Zagi THL (Thermal Hand Launch) Vídeo, Projeto, Medidas Pág1.
- Marcos Quito
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PARABÉNS !!
Cara esse planeco tá voando muito !
Eu acho que não encontrei as specs dele - env, corda, peso, e o perfil.
Excelente planeio !
Lembro que vc já levou a alula neste mesmo estacionamento e não dá para comparar a performance.
Uma asa tipo zagi é f.... muito boa de planeio.
Cara esse planeco tá voando muito !
Eu acho que não encontrei as specs dele - env, corda, peso, e o perfil.
Excelente planeio !
Lembro que vc já levou a alula neste mesmo estacionamento e não dá para comparar a performance.
Uma asa tipo zagi é f.... muito boa de planeio.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Jorge Eloi de Almeida
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- alexandre lopes
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[quote:a16033c617="Marcos Quito"]PARABÉNS !!
Cara esse planeco tá voando muito !
Eu acho que não encontrei as specs dele - env, corda, peso, e o perfil.
Excelente planeio !
Lembro que vc já levou a alula neste mesmo estacionamento e não dá para comparar a performance.
Uma asa tipo zagi é f.... muito boa de planeio.[/quote:a16033c617]
Obrigado Quito, um elogio seu dá um gás a mais, para continuar as construções de modelos simples para Dlg/Hlg.
Esse planador é o que se pode chamar de asa mágica, está rendendo muito em voo.
Foi neste estacionamento mesmo, que fiz alguns testes com as alulas. Essa asa de longe, rende muito mais, cansa menos no lançamento, e é super fácil de manobrar.
Hoje com o vento sul na casa dos 5 km/h, nesta inclinação de 3 metros do estacionamento, consegui um efeito rampa e entrei em várias bolhas termais. :D
Gravei vários vídeos subindo nas bolhas termais no lançamento hlg, era uma bolha atrás da outra. Foi uma experiencia incrível os testes de hoje, que pena que éram apenas bolhas, térmica forte não apareceu nenhuma. :shock:
Tirei alguns print screen do google earth e site de tempo, para colocar os dados sobre inclinação de terreno, velocidade do vento e diferença entre mínima e máxima na temperatura.
A ideia é levantar o máximo de dados possíveis, para que outras pessoas possam usar essas referencias, para adaptar locais de voos com essas características em suas cidades.
Todos voando com a mesma carga alar, e condições mencionadas acima, é certeza de se beneficiarem deste efeito rampa para conseguir fazer bons voos lançados no estilo hlg.
Vou detalhar o projeto sim, amanhã passo as medidas. Pretendo comercializar alguns kits, mas também quero deixar o projeto aberto, para que qualquer um possa construir sua asa.
:!: A única informação que não pretendo passar é a do perfil usado. Explico o porque?! :wink:
Gostaria muito de criar aqui no e-voo um "Hand Launch Glider Contest", com vários construtores usando perfis diferentes poderíamos comparar resultados.
Com os dados de enflechamento, corda e elevons que irei informar, fica fácil conseguir o balanceamento de cg com dois servos de 5g, bateria 9g e receptor 4g. Isso usando depron 4mm nacional, para construção de elevons e winglets.
De noite subo o vídeo no youtube, tenho certeza que irá gostar do que vai ver. :D
Abraço.
Cara esse planeco tá voando muito !
Eu acho que não encontrei as specs dele - env, corda, peso, e o perfil.
Excelente planeio !
Lembro que vc já levou a alula neste mesmo estacionamento e não dá para comparar a performance.
Uma asa tipo zagi é f.... muito boa de planeio.[/quote:a16033c617]
Obrigado Quito, um elogio seu dá um gás a mais, para continuar as construções de modelos simples para Dlg/Hlg.
Esse planador é o que se pode chamar de asa mágica, está rendendo muito em voo.
Foi neste estacionamento mesmo, que fiz alguns testes com as alulas. Essa asa de longe, rende muito mais, cansa menos no lançamento, e é super fácil de manobrar.
Hoje com o vento sul na casa dos 5 km/h, nesta inclinação de 3 metros do estacionamento, consegui um efeito rampa e entrei em várias bolhas termais. :D
Gravei vários vídeos subindo nas bolhas termais no lançamento hlg, era uma bolha atrás da outra. Foi uma experiencia incrível os testes de hoje, que pena que éram apenas bolhas, térmica forte não apareceu nenhuma. :shock:
Tirei alguns print screen do google earth e site de tempo, para colocar os dados sobre inclinação de terreno, velocidade do vento e diferença entre mínima e máxima na temperatura.
A ideia é levantar o máximo de dados possíveis, para que outras pessoas possam usar essas referencias, para adaptar locais de voos com essas características em suas cidades.
Todos voando com a mesma carga alar, e condições mencionadas acima, é certeza de se beneficiarem deste efeito rampa para conseguir fazer bons voos lançados no estilo hlg.
Vou detalhar o projeto sim, amanhã passo as medidas. Pretendo comercializar alguns kits, mas também quero deixar o projeto aberto, para que qualquer um possa construir sua asa.
:!: A única informação que não pretendo passar é a do perfil usado. Explico o porque?! :wink:
Gostaria muito de criar aqui no e-voo um "Hand Launch Glider Contest", com vários construtores usando perfis diferentes poderíamos comparar resultados.
Com os dados de enflechamento, corda e elevons que irei informar, fica fácil conseguir o balanceamento de cg com dois servos de 5g, bateria 9g e receptor 4g. Isso usando depron 4mm nacional, para construção de elevons e winglets.
De noite subo o vídeo no youtube, tenho certeza que irá gostar do que vai ver. :D
Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- alexandre lopes
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- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
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[quote:b62e832f27="Jorge Eloi de Almeida"]Maravilha de asa planadora,as especificações serão publicadas? Parabens![/quote:b62e832f27]
Valeu Jorge!
Amanhã anoto as medidas da asa e posto no tópico. Está saindo um vídeo novo dos testes de hoje, se achou esses dois primeiros testes bons ...
Aguarde o terceiro teste, com trim e cg melhor ajustados! :wink:
Abraço.
Valeu Jorge!
Amanhã anoto as medidas da asa e posto no tópico. Está saindo um vídeo novo dos testes de hoje, se achou esses dois primeiros testes bons ...
Aguarde o terceiro teste, com trim e cg melhor ajustados! :wink:
Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- alexandre lopes
- membro
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- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
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[quote:10bb7eb354="thi_cesar"]Voa muito em Alexandre!!!
Quando vai começar a vender uns cortes destas asinha hein??
Abraço.
Thiago[/quote:10bb7eb354]
Thiago,
Estou testando bastante a asa antes de comercializar, meu compromisso não é só oferecer um produto, mas sim, uma experiência única de pilotar um planador termal de alta performance.
Dentro de 7 dias devo estar anunciando nos classificados do fórum, se quiser, pode reservar por mp.
Abraço.
Quando vai começar a vender uns cortes destas asinha hein??
Abraço.
Thiago[/quote:10bb7eb354]
Thiago,
Estou testando bastante a asa antes de comercializar, meu compromisso não é só oferecer um produto, mas sim, uma experiência única de pilotar um planador termal de alta performance.
Dentro de 7 dias devo estar anunciando nos classificados do fórum, se quiser, pode reservar por mp.
Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- alexandre lopes
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Há quase 1 ano atrás, havia comentado no tópico das alulas a possibilidade de pegar térmicas de baixa altitude em estacionamentos.
Se o planador for realmente eficiente, o asfalto aquecido quando recebe o vento dissipa essas bolhas termais.
Existe um estudo sobre ilha de calor neste link >> http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Ilha_de_calor
No teste de hoje, foi possível comprovar que voar com carga alar de 5.6g/dm2 em estacionamentos, é garantia de brincar com essas bolhas.
A inclinação do terreno é de 3 metros segundo o google earth, com o vento de frente (sul) cria o efeito de rampa para conseguir uma altitude melhor no lançamento de mão.
[b:07b336896c]ZAGI HLG 5.6g/dm2 "Magic Wing" - Launching in a thermal bubble.[/b:07b336896c]
[yt]zITuMoImDeM[/yt]
[img:07b336896c]http://img254.imageshack.us/img254/8195/magicwingcentroregional.jpg[/img:07b336896c]
Se o planador for realmente eficiente, o asfalto aquecido quando recebe o vento dissipa essas bolhas termais.
Existe um estudo sobre ilha de calor neste link >> http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Ilha_de_calor
No teste de hoje, foi possível comprovar que voar com carga alar de 5.6g/dm2 em estacionamentos, é garantia de brincar com essas bolhas.
A inclinação do terreno é de 3 metros segundo o google earth, com o vento de frente (sul) cria o efeito de rampa para conseguir uma altitude melhor no lançamento de mão.
[b:07b336896c]ZAGI HLG 5.6g/dm2 "Magic Wing" - Launching in a thermal bubble.[/b:07b336896c]
[yt]zITuMoImDeM[/yt]
[img:07b336896c]http://img254.imageshack.us/img254/8195/magicwingcentroregional.jpg[/img:07b336896c]
- osvaldoljunior
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- Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
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Motivado por este tópico tentei uma experiencia de asa hlg no mesmo estilo, so que fiz de deprom, no estilo em que você dobra o deprom pra obter o perfil, o resultado foi uma zagi de 1,2m pesando cerca de 250 gramas (precisei de muito lastro) com poucos comandos (fiz os ailerons pequenos demais) e quase sem flutuação (o perfil ficou fino).
Como o perfil de deprom não tem o formato final igual o das zagis, isso ficou por conta dos ailerons cabrados, oque prejudicou ainda mais a asa com arrasto.
Já comecei fazendo sabendo que tinha tudo pra dar errado, mas mesmo assim sempre quis testar esse tipo de construção, acho que se eu aumentar os ailerons e motorizar talvez de pra salvar a asa, ou talvez testar ela no lift de pirapora (acho que vou tentar dar esta chance antes de colocar motor), mas faltou realmente um perfil mais grosso, ela corta muito o vento e vai embora...
Bem tai minha experiencia frustada, afinal também aprendemos dos erros!
Como o perfil de deprom não tem o formato final igual o das zagis, isso ficou por conta dos ailerons cabrados, oque prejudicou ainda mais a asa com arrasto.
Já comecei fazendo sabendo que tinha tudo pra dar errado, mas mesmo assim sempre quis testar esse tipo de construção, acho que se eu aumentar os ailerons e motorizar talvez de pra salvar a asa, ou talvez testar ela no lift de pirapora (acho que vou tentar dar esta chance antes de colocar motor), mas faltou realmente um perfil mais grosso, ela corta muito o vento e vai embora...
Bem tai minha experiencia frustada, afinal também aprendemos dos erros!