFe para receptor é muito melhor que LiPo, para quem tem servos que trabalhem à 6v. Duas pilhas e pronto, pode ligar direto no receptor. Pode usar até zerar a energia, pode carregar à 5c que não dá nada. Sou fã de LiPo, tenho um monte e uso bastante nos meus elétricos, mas contra a praticidade de uma LiFe não existe argumento. Lendo isso o Burts(acho que é assim), CaioECT e MarcioH, vão ver que aprendi alguma coisa com a ajuda deles. O único senão das LiFe era o preço, agora nem isso a gente tem contra, pois um pack para receptor já pronto, custa uns U$ 15,00. LiPo é bom sim, LiFe é melhor, mas para aero pequeno um pack de NiCd ou NiMH, dá conta. Ainda tem uma outra pilha, que não lembro o nome, que é mais prática ainda, pois não perde carga quando fica em standby, igual à LiPo e LiFe, que é o maior pecado das NiMh/Cd.
Bem, cada um tem a sua alegria. Creio que a sua foi se livrar daquele pack de bateria que vive descarregando quando parado, que demora para carregar e depois de 2 ou 3 vôos, já clama por uma nova carga. Foi assim que me senti quando coloquei a primeira LiPo dentro de um aero. Mas, hoje só LiFe, muito melhor.
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1363
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Caro Fabio a Hyperion tem uma linha de baterias Li-Fe para resolver o seu problema sem arriscar nada e ligando a bateria DIRETAMENTE no receptor sem BEC. E olha só o preço!!!

BT-FG305-1600-2S Hyperion Receiver Battery Pack - LiFe 6.6V 1600mAh (5C) R$65.00
BT-FG305-2100-2S Hyperion Receiver Battery Pack - LiFe 6.6V 2100mAh (5C) R$78.00
BT-FG320-3000-2S Hyperion Receiver Battery Pack - LiFe 6.6V 3000mAh (20C) R$129.00
BT-FG320-3800-2S Hyperion Receiver Battery Pack - LiFe 6.6V 3800mAh (20C) R$158.00
BT-FG305-0850-2S Hyperion Receiver Battery Pack - LiFe 6.6V 850mAh (5C) R$46.00

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
felipe westin
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Set 08, 2007 11:56 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por felipe westin »

[quote:99e79b546d="vitorette"]Não sei de onde você tirou a idéia que uma LiPo é mais segura. Para usar LiPo na sua eletrônica vai precisar de um BEC ou ESC, uma peça à mais dentro do aero e algo mais para dar problema. Tem o incomôdo de ter que desplugar a bateria, se esquecer ligada você perde ela. LiPo, explode se estiver com problema. Explica ai a "segurança".
Talvez você se refira à capacidade, mas isso não é garantia de segurança.
LiFe para receptor é muito melhor que LiPo, para quem tem servos que trabalhem à 6v. Duas pilhas e pronto, pode ligar direto no receptor. Pode usar até zerar a energia, pode carregar à 5c que não dá nada. Sou fã de LiPo, tenho um monte e uso bastante nos meus elétricos, mas contra a praticidade de uma LiFe não existe argumento. Lendo isso o Burts(acho que é assim), CaioECT e MarcioH, vão ver que aprendi alguma coisa com a ajuda deles. O único senão das LiFe era o preço, agora nem isso a gente tem contra, pois um pack para receptor já pronto, custa uns U$ 15,00. LiPo é bom sim, LiFe é melhor, mas para aero pequeno um pack de NiCd ou NiMH, dá conta. Ainda tem uma outra pilha, que não lembro o nome, que é mais prática ainda, pois não perde carga quando fica em standby, igual à LiPo e LiFe, que é o maior pecado das NiMh/Cd.
Bem, cada um tem a sua alegria. Creio que a sua foi se livrar daquele pack de bateria que vive descarregando quando parado, que demora para carregar e depois de 2 ou 3 vôos, já clama por uma nova carga. Foi assim que me senti quando coloquei a primeira LiPo dentro de um aero. Mas, hoje só LiFe, muito melhor.[/quote:99e79b546d]

A bateria que em modo "StandBy" não perde carga na qual você se refere é a Sanyo Eneloop?

http://www.eneloop.com.br/autodescarga.html

Otimas também para serem usadas no TX...
Felipe Westin
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Muito boas.. já coloquei aqui onde encontrar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

[quote:92c9dea634="felipe westin"]A bateria que em modo "StandBy" não perde carga na qual você se refere é a Sanyo Eneloop? http://www.eneloop.com.br/autodescarga.html
Otimas também para serem usadas no TX...[/quote:92c9dea634]
Obrigado Felipe. Não lembraria o nome dessa pilha nunca. Esqueço o nome de coisas do dia-a-dia, imagina... :twisted: :twisted: :twisted:
O jeito é colocar no favoritos para lembrar depois. E lembrar que o endereço está nos favoritos. :twisted: :twisted: :twisted:
______________________
"mais não é sempre melhor."
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1363
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

www.evernote.com fantastico para se lembrar de coisas deste tipo.
Avatar do usuário
tio cenoura
membro
Mensagens: 966
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 8:49 pm
Localização: Floripa-SC

Mensagem por tio cenoura »

bom, não entendo nada de lipo, bec, esc...
mas a cada dia, vejo que em glow e até gasers menores não precisam disso...
num final de semana, 2 aeros viraram lenha (lenha mesmo) por causa de problemas com reguladores de voltagem... um queimou o bec, um da turnigy, na outro quebrou tanto que nao deu pra saber o que foi... mas o aero perdeu todo o comando.
enfim, ainda sou do tipo que acredito na simplicidade das baterias ni-mh em aeros glow, até em gasers menores....
como o amigo Marco falou, mais uma coisa pra dar problema.

abç
Responder