[quote:806f702673="Mac2"][quote:806f702673="Nino"]A sugestão do Marco Antônio é boa, use a configuração flaperon do rádio.
Eu já voei cada coisa, e não precisei de flap para pouso, mas se vc quer...
O cara fez de graça, então nem fale nada, cavalo dado não se olha os dentes. Mas é sempre importante lembrar, modelo acrobático requer muita atenção na hora da reforma ou conserto, adição de peso, mesmo sendo pouco, pode comprometer sua performance.
Prepare os flaps mas não os acione, venha para pouso, se vc sentir a necessidade em aciona-los, faça.
Fique muito atento, pousar com flap é diferente de um pouso sem eles.[/quote:806f702673]
Realmente Nino,
Coloquei flaperon no meu Extra e apesar de ele vir mais "lento" para o pouso ficou um pouco instável lateralmente e com vento de través ficou um caos segurá-lo alinhado. E olha que coloquei só 30% do curso para flaps...
Abs
Marco Aurelio[/quote:806f702673]
Marco Aurélio, já passei "perereco" tentando pousar com flap também, na real, não gostei, minha reclamação: o modelo ficava meio que imprevisível, e no mesmo caso que o seu, usei pouco comando.
Eu tinha a comodidade de uma chave com três posições de flap.
Interessante é pegar altura contra o vento fraco com flap, o modelo na horizontal subindo, subindo, subindo...
Usar aileron como flap faz o aero estolar de ponta de asa ?
- LaercioLMB
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Se o seu aeromodelo está pesado, não espere que ele tenha a mesma velocicade de pouso de antes, pois aumentopu a carga alar e com isso, aumentou a velocidade de estol e não será um flap que irá mudar isso.
Um flap até diminui a velocidade de estol um pouco, mas aumenta o arrasto e tudo isso influencia.
Então, não espere um pouso lento como antes, pois não terá mais.
Um flap até diminui a velocidade de estol um pouco, mas aumenta o arrasto e tudo isso influencia.
Então, não espere um pouso lento como antes, pois não terá mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Gilberto
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O flap tem duas funções, aumentar o CL (coeficiente de sustentação) e também aumenta o arrasto servindo como freio aerodinâmico.
A eficiência do flap depende muito da aerodinâmica e do projeto do perfil. Um aileron chato que normalmente não acompanha o formato do aerofólio como normalmente ocorre nos aeromodelos, na função flaperon terá uma eficiência relativa, se fosse parte integrante do formato do aerofólio seria melhor.
Quando o flap é acionado ele aumenta a curvatura do aerofólio aumentando o CL, consequentemente pode voar mais devagar com a mesma sustentação, contudo, ele não aumenta o ângulo crítico, ou seja, irá estolar com o mesmo ângulo que anteriormente e o flap abaixado já posiciona a asa com um ângulo mais perto do crítico. O pouso também se torna mais crítico porque os comandos ficam menos eficientes em baixas velocidades necessitando de mais comando, o que facilita o estol.
Em outras palavras, não é fácil prever o comportamento do seu modelo com flaperon, o ideal é fazer a configuração e acionar com uma boa altitude e redução de velocidade, assim se o comportamento for inadequado é só retornar ao zero e pousar sem flap mesmo.
Não posso dizer que conheço o Showtime, mas 381g é uma boa diferença de peso, não esqueça de verificar o CG.
A eficiência do flap depende muito da aerodinâmica e do projeto do perfil. Um aileron chato que normalmente não acompanha o formato do aerofólio como normalmente ocorre nos aeromodelos, na função flaperon terá uma eficiência relativa, se fosse parte integrante do formato do aerofólio seria melhor.
Quando o flap é acionado ele aumenta a curvatura do aerofólio aumentando o CL, consequentemente pode voar mais devagar com a mesma sustentação, contudo, ele não aumenta o ângulo crítico, ou seja, irá estolar com o mesmo ângulo que anteriormente e o flap abaixado já posiciona a asa com um ângulo mais perto do crítico. O pouso também se torna mais crítico porque os comandos ficam menos eficientes em baixas velocidades necessitando de mais comando, o que facilita o estol.
Em outras palavras, não é fácil prever o comportamento do seu modelo com flaperon, o ideal é fazer a configuração e acionar com uma boa altitude e redução de velocidade, assim se o comportamento for inadequado é só retornar ao zero e pousar sem flap mesmo.
Não posso dizer que conheço o Showtime, mas 381g é uma boa diferença de peso, não esqueça de verificar o CG.