Comprei um kit de FPV da HobbyKing (...e parece bom)

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Comprei um kit de FPV da HobbyKing (...e parece bom)

Mensagem por Rafael Ritter »

O KIT é esse aqui:

900MHZ 800mW Tx/Rx & 1/3-inch CCD Camera NTSC
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=13442

900MHZ para poder usar com meu Spektrum 2.4
800mW pois pretendo usar com o Ultimate, que tem um receptor AR6200 Full Range, e o de 200mW suporta até 300m.
NTSC pois era o único que tinha. Como por aqui a maioria das coisas comuta automaticamente, tô tranquilo. Se ficar preto e branco, compro outra.

Inicialmente penso em fixar uma tela no rádio, mas vou pensar nisso qdo o kit chegar.

Se prestar, penso nos óculos, senão, amarro numa pedra e jogo de cima dum prédio pra ver como se sente um suicida.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tem um destes no meu wishlist também, estava em falta.

900MHz é uma boa, não atrapalha nem o rádio 2.4 nem o GPS.

800mW é uma boa potência, se for real. Se conseguir testar o alcance avise-nos. O ideal é usar com antena patch no receptor.

NTSC é exatamente o que você tem que comprar.

O PAL que tem lá é PAL-G europeu, 625i, 25fps, portadora de cor em 4,43361875 Mhz, largura de banda de 5MHz
O PAL que usamos aqui é PAL-M, 525i, 29,97fps, portadora de cor em 3.575611 MHz, largura de banda de 4,2MHz

Ou seja, o sistema de TV analógica brasileira é único no mundo e incompatível com todo o resto. Assim como o digital, as novas tomadas, etc. então o jeito é pegar o NTSC mesmo que nossas TVs já estão acostumadas.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Bom ler isso, Alex, pois apesar de estudar sobre isso ha varios meses, tenho ainda muitas dúvidas (sobretudo sobre complementos como OSD, head track, etc...) e não estava totalmente certo se havia feito uma boa escolha.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Incrível. Comprei ontem às 3 da tarde e hoje pela manhã eles já despacharam... Dá-lhe HK!!!! :) :) :)
daniel.dse
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qui Out 14, 2010 1:01 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por daniel.dse »

Vou acompanhar de perto. Estou querendo me aventurar também.

Pensei que o melhor fosse um sistema 2,4.

Boa iniciativa.
T-Rex 700n DFC Helibug gasser, T-Rex 500 DFC e Perfilado ProX260 20cc
Avatar do usuário
frigulino
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
Localização: Joinville - Santa Catarina

Mensagem por frigulino »

Também irei acompanhar..

Alex trocar a antena do receptor para obter mais ganho? Pelo oque li um tempo atras o pessoal faz isso..

Pensa em pegar qual OSD??

Igor
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Encontrei este site no Google, e me chamou atenção pois não conhecia.

Não sei se o atendimento é bom nem tenho relação nenhuma com eles. Estou postando aqui para registro.

http://www.fvprc.com.br/
Tropsoide
membro
Mensagens: 549
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 11:33 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Tropsoide »

E uma compra que está na minha lista também, fiz uma consulta em um Forum de FPV e me desaconselharam a comprar os kits FPV da Hobbycity e me indicaram da hobbywireless de 1,2 Mhz marca Lawmate, pouca coisa mais caro. Vou colocar também em um Spektrum DX 7. Não seria mais interessante estando em estoque comprar com 1500 mW ? para ter maior alcançe?
Alexmag sua dica entre NTSC e PAL-M foi muito boa ajudou muito .
equipamento FPV 1.2 Ghz casaria bem com 0 radio 2.4 ?
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Já havia olhado os sistemas da hobbywireless, mas nesta faixa de frequência os valores dobram.

Sei que este site é bastante conceituado e garante seus produtos, ao passo que a HK possui alternativas de mais baixo custo, por isso é importante acompanhar os comentários dos compradores. No caso deste kit os comentários são bastante positivos, fato que me encorajou a fazer o pedido.

Sobre a potência, é interessante frisar que o uso que se quer fazer é determinante para a escolha da potência.

Esse de 800mW, considerando que eu receba ele em perfeitas condições e faça uma instalação adequada, já vai competir em alcance com meu sistema de rádio. Neste sentido penso que não me ajudaria um kit com 2Km de alcance se o meu AR6200 não chega a isso.

Outro fator é o peso. Esse meu kit pesa mais de 100g, de modo que já não é para qualquer park flyer. O de 1500mW deve pesar mais ainda...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tropsoide, com tanta coisa concorrendo nos Ghz a briga é meio feia.

Os links de vídeo são disponíveis em 900MHz, 1,2GHz e 2,4GHz. Quanto maior a frequência mais banda se consegue alocar, então melhor ficaria a imagem.

Os outros ítens que se colocam para voar em FPV são os receptores de rádio, que variam entre 72MHz e 2,4GHz, e alguns sistemas de longo alcance de 900MHz.

Além disto tem o GPS em 1,57542GHz

Link de 900MHz tem a vantagem de ficar mais longe da frequência do GPS e do rádio, mas é uma frequência usada também por telefones sem fio e a banda é menor, então pode-se receber algum ruído.

Link de 1,2GHz fica em uma frequência pouco usada mas a harmônica bate nos 2,4GHz e fica pouco abaixo do satélite, então recomendam escolher um canal mais baixo do link e usar filtro para evitar atrapalhar os receptores de rádio e GPS.

O posicionamento também influi, quanto mais longe o GPS e o receptor ficarem do link de vídeo, melhor, e de preferência que as antenas não fiquem paralelas.
Responder