Nivelamento do Swash e Pitch errado

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
jvictorfc
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 9:11 pm
Localização: fortaleza

Nivelamento do Swash e Pitch errado

Mensagem por jvictorfc »

Ola Amigos,

Sou iniciante no mundo dos helis , estou montando um hk450gt e estou tendo dificuldades para ajustar os servos do mesmo.

-Todos os links foram medidos e estão no tamanho sugerido pelo manual
-Caso coloque os links em 90 graus o PITCH fica ok ZERO GRAUS. perfeito. entretanto meu swashplate fica desnivelado, um servo mais alto outros mais baixo.
-Se eu nivelo o swashplate fico com 1,5 graus no meio do stick = pitch errado.

De fato, o que é mais importante: Ter o swashplate nivelado com pitch +1 ou os servos setados a 90graus e dando ZERO Graus de pitch mais com swash fora de nivel?

É possivel manter sincronia entre as configuraçoes: Swashplate nivelado, braços em 90graus e pitch 0Graus quando stick estiver no meio?

GYRO

Outra duvida, não consigo um braço que no servo da calda de 90 graus sempre fica um pouco mais ou menos. Se nao posso usar subtrim pois meu gyro é um hk401b devo desconsiderar o fato de nao estar com 90 graus?

Muito obrigado a todos.
michell
membro
Mensagens: 479
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 1:38 pm
Localização: Indaiatuba,sp

Mensagem por michell »

esta semana fiz estas regulagem no meu 450 gt c2.
o servo de pith a 50% de aceleração não consegui que fique mecanicamente em 90º, então alterei a altura do link, mesma coisa o link de calda.
jvictorfc
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 9:11 pm
Localização: fortaleza

Mensagem por jvictorfc »

amigo, vc conseguiu nivelar a bailarina/swashplate? estou com dificuldades aqui..
Avatar do usuário
AngeloJunior
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 8:09 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por AngeloJunior »

Olá jvictorfc.

Em qual rádio está configurando.

Incorreções pequenas, acredito que possam ser feitas na função sub-trim (se tiver).

Mas deixo para os mais experientes.
[Blade CX2] [T-Rex Sport] [HK450 Pro (da DAC)] [500 ESP] [600 ESP] [Sky Raider] [Pastinha] [Scanner] [Ugly] [YAK54 EPP] (Aurora 9 - 8FG Super)
jvictorfc
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 9:11 pm
Localização: fortaleza

Mensagem por jvictorfc »

[quote:fac9d89ba9="ANGELOJUNIOR"]Olá jvictorfc.

Em qual rádio está configurando.

Incorreções pequenas, acredito que possam ser feitas na função sub-trim (se tiver).

Mas deixo para os mais experientes.[/quote:fac9d89ba9]

Colega, estou usando um dx7, verifiquei essa possibilidade do subtrim, foi atraves dele que consegui nivelar minha bailarina/swash, mais quando eu nivelo ela o pitch sai do canto e nao zera mais no meio do stick.
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Pessoal, vai aí como EU faço, é simples e fica bom:
- Com as curvas do rádio em modo Idle configuradas em 0/50/100, pontos intermediários variam, ainda nesse modo, deixe o stick do acelerador no meio, que corresponderá a 50% de aceleração e de pitch no rádio, com isso deixe os braços dos servos o máximo próximo dos 90º e, se algum não ficar perfeito, ajuste com o subtrim;
-Se a bailarina não ficar nivelada, mude o tamanho dos links que ligam os servos à bailarina, aumentando ou diminuindo no lado referente, não importa se ficar de tamanho diferente do manual;
-Aí, ainda com a aceleração em 50%, veja o pitch está em 0, se não estiver, mude o tamanho dos links que vão nos pega-pás, aumentando ou diminuindo até deixar o pitch em 0, não importa se ficar diferente do manual;
-Pronto, bailarina alinhada no meio e pitch em zero. Para fechar, é só ver se a bailarina sobe e desse alinhada, se em alguma das direções ela se movimentar desalinhada, você corrige usando os EndPoints no rádio.
jvictorfc
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 9:11 pm
Localização: fortaleza

Mensagem por jvictorfc »

[quote:474f55f73b="valter_ribeiro"]Pessoal, vai aí como EU faço, é simples e fica bom:
- Com as curvas do rádio em modo Idle configuradas em 0/50/100, pontos intermediários variam, ainda nesse modo, deixe o stick do acelerador no meio, que corresponderá a 50% de aceleração e de pitch no rádio, com isso deixe os braços dos servos o máximo próximo dos 90º e, se algum não ficar perfeito, ajuste com o subtrim;
-Se a bailarina não ficar nivelada, mude o tamanho dos links que ligam os servos à bailarina, aumentando ou diminuindo no lado referente, não importa se ficar de tamanho diferente do manual;
-Aí, ainda com a aceleração em 50%, veja o pitch está em 0, se não estiver, mude o tamanho dos links que vão nos pega-pás, aumentando ou diminuindo até deixar o pitch em 0, não importa se ficar diferente do manual;
-Pronto, bailarina alinhada no meio e pitch em zero. Para fechar, é só ver se a bailarina sobe e desse alinhada, se em alguma das direções ela se movimentar desalinhada, você corrige usando os EndPoints no rádio.[/quote:474f55f73b]

Valter,

Tem problemas nivelar a bailarina pelo subtrim e mecher nos links somente para ajustar o pitch e ter 0graus a 50? lembrando que dessa forma eu não terei os braços em 90graus. Alias, esse negocio de 90 graus afeta algo ou é apenas um ponto de referencia padrão? Muito obrigado por suas dicas. Elas foram extremamente uteis. em breve farei as alterações dependendo das duvidas desse quote agora.. Obrigado mais uma vez..
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

Cara na minha opinião, esse negocio de 90° é mais para vc ter total aproveitamento dos comandos, mas como está iniciando vc não vai precisar disso tudo.

Como vc disse vc pode deixar tudo niveldo pelo sub-trim.

Ou se preferir, deixe os servos a 90° e altere o tamanho dos links.

Esta segunda opção é melhor.

O insdispensavel ter a swash plate totalmente nivelada (caso o cg não esteja correto vc vai ter que tirmar ele depois [cabrar/picar]).

É a trimagem do heli.

Abraços!
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

O ideal seria que todos links ficassem a 90 graus do braço do servo no ponto zero (50% stick), porém se não ficarem não fará uma grande diferença para quem está aprendendo a voar...poderá fazer diferença em um heli 3D onde a precisão é fundamental.
Faça o que o colega Valter falou, primeiramente crie uma curva de pitch 0, 50, 100 e no ponto do meio do stick a bailarina tem que ficar nivelada a cerca de 10-12 mm do frame inferior. Em seguida veja o passo, que tem que ser zero, senão mexa nos links ( o pequeno que vai no pega-pás é o ajuste grosso e o comprido que sai da bailarina e pega no braço superior é o ajuste fino) até conseguir o passo zero em ambas pás.
Não esqueça! se vai mexer no passo das pás desconecte o motor.
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

[quote:317984f226="jvictorfc"][quote:317984f226="valter_ribeiro"]Pessoal, vai aí como EU faço, é simples e fica bom:
- Com as curvas do rádio em modo Idle configuradas em 0/50/100, pontos intermediários variam, ainda nesse modo, deixe o stick do acelerador no meio, que corresponderá a 50% de aceleração e de pitch no rádio, com isso deixe os braços dos servos o máximo próximo dos 90º e, se algum não ficar perfeito, ajuste com o subtrim;
-Se a bailarina não ficar nivelada, mude o tamanho dos links que ligam os servos à bailarina, aumentando ou diminuindo no lado referente, não importa se ficar de tamanho diferente do manual;
-Aí, ainda com a aceleração em 50%, veja o pitch está em 0, se não estiver, mude o tamanho dos links que vão nos pega-pás, aumentando ou diminuindo até deixar o pitch em 0, não importa se ficar diferente do manual;
-Pronto, bailarina alinhada no meio e pitch em zero. Para fechar, é só ver se a bailarina sobe e desse alinhada, se em alguma das direções ela se movimentar desalinhada, você corrige usando os EndPoints no rádio.[/quote:317984f226]

Valter,

Tem problemas nivelar a bailarina pelo subtrim e mecher nos links somente para ajustar o pitch e ter 0graus a 50? lembrando que dessa forma eu não terei os braços em 90graus. Alias, esse negocio de 90 graus afeta algo ou é apenas um ponto de referencia padrão? Muito obrigado por suas dicas. Elas foram extremamente uteis. em breve farei as alterações dependendo das duvidas desse quote agora.. Obrigado mais uma vez..[/quote:317984f226]
Os braços a 90º é para ter comandos totais para todos os lados, se tudo, passo e aceleração estarão a 50%, nada mais certo que os servos estejam no meio, não é?
Além disso, configurando desse jeito os servos trabalham menos forçados, dificilmente irão às suas extremidades, trabalhando sempre perto do meio.
Responder