Cassutt Special 35% - Definindo perfil da asa
- felipe westin
- membro
- Mensagens: 447
- Registrado em: Sáb Set 08, 2007 11:56 pm
- Localização: São Paulo - SP
Cassutt Special 35% - Definindo perfil da asa
Olá!
Nesse tópico eu irei documentar a construção de um Cassutt Special 35%, é um avião comum na Reno Air Race, uma corrida aérea que costuma acontecer na cidade de Reno, Nevada, nos Estados Unidos.
A primeira coisa que vem à cabeça é que 35% é um avião enorme, mas esse não será tão grande assim, o Cassutt é um avião pequeno com apenas 4.57m de envergadura e 4.88m de comprimento.
A minha versão vai ter cerca de 1.70m de comprimento e 1.80m de envergadura(eu irei construi-lo com uma asa trapezoidal e esse aumento na envergadura irá compensar a perda de área alar).
Motorização ainda não decidi e também estou precisando de uma ajudinha para determinar o perfil da asa.
Algumas fotos do full scale:
Versão com asa trapezoidal:
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/600/800pxrenoformula1cassut.jpg/][img:b583e7e097]http://img600.imageshack.us/img600/5512/800pxrenoformula1cassut.jpg[/img:b583e7e097][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Versão com asa retangular:
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/685/cassutt3mracer.jpg/][img:b583e7e097]http://img685.imageshack.us/img685/4585/cassutt3mracer.jpg[/img:b583e7e097][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Nesse tópico eu irei documentar a construção de um Cassutt Special 35%, é um avião comum na Reno Air Race, uma corrida aérea que costuma acontecer na cidade de Reno, Nevada, nos Estados Unidos.
A primeira coisa que vem à cabeça é que 35% é um avião enorme, mas esse não será tão grande assim, o Cassutt é um avião pequeno com apenas 4.57m de envergadura e 4.88m de comprimento.
A minha versão vai ter cerca de 1.70m de comprimento e 1.80m de envergadura(eu irei construi-lo com uma asa trapezoidal e esse aumento na envergadura irá compensar a perda de área alar).
Motorização ainda não decidi e também estou precisando de uma ajudinha para determinar o perfil da asa.
Algumas fotos do full scale:
Versão com asa trapezoidal:
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/600/800pxrenoformula1cassut.jpg/][img:b583e7e097]http://img600.imageshack.us/img600/5512/800pxrenoformula1cassut.jpg[/img:b583e7e097][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Versão com asa retangular:
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/685/cassutt3mracer.jpg/][img:b583e7e097]http://img685.imageshack.us/img685/4585/cassutt3mracer.jpg[/img:b583e7e097][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Felipe Westin
- felipe westin
- membro
- Mensagens: 447
- Registrado em: Sáb Set 08, 2007 11:56 pm
- Localização: São Paulo - SP
MotorBox, essa é a "alma" do avião, é a parte mais reforçada e onde ficam apoiadas as partes que mais sofrem estresse estrutural, como a asa, o trem de pouso e o motor.
Foi construído compensado naval 4mm, todo cortado com a ajuda de uma serra tico-tico e acabamento com a dremel.
Foi totalmente colado com epóxi 24 horas, a única parte que usou cola de madeira foi a mesa onde será apoiado o tanque de combustível ou as baterias.
Isso mesmo, ainda não decidi se será elétrico ou gasolina.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/171/dsc00845e.jpg/][img:9a1f044eba]http://img171.imageshack.us/img171/7652/dsc00845e.jpg[/img:9a1f044eba][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/707/dsc00847iv.jpg/][img:9a1f044eba]http://img707.imageshack.us/img707/4418/dsc00847iv.jpg[/img:9a1f044eba][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Foi construído compensado naval 4mm, todo cortado com a ajuda de uma serra tico-tico e acabamento com a dremel.
Foi totalmente colado com epóxi 24 horas, a única parte que usou cola de madeira foi a mesa onde será apoiado o tanque de combustível ou as baterias.
Isso mesmo, ainda não decidi se será elétrico ou gasolina.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/171/dsc00845e.jpg/][img:9a1f044eba]http://img171.imageshack.us/img171/7652/dsc00845e.jpg[/img:9a1f044eba][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/707/dsc00847iv.jpg/][img:9a1f044eba]http://img707.imageshack.us/img707/4418/dsc00847iv.jpg[/img:9a1f044eba][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
- danilofalioni2
- membro
- Mensagens: 557
- Registrado em: Seg Jan 04, 2010 12:14 pm
- Localização: são jorge do ivai paraná
- felipe westin
- membro
- Mensagens: 447
- Registrado em: Sáb Set 08, 2007 11:56 pm
- Localização: São Paulo - SP
Pessoal,
Obrigado pelos comentários.
Quanto ao motor eu estou pensando seriamente em um DLE 30 ou DLA 32.
Acredito que talvez um elétrico até fique mais barato a longo prazo mas teria que ficar carregando as baterias muito tempo para voar poucos minutos.
Até hoje eu só tive elétricos, se acabar optando por gasolina esse será o meu primeiro modelo a combustão.
Algumas fotos do início da fuselagem.
As laterais são em balsa dura 3mm com reforços internos feitos com varetas de balsa 8x8mm.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/814/dsc00906c.jpg/][img:b5a613c6c4]http://img814.imageshack.us/img814/4441/dsc00906c.jpg[/img:b5a613c6c4][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/197/dsc00907mt.jpg/][img:b5a613c6c4]http://img197.imageshack.us/img197/2636/dsc00907mt.jpg[/img:b5a613c6c4][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/14/dsc00908nzf.jpg/][img:b5a613c6c4]http://img14.imageshack.us/img14/4199/dsc00908nzf.jpg[/img:b5a613c6c4][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Obrigado pelos comentários.
Quanto ao motor eu estou pensando seriamente em um DLE 30 ou DLA 32.
Acredito que talvez um elétrico até fique mais barato a longo prazo mas teria que ficar carregando as baterias muito tempo para voar poucos minutos.
Até hoje eu só tive elétricos, se acabar optando por gasolina esse será o meu primeiro modelo a combustão.
Algumas fotos do início da fuselagem.
As laterais são em balsa dura 3mm com reforços internos feitos com varetas de balsa 8x8mm.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/814/dsc00906c.jpg/][img:b5a613c6c4]http://img814.imageshack.us/img814/4441/dsc00906c.jpg[/img:b5a613c6c4][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/197/dsc00907mt.jpg/][img:b5a613c6c4]http://img197.imageshack.us/img197/2636/dsc00907mt.jpg[/img:b5a613c6c4][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/14/dsc00908nzf.jpg/][img:b5a613c6c4]http://img14.imageshack.us/img14/4199/dsc00908nzf.jpg[/img:b5a613c6c4][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Felipe Westin
- felipe westin
- membro
- Mensagens: 447
- Registrado em: Sáb Set 08, 2007 11:56 pm
- Localização: São Paulo - SP
[quote:2d53bea77b="APOLO"]Felipe.
Muito bom, não me lembro agora o nome da bateria que carrega em 15min, acho que do site asas elétricas.
De qualquer form vai ficar lindo, capricha!!!
Grande abraço.
Apolo[/quote:2d53bea77b]
Obrigado pelo comentário, Apolo.
Com certeza vou caprichar muito nesse avião.
A bateria que você se refere provavelmente é a A123.
Eu uso essas baterias a mais ou menos 1 ano, eu mesmo monto os meus packs.
Provavelmente vou usa-las para alimentar o sistema de RC, são baterias muito robustas e confiáveis.
Muito bom, não me lembro agora o nome da bateria que carrega em 15min, acho que do site asas elétricas.
De qualquer form vai ficar lindo, capricha!!!
Grande abraço.
Apolo[/quote:2d53bea77b]
Obrigado pelo comentário, Apolo.
Com certeza vou caprichar muito nesse avião.
A bateria que você se refere provavelmente é a A123.
Eu uso essas baterias a mais ou menos 1 ano, eu mesmo monto os meus packs.
Provavelmente vou usa-las para alimentar o sistema de RC, são baterias muito robustas e confiáveis.
Felipe Westin
-
- membro
- Mensagens: 550
- Registrado em: Ter Abr 05, 2011 4:42 pm
- Localização: Rio de janeiro,Rio de janeiro
- tio cenoura
- membro
- Mensagens: 966
- Registrado em: Qui Mar 25, 2010 8:49 pm
- Localização: Floripa-SC
ééé...
eu tenho 2 aeros a gasolina, mas meus eletricos estão ficando grandes...
eu se tivesse grana, eu eletrificaria..
mas tem que comprar um carregador mais potente neh...
um ter vários acuccell e baterias pra trocar..
imagino que precisaria de uma bateria de 6S e 5.000 mA...
o legal dos gaser é o som do motor... lindoooo!!!
auhasuhsauhau
mas parabens, o aero tá bem legal e parece que vai ficar levinho...
eu tenho 2 aeros a gasolina, mas meus eletricos estão ficando grandes...
eu se tivesse grana, eu eletrificaria..
mas tem que comprar um carregador mais potente neh...
um ter vários acuccell e baterias pra trocar..
imagino que precisaria de uma bateria de 6S e 5.000 mA...
o legal dos gaser é o som do motor... lindoooo!!!
auhasuhsauhau
mas parabens, o aero tá bem legal e parece que vai ficar levinho...