Usar aileron como flap faz o aero estolar de ponta de asa ?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:806f702673="Mac2"][quote:806f702673="Nino"]A sugestão do Marco Antônio é boa, use a configuração flaperon do rádio.
Eu já voei cada coisa, e não precisei de flap para pouso, mas se vc quer...
O cara fez de graça, então nem fale nada, cavalo dado não se olha os dentes. Mas é sempre importante lembrar, modelo acrobático requer muita atenção na hora da reforma ou conserto, adição de peso, mesmo sendo pouco, pode comprometer sua performance.
Prepare os flaps mas não os acione, venha para pouso, se vc sentir a necessidade em aciona-los, faça.
Fique muito atento, pousar com flap é diferente de um pouso sem eles.[/quote:806f702673]
Realmente Nino,

Coloquei flaperon no meu Extra e apesar de ele vir mais "lento" para o pouso ficou um pouco instável lateralmente e com vento de través ficou um caos segurá-lo alinhado. E olha que coloquei só 30% do curso para flaps...

Abs

Marco Aurelio[/quote:806f702673]

Marco Aurélio, já passei "perereco" tentando pousar com flap também, na real, não gostei, minha reclamação: o modelo ficava meio que imprevisível, e no mesmo caso que o seu, usei pouco comando.
Eu tinha a comodidade de uma chave com três posições de flap.
Interessante é pegar altura contra o vento fraco com flap, o modelo na horizontal subindo, subindo, subindo...
Nino Silveira.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se o seu aeromodelo está pesado, não espere que ele tenha a mesma velocicade de pouso de antes, pois aumentopu a carga alar e com isso, aumentou a velocidade de estol e não será um flap que irá mudar isso.
Um flap até diminui a velocidade de estol um pouco, mas aumenta o arrasto e tudo isso influencia.
Então, não espere um pouso lento como antes, pois não terá mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

A ideia é tentar diminuir o estrago, como antes sei q nao vai ser, o peso extra ta na casa dos 8%, assim que testar coloco os resultados. valeu pessoal.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

O flap tem duas funções, aumentar o CL (coeficiente de sustentação) e também aumenta o arrasto servindo como freio aerodinâmico.
A eficiência do flap depende muito da aerodinâmica e do projeto do perfil. Um aileron chato que normalmente não acompanha o formato do aerofólio como normalmente ocorre nos aeromodelos, na função flaperon terá uma eficiência relativa, se fosse parte integrante do formato do aerofólio seria melhor.
Quando o flap é acionado ele aumenta a curvatura do aerofólio aumentando o CL, consequentemente pode voar mais devagar com a mesma sustentação, contudo, ele não aumenta o ângulo crítico, ou seja, irá estolar com o mesmo ângulo que anteriormente e o flap abaixado já posiciona a asa com um ângulo mais perto do crítico. O pouso também se torna mais crítico porque os comandos ficam menos eficientes em baixas velocidades necessitando de mais comando, o que facilita o estol.
Em outras palavras, não é fácil prever o comportamento do seu modelo com flaperon, o ideal é fazer a configuração e acionar com uma boa altitude e redução de velocidade, assim se o comportamento for inadequado é só retornar ao zero e pousar sem flap mesmo.
Não posso dizer que conheço o Showtime, mas 381g é uma boa diferença de peso, não esqueça de verificar o CG.
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Resultado da historia...
Aero pronto esta pesando 4,6kg com tanque vazio o manual recomenda peso entre 3,6-4,1kg.
Ou seja ferrou, acho que agora tenho uma balinha, vai fazer só voo esporte e pouso de F3A!!!
Responder