Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Astor
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Set 26, 2011 4:59 pm
Localização: Parobé - RS

Mensagem por Astor »

Então para RX/glow melhor é bateria NiCd ou LiFe.
NiCd melhor comprar por aqui.
LiFe, serviria esta?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14466__Zippy_Flightmax_1100mAh_6_6v_LiFePo4_2S1P_Receiver_Pack_.html

Os 6,6V não trazem problemas para os servos e o receptor?

Desculpem tantas perguntas, mas estou voltando para o hobby e quando voava as baterias já vinham com o rádio. Não existia esta variedade e tipos de bateria - nunca lidei com LiPo e LiFe,
mas estou tentando me 'atualizar' e comprar o mais adequado.

Ainda mais uma coisa - LiPo e LiFe não tem problema de 'memória' (não viciam)? Ou é necessário um ciclador para uma vida útil maior?
O rádio tem alarme para carga baixa. Mas e o RX - como faço para verificar se a carga está
boa (num treinador, sem telemetria) numa LiFe?
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:b85057eb29="Astor"]Então para RX/glow melhor é bateria NiCd ou LiFe.
NiCd melhor comprar por aqui.
LiFe, serviria esta?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14466__Zippy_Flightmax_1100mAh_6_6v_LiFePo4_2S1P_Receiver_Pack_.html

Os 6,6V não trazem problemas para os servos e o receptor?

Desculpem tantas perguntas, mas estou voltando para o hobby e quando voava as baterias já vinham com o rádio. Não existia esta variedade e tipos de bateria - nunca lidei com LiPo e LiFe,
mas estou tentando me 'atualizar' e comprar o mais adequado.

Ainda mais uma coisa - LiPo e LiFe não tem problema de 'memória' (não viciam)? Ou é necessário um ciclador para uma vida útil maior?
O rádio tem alarme para carga baixa. Mas e o RX - como faço para verificar se a carga está
boa (num treinador, sem telemetria) numa LiFe?[/quote:b85057eb29]
Life eu recomendo as originais A123.
Life tem vida util de 1000 ciclos, não precisa ciclar, somente fazer um amaciamento e balanceamento no começo e depois é "paulera" nelas.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Astor,

Atualmente nem todos os rádios vêm com baterias e carregador porque há uma infinidade de variações do que o dono vai querer fazer com eles.

Quem voa elétricos pequenos, por exemplo, não tem a menor utilidade para uma bateria NiCd de 600mAh e 4 servos standard.

Os receptores aguentam 2S de LiFe numa boa, os servos existem os que aguentam e os que não.

Os servos que aceitam 5 células de NiCd (6,0V nominais) aguentam picos de 7,5V (a tal da NiCd 5 células assim que sai do carregador).

As LiFe assim que saem do carregador têm 7,4V, então dá na mesma.

Em todo caso, a velha receita de NiCd 600mAh 4,8V de boa qualidade ainda vale. Você pode carregar com carregador NiCd ou comprar um carregador inteligente que também já cicla, prolongando a vida útil.

Em tempo, se A123 tem vida útil de 1000 ciclos, a vida útil de uma NiCd bem cuidada é até difícil de calcular. Já usei NiCd com mais de 10 anos de uso, cicladas sempre, e a capacidade ainda era a nominal, sem degradação. Talvez não chegasse a 1000 ciclos, mas é com certeza muito tempo.
jcrocha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Jan 20, 2008 12:32 am
Localização: niteroi, rio de janeiro
Contato:

Mensagem por jcrocha »

Alexcmag, alevecchio que Tx é esse? O TX esta me dando uma surra, estou amarradão, ficou o bicho... Sigo aprendendo. ABRS.
Avatar do usuário
alevecchio
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 6:42 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por alevecchio »

[quote:d7896e424e="jcrocha"]Alexcmag, alevecchio que Tx é esse? O TX esta me dando uma surra, estou amarradão, ficou o bicho... Sigo aprendendo. ABRS.[/quote:d7896e424e]

Fala JC. Que bom que você gostou do er9x. Você vai ver que ele é extremamente customizável. Dá uma boa lida no manual dele, que o Alex traduziu para o português.

Precisando, é só escrever.

Bons voos.
Avatar do usuário
dagadaniel
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Set 10, 2008 8:15 pm
Localização: Brumadinho, MG

Mensagem por dagadaniel »

Minha dúvida "nova" é o seguinte:

Estou querendo instalar o "de volta para casa" em um aero. Aí tô querendo configurar da seguinte forma:

1 - Configuro o fail safe para ativar a aceleração a 100%. Configuro o rádio para acelerar somente até os 95%. Ou seja, quando houver perda de sinal, o fail safe acelera o aero a 100%. O "de volta para casa" é programado para ativar quando a aceleração está a 100%, que só ocorrerá quando o fail safe for acionado, fazendo com que o "de volta para casa" assuma o controle do aero e o traga de volta. Isso seria possível, ok?

2 - Outra hipótese seria a situação de o aero não estar no visual, aí eu quero que o mesmo volte, contudo não consigo acelerar a 100%, conforme pré-configurado. Posso eu desligar o rádio, para ativar o fail safe, ativando assim o "de volta para casa" e, logo que eu tiver novamente o aero no visual ligar novamente o rádio e pousar o aero com segurança?

Obs.: Claro que pergunto isso para uso em FPV. Pelo que li aqui neste tópico o fail safe desse rádio só funciona com outro módulo, no caso, o frsky, que to querendo comprar, e instalar tambem o er9x.

Vlw.
nunca eh tarde pra começar
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

1) Com o FrSky isto é possível sim, basta configurar o failsafe e depois implementar o ATV no canal do acelerador. Ou deixar uma chave com mixagem programável para acrescentar +10% ao acelerador quando acionada. Mas... por que você quer fazer isto? Você já tem 8 canais, não é preciso gambiarra para ativar o RTH.

2) Não é interessante desligar o TX em voo, porque você pode se atrapalhar na hora de ligar de novo se precisar (mensagens, chaves de condição, etc.), mas você pode usar uma chave ou potenciômetro para acionar o RTH.

Com o ER9X praticamente tudo que você imaginar fazer é possível, então sim, é possível fazer isto que você quer de uma forma ou outra.
Avatar do usuário
dagadaniel
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Set 10, 2008 8:15 pm
Localização: Brumadinho, MG

Mensagem por dagadaniel »

Correto Alex. O problema de eu ter que ativar o RTH em outro canal é que, quando faltar sinal, não conseguirei ativar o RTH. Pelo que sei (muito pouco), o Fail Safe tem muito pouco recurso de configuração, como os canais básicos (1,2,3 e 4). A não ser que dê para o fail safe ativar, por exemplo, outro canal (5,6, etc) ou potenciômetro.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:2cf84fe9cb="dagadaniel"]Correto Alex. O problema de eu ter que ativar o RTH em outro canal é que, quando faltar sinal, não conseguirei ativar o RTH. Pelo que sei (muito pouco), o Fail Safe tem muito pouco recurso de configuração, como os canais básicos (1,2,3 e 4). A não ser que dê para o fail safe ativar, por exemplo, outro canal (5,6, etc) ou potenciômetro.[/quote:2cf84fe9cb]

Se estiver falando do FrSky, o failsafe funciona em todos os canais. Portanto dá para associar uma chave para o RTH e programar o failsafe com ela ativada.

O módulo e receptor Turnigy V2 não tem failsafe, neste caso a ativação seria por ausência de sinal ou por um valor programável alternativamente, se o RTH permitir ser configurado assim.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
henry.vanderlaan
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Set 12, 2011 9:24 pm
Localização: Caceres

Mensagem por henry.vanderlaan »

Galera estou com um problema com o meu radio (Turnigy 9x v2).
Comprei de um amigo do ML, novo e tal.
Coloquei uma Bateria Lipo Turnigy 2650 mAh 3 células. Instalei e configurei meus dois modelos glow, um groovy 50 3D e um Trainer 40 asa alta da TMPRO. Enfim, fizemos o primeiro voo, tudo ok...segundo tudo certo...Ontem, ao voar o groovy, testamos as baterias antes claro, radio acusabdo 10.8 e receptor com bateria OK tbem...enfim...udo certo, aviao carregado...foi pro ar...alguns rasantes voos invertidos, coisa de 3 a 4 minutos, e de repente os comandos sumiram cara...o avião de dorso, advinha...foi pro chão...
Depois que pegamos os restos mortais do groovy, ligamos novamene fizemos os testes de comando (TUDO OK) teste de alcance (450 metros) enfim, nao encontramos o problema...Alguem me salva ai...senão vai pro lixo...
Responder