Restauração North American AT-6D Texan
- Rafael Ritter
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Restauração North American AT-6D Texan
Apesar do dia lindo que fez quarta, tivemos uma baixa na frota, e justamente em uma estréia. O Anderson Leal ia fazer o vôo inaugural do AT-6 dele, mas teve problemas e o resultado irei postar em vídeo. O aero basicamente quebrou em 4. Na hora lembrei do que tinha feito com meu Fokker Dr.1 e comecei a juntar todos os caquinhos de madeira que encontrei pelo chão para poder reconstruí-lo. Isso antes sequer de ter permissão do Anderson para fazer isso.
Mas enfim. A técnica é essa. Como não tenho a planta, é importante remontar toda a estrutura com as peças originais de forma a deixar tudo o mais alinhado possível em relação ao original. Uma vez que se consegue remontar as longarinas nas distâncias corretas, é possível substituir a madeira colada por uma nova e inserir reforços por dentro. Feito isso, acabamento com lixa e entelagem.
O cowl felizmente "estourou" em um único local e melhor ainda, na parte de baixo. O Norton estava por lá e sugeriu um reforço em fibra 18g que irei testar e creio que ficará muito bom.
É uma coisa diferente pois é a primeira vez que vou mexer em algo que não é meu, mas deixo claro que não estou cobrando nada, continua sendo hobby. A vantagem é que desta vez ao terminar o projeto não terei que me preocupar em ter onde guardá-lo, hehehehehehe
Mas enfim. A técnica é essa. Como não tenho a planta, é importante remontar toda a estrutura com as peças originais de forma a deixar tudo o mais alinhado possível em relação ao original. Uma vez que se consegue remontar as longarinas nas distâncias corretas, é possível substituir a madeira colada por uma nova e inserir reforços por dentro. Feito isso, acabamento com lixa e entelagem.
O cowl felizmente "estourou" em um único local e melhor ainda, na parte de baixo. O Norton estava por lá e sugeriu um reforço em fibra 18g que irei testar e creio que ficará muito bom.
É uma coisa diferente pois é a primeira vez que vou mexer em algo que não é meu, mas deixo claro que não estou cobrando nada, continua sendo hobby. A vantagem é que desta vez ao terminar o projeto não terei que me preocupar em ter onde guardá-lo, hehehehehehe
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- Rafael Ritter
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Ontem sofri um pequeno acidente. O AT-6 tem junções feitas por uma cola gosmenta, parecida com silicone, que não desgruda de jeito nenhum sem estragar a madeira. Para substituir a balsa estragada o jeito foi passar o bisturi. O problema é que o bisturi escapou da madeira e bateu forte na parte de cima do meu polegar esquerdo, acertando um nervo. Como resultado estou com ele imobilizado e ao mexer ele formiga muito.
Bom, por sorte isso foi no finalzinho da restauração da fuselagem e a asa já está recuperada também. Agora só falta alguma lixa, uns reforços internos e a entelagem.
Alguém teria um meio rolo de monokote ou coisa parecida dessa cor pra vender? Ou então a especificação dela?
Creio que hoje termine o que falta e aí só vai ficar faltando a entelagem.
Bom, por sorte isso foi no finalzinho da restauração da fuselagem e a asa já está recuperada também. Agora só falta alguma lixa, uns reforços internos e a entelagem.
Alguém teria um meio rolo de monokote ou coisa parecida dessa cor pra vender? Ou então a especificação dela?
Creio que hoje termine o que falta e aí só vai ficar faltando a entelagem.
- Rafael Ritter
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GRANATO, cada caso é um caso, e no caso desse AT-6 do Anderson era um prato cheio. Fiquei babando na volta, praticamente paguei pra ele pra deixar eu restaurar, hehehe.
Enquanto for hobby, tô feliz. Se vierem outros será excelente pois o problema de construir mais aeros para mim é que não tenho onde guardar.
Segue o vídeo do acidente. Aparentemente a hélice (tripá) estava desbalanceada ou com flutter, resultando em perda de potência, o que auxiliou no estol. Antes do vôo o CG foi testado várias vezes, e o kit estava original.
http://www.youtube.com/watch?v=CRK2IitTsAM
ps. não coloquei o embed só pra encher o saco do warne :P
Enquanto for hobby, tô feliz. Se vierem outros será excelente pois o problema de construir mais aeros para mim é que não tenho onde guardar.
Segue o vídeo do acidente. Aparentemente a hélice (tripá) estava desbalanceada ou com flutter, resultando em perda de potência, o que auxiliou no estol. Antes do vôo o CG foi testado várias vezes, e o kit estava original.
http://www.youtube.com/watch?v=CRK2IitTsAM
ps. não coloquei o embed só pra encher o saco do warne :P
Putz, tenho um modelos desses (T6 da World Models) quardado debaico da minha cama pra montar! Eu já tinha visto que esse cara é crítico de vôo. Tem que voar rápido e pousar quente. Tem gente que coloca até um pouquinho de spoileron nele pra ganhar mais wash out e ter mais estabilidade em (relativamente) baixa velocidade. Ainda não animei a montar por causa do pouso crítico.
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
[quote:790e1a1a47="Rafael Ritter"]Ontem sofri um pequeno acidente. O AT-6 tem junções feitas por uma cola gosmenta, parecida com silicone, que não desgruda de jeito nenhum sem estragar a madeira. Para substituir a balsa estragada o jeito foi passar o bisturi. O problema é que o bisturi escapou da madeira e bateu forte na parte de cima do meu polegar esquerdo, acertando um nervo. Como resultado estou com ele imobilizado e ao mexer ele formiga muito.
Bom, por sorte isso foi no finalzinho da restauração da fuselagem e a asa já está recuperada também. Agora só falta alguma lixa, uns reforços internos e a entelagem.
Alguém teria um meio rolo de monokote ou coisa parecida dessa cor pra vender? Ou então a especificação dela?
Creio que hoje termine o que falta e aí só vai ficar faltando a entelagem.[/quote:790e1a1a47]
Rafael,
Espero que esteja tudo bem com você.
Pelo manual do modelo, a entelagem é feita com o Amarelo Piper SGX331:
[url]http://www.theworldmodels.com/para/products/airplanedetails.php?airplaneid=239[/url]
disponível na HD:
[url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=SGX331[/url]
Espero ter ajudado.
Abs
Marco Aurelio
Bom, por sorte isso foi no finalzinho da restauração da fuselagem e a asa já está recuperada também. Agora só falta alguma lixa, uns reforços internos e a entelagem.
Alguém teria um meio rolo de monokote ou coisa parecida dessa cor pra vender? Ou então a especificação dela?
Creio que hoje termine o que falta e aí só vai ficar faltando a entelagem.[/quote:790e1a1a47]
Rafael,
Espero que esteja tudo bem com você.
Pelo manual do modelo, a entelagem é feita com o Amarelo Piper SGX331:
[url]http://www.theworldmodels.com/para/products/airplanedetails.php?airplaneid=239[/url]
disponível na HD:
[url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=SGX331[/url]
Espero ter ajudado.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Rafael Ritter
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Putz que pena pela lenha.
Tambem sinto muito pelo dedo sei o quanto isso doi e se tratando de um bisturi poderia ser pior.
Mais me diga uma coisa a eletrica original é breshed?
se não achou que o aero tava meio lento pra ele tentar fazer uma curva daquela? ou mesmo levantar tanto o nariz do bicho tão rápido.
ta ficando novo e depois nem vai dar pra perceber.
Tambem sinto muito pelo dedo sei o quanto isso doi e se tratando de um bisturi poderia ser pior.
Mais me diga uma coisa a eletrica original é breshed?
se não achou que o aero tava meio lento pra ele tentar fazer uma curva daquela? ou mesmo levantar tanto o nariz do bicho tão rápido.
ta ficando novo e depois nem vai dar pra perceber.
- warne
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[quote:6b88a72eb0="Rafael Ritter"]GRANATO, cada caso é um caso, e no caso desse AT-6 do Anderson era um prato cheio. Fiquei babando na volta, praticamente paguei pra ele pra deixar eu restaurar, hehehe.
Enquanto for hobby, tô feliz. Se vierem outros será excelente pois o problema de construir mais aeros para mim é que não tenho onde guardar.
Segue o vídeo do acidente. Aparentemente a hélice (tripá) estava desbalanceada ou com flutter, resultando em perda de potência, o que auxiliou no estol. Antes do vôo o CG foi testado várias vezes, e o kit estava original.
http://www.youtube.com/watch?v=CRK2IitTsAM
ps. não coloquei o embed só pra encher o saco do warne :P[/quote:6b88a72eb0]
Hahahahaha!!! O problema não é colocar o embed, e deixar eu com minha net lenta, esperando aparecer o danado para poder assistir o vídeo...depois de 10 minutos é que percebo que o cidadão tacou um link gigantesco que não funciona! :roll: :wink:
Mais já vi que aprendeu a usar!heheh! :twisted:
Vendo o vídeo da queda, só vem a confirmar minha tese: Modelos que tenham a frente grande ( AT-6, Fokker e Corsa), necessita de hélice grande, pois perde rendimento. O motivo da lenha foi a falta de eficiência da hélice, percebe-se que o motor quase segurou o modelo no torque roll, mas não teve rendimento para manter o voo nivelado, vindo a estolar feio.
Abs
Warne
Enquanto for hobby, tô feliz. Se vierem outros será excelente pois o problema de construir mais aeros para mim é que não tenho onde guardar.
Segue o vídeo do acidente. Aparentemente a hélice (tripá) estava desbalanceada ou com flutter, resultando em perda de potência, o que auxiliou no estol. Antes do vôo o CG foi testado várias vezes, e o kit estava original.
http://www.youtube.com/watch?v=CRK2IitTsAM
ps. não coloquei o embed só pra encher o saco do warne :P[/quote:6b88a72eb0]
Hahahahaha!!! O problema não é colocar o embed, e deixar eu com minha net lenta, esperando aparecer o danado para poder assistir o vídeo...depois de 10 minutos é que percebo que o cidadão tacou um link gigantesco que não funciona! :roll: :wink:
Mais já vi que aprendeu a usar!heheh! :twisted:
Vendo o vídeo da queda, só vem a confirmar minha tese: Modelos que tenham a frente grande ( AT-6, Fokker e Corsa), necessita de hélice grande, pois perde rendimento. O motivo da lenha foi a falta de eficiência da hélice, percebe-se que o motor quase segurou o modelo no torque roll, mas não teve rendimento para manter o voo nivelado, vindo a estolar feio.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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- Rafael Ritter
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