Motorização para planador RES 2.5m?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
jorge
membro
Mensagens: 562
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 8:17 pm
Localização: Niteroi RJ

Mensagem por jorge »

[quote:823d1a5210="kamikaze4206"]Jorge, descartando a mesa de servos e mesmo sem medir, com certeza esse motor cabe, porém me ocorreu uma coisa. Quanto ao empuxo do motor, se levarmos em conta que os planadores tem pesos entre, 1,4 kg e 1,6, esse motor não deixaria a desejar quanto a capacidade de subida, ou seja, se o motor for fraco demais ele teria de ficar se arrastando para subir, tornando muito mais demorada a subida até uma determinada altura antes de se cortar o motor? Estou meio por fora da relação de empuxo que a galera costuma usar por aí mas em todos os meus modelos sempre uso motores com empuxo superior ao peso do planador. Exemplo disso era o CUC que construi e ficou com 1,05 kg que equipei com um motor de 1,8kg de empuxo, justamente para que não houvesse um consumo alto da bateria e que sua razão de subida (tempo x altura) não ficassa ruim. Isso fazia com que o planador saisse praticamente na vertical. Entendeu o que mais ou menos?[/quote:823d1a5210]

Até por que na categoria Ales a subida dos planadores são rápidas, mais a minha duvida é motor com relação a o tamanho da Hélice. E ai? :?
detesto Itaipuaçú.....................
Avatar do usuário
kamikaze4206
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 7:38 pm
Localização: São Gonçalo, RJ

Mensagem por kamikaze4206 »

[quote:b458677f37="jorge"][quote:b458677f37="kamikaze4206"]Jorge, descartando a mesa de servos e mesmo sem medir, com certeza esse motor cabe, porém me ocorreu uma coisa. Quanto ao empuxo do motor, se levarmos em conta que os planadores tem pesos entre, 1,4 kg e 1,6, esse motor não deixaria a desejar quanto a capacidade de subida, ou seja, se o motor for fraco demais ele teria de ficar se arrastando para subir, tornando muito mais demorada a subida até uma determinada altura antes de se cortar o motor? Estou meio por fora da relação de empuxo que a galera costuma usar por aí mas em todos os meus modelos sempre uso motores com empuxo superior ao peso do planador. Exemplo disso era o CUC que construi e ficou com 1,05 kg que equipei com um motor de 1,8kg de empuxo, justamente para que não houvesse um consumo alto da bateria e que sua razão de subida (tempo x altura) não ficassa ruim. Isso fazia com que o planador saisse praticamente na vertical. Entendeu o que mais ou menos?[/quote:b458677f37]

Até por que na categoria Ales a subida dos planadores são rápidas, mais a minha duvida é motor com relação a o tamanho da Hélice. E ai? :?[/quote:b458677f37]

Jorge, mas na própria própria página diz que o empuxo máximo dele é de 800gr e com uma bateria 3s precisa de um hélice 9x6. Acho que mais que isso pode queimar o motor ou speed. Para se ter uma subida rápida teria que ter um motor pelo menos com empuxo igual ao pedo do planador. Estou certo?

Spec.
Battery: 2~3 Cell /7.4~11.1V
RPM: 750kv
Max current: 14A
No load current: 0.8A
Max power: 210W
Internal resistance: 0.160 ohm
Weight: 71g (including connectors)
Diameter of shaft: 4mm
Dimensions: 28x36m
Prop size: 7.4V/12x6 11.1V/9x6
Max thrust: 800g
Se cair, do chão não passa !
Avatar do usuário
kamikaze4206
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 7:38 pm
Localização: São Gonçalo, RJ

Mensagem por kamikaze4206 »

[quote:f1984ae275="kamikaze4206"][quote:f1984ae275="jorge"][quote:f1984ae275="kamikaze4206"]Jorge, descartando a mesa de servos e mesmo sem medir, com certeza esse motor cabe, porém me ocorreu uma coisa. Quanto ao empuxo do motor, se levarmos em conta que os planadores tem pesos entre, 1,4 kg e 1,6, esse motor não deixaria a desejar quanto a capacidade de subida, ou seja, se o motor for fraco demais ele teria de ficar se arrastando para subir, tornando muito mais demorada a subida até uma determinada altura antes de se cortar o motor? Estou meio por fora da relação de empuxo que a galera costuma usar por aí mas em todos os meus modelos sempre uso motores com empuxo superior ao peso do planador. Exemplo disso era o CUC que construi e ficou com 1,05 kg que equipei com um motor de 1,8kg de empuxo, justamente para que não houvesse um consumo alto da bateria e que sua razão de subida (tempo x altura) não ficassa ruim. Isso fazia com que o planador saisse praticamente na vertical. Entendeu o que mais ou menos?[/quote:f1984ae275]

Até por que na categoria Ales a subida dos planadores são rápidas, mais a minha duvida é motor com relação a o tamanho da Hélice. E ai? :?[/quote:f1984ae275]

Jorge, mas na própria própria página diz que o empuxo máximo dele é de 800gr e com uma bateria 3s precisa de um hélice 9x6. Acho que mais que isso pode queimar o motor ou speed. Para se ter uma subida rápida teria que ter um motor pelo menos com empuxo igual ao peso do planador. Estou certo?

Spec.
Battery: 2~3 Cell /7.4~11.1V
RPM: 750kv
Max current: 14A
No load current: 0.8A
Max power: 210W
Internal resistance: 0.160 ohm
Weight: 71g (including connectors)
Diameter of shaft: 4mm
Dimensions: 28x36m
Prop size: 7.4V/12x6 11.1V/9x6
Max thrust: 800g[/quote:f1984ae275]
Se cair, do chão não passa !
pduessel
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Out 16, 2008 9:51 pm
Localização: são paulo

Mensagem por pduessel »

Jorege eu estou montando um motoplanador com esse pod tambem. e um de 2m de asa e dei uma encurtada no nariz desse pod para não ficar muito narigudo na asa de 2m. Nessa planador vou fazer o nose-cone fixo com cokpit paa ter acesso aos servo.
o moto tem que ser bem estreito, o meu e um 2206 ( http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14735) e uma hélice 8X6 +-300g de empuxo com 10.8A ou 9.5x8 +-430g de empuxo com 13A usando uma bateria 2S 20C (se a memória não me falha) vou postar fotos mais tarde.

abs

Peter
Avatar do usuário
jorge
membro
Mensagens: 562
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 8:17 pm
Localização: Niteroi RJ

Mensagem por jorge »

Diogo eu acho que o ideal seria essa velocidade para subida, veja no vídeo.... :shock:

[yt]RHgcykD-i_s&feature=related[/yt]


.. :wink: :wink: :D
Avatar do usuário
kamikaze4206
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 7:38 pm
Localização: São Gonçalo, RJ

Mensagem por kamikaze4206 »

Blz, por isso que questionei quanto à motorização que postou, pois para se ter uma subida pelo menos parecida com esta, o empuxo do motor tem de ser pelo menos igual ao peso do planador.
Avatar do usuário
jorge
membro
Mensagens: 562
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 8:17 pm
Localização: Niteroi RJ

Mensagem por jorge »

Diogo então faz uma configuração boa para nós, você tem mais experiência com motores.

valew :mrgreen:
Avatar do usuário
Andre Quadrado
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 2:41 pm
Localização: Curitiba, Paraná

Mensagem por Andre Quadrado »

vejam o que acham deste F3J que eletrifiquei, seria algo mais ou menos com essa razão de subida?

[vm]20917347[/vm]

Abraços,
André
Avatar do usuário
kamikaze4206
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 7:38 pm
Localização: São Gonçalo, RJ

Mensagem por kamikaze4206 »

Acho que por aí André. Qual o peso do planador e o empuxo do motor?
Avatar do usuário
Andre Quadrado
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 2:41 pm
Localização: Curitiba, Paraná

Mensagem por Andre Quadrado »

o planador pesa 2100g, o empuxo eu não sei certinho, mas segundo o motor calc da Neu está em torno de 2200g.
Acho que o segredo é seguir a regra que o pessoal de F5J faz, eles usam 200W/Kg, no caso deste modelo de 2Kg são 400W de potência, é o que está sendo usado.
Você não terá nenhuma super performance de subida, mas é o equilibrio entre peso, potência e eficiência :-)
Responder