Rádio Turnigy 9X - Novo tópico

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Alex o fio não foi emendado, o pedaço que que ficou no módulo foi cortado e o resto foi soldado do jeito que era antes, o que aconteceu foi que o fio ficou mais curto... acho que uns 2 ou 3 cm mais curto.

Com isso tenho muita perda de sinal?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:ad57f8785d="Leonardo Camargo Corrêa"]Alex o fio não foi emendado, o pedaço que que ficou no módulo foi cortado e o resto foi soldado do jeito que era antes, o que aconteceu foi que o fio ficou mais curto... acho que uns 2 ou 3 cm mais curto.

Com isso tenho muita perda de sinal?[/quote:ad57f8785d]

Tem sim. A antena por si só não fica na impedância correta, o que ajusta a impedância neste caso é o comprimento do fio, geralmente é em múltiplos ímpares de 1/4 do comprimento de onda multiplicado pelo fator de velocidade do cabo, 3/4 de onda, 5/4 de onda, etc.

Se ficar em onda completa parte do sinal volta para o transceptor, superaquecendo-o e deixando sair pouca coisa pela antena.

Se ficar em tamanhos errados a impedância não coincidirá com a prevista no circuito e você pode ter pouca eficiência (por exemplo, um fone de ouvido de 32 ohms não dá o mesmo nível de volume de um auto-falante de 4 ohms), superaquecimento e distorção (imagine um auto-falante de 4 ohms num amplificador de 8) ou até mesmo quase nada saindo (exemplo, ligar uma caixa acústica de 4 ohms na saída de fone de ouvido do PC...).
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

O que me sugere como solução?

Eu mandei vir um módulo FrSKY, mas pretendia usar o turnigy para aeros elétricos pequenos pois os receptores são bem baratos...
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

[quote:ed7cbd0c9f="Leonardo Camargo Corrêa"]O que me sugere como solução?

Eu mandei vir um módulo FrSKY, mas pretendia usar o turnigy para aeros elétricos pequenos pois os receptores são bem baratos...[/quote:ed7cbd0c9f]

Arruma uma antena original com cabo no comprimento original...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: THX + FRSky + FrSky Dashboard Android

Mensagem por alexcmag »

[quote:f42320fc8e="JoaoBatistaJr"][quote:f42320fc8e="alexcmag"]Tem aplicativo para celular ( https://play.google.com/store/apps/details?id=biz.onomato.frskydash ) que fala os parâmetros da telemetria, em inglês mas bem configurável, estou esperando uma interface RS232-Bluetooth para começar a usá-lo.

Esta placa FlySky9x tem saída de fone de ouvido, mas não analisei os detalhes ainda.[/quote:f42320fc8e]

Fala Alex.

Sua interface RS232 chegou? To querendo comprar duas, uma pro HK T6A (para trocar de modelo em campo)

E outra pra usar com o Th9x ER9xFrSky e FrSky Dashboard Android.

Será que posso pedir duas dessas?

http://www.dealextreme.com/p/wireless-bluetooth-rs232-ttl-transceiver-module-80711

Um amigo usou ela no T6A. Com dois diodos 1N4007 na alimentação dele pra baixar de 5 para 3,3v. o resto (RX, TX e GND) ligou na interface USB do T
6a e tá funcionando numa boa.

Mas no TH9x não achei documentação pra funcionar com o FrSky Dashboard.[/quote:f42320fc8e]

Só para complementar, peguei este carinha e liguei no meu rádio.

Nem me preocupei em baixar a tensão com diodos, o consumo é bem baixo então alimentei com o regulador de 3V3 (tensão do display), acho que não tem problema em compartilhar um regulador de 100mA entre um LCD e um módulo bluetooth que não gastam 10mA cada na média.

O sinal TTL eu apliquei a um divisor de tensão com resistor de 10K e 20K, a velocidade já vem a 9600 N81 que por "coincidência" é a mesma usada pelo módulo, ou seja, foi quase plug and play.

Criei coragem, liguei, pareei o celular e os valores de RSSI já começaram a aparecer na tela. Ajustei a escala, texto e uma voz feminina começou a anunciar a tensão da minha bateria.

Adorei!!!

Na verdade não é a primeira vez que testo telemetria com voz, já tinha experimentado no Graupner MX20, mas desta vez é meu :P Faz tempo que não me divirto tanto com algo tão barato. Recomendo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
JoaoBatistaJr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Ago 18, 2011 11:15 pm
Localização: Contagem, MG

Re: THX + FRSky + FrSky Dashboard Android

Mensagem por JoaoBatistaJr »

[quote:93efe8fafa="alexcmag"][quote:93efe8fafa="JoaoBatistaJr"][quote:93efe8fafa="alexcmag"]Tem aplicativo para celular ( https://play.google.com/store/apps/details?id=biz.onomato.frskydash ) que fala os parâmetros da telemetria, em inglês mas bem configurável, estou esperando uma interface RS232-Bluetooth para começar a usá-lo.

Esta placa FlySky9x tem saída de fone de ouvido, mas não analisei os detalhes ainda.[/quote:93efe8fafa]

Fala Alex.

Sua interface RS232 chegou? To querendo comprar duas, uma pro HK T6A (para trocar de modelo em campo)

E outra pra usar com o Th9x ER9xFrSky e FrSky Dashboard Android.

Será que posso pedir duas dessas?

http://www.dealextreme.com/p/wireless-bluetooth-rs232-ttl-transceiver-module-80711

Um amigo usou ela no T6A. Com dois diodos 1N4007 na alimentação dele pra baixar de 5 para 3,3v. o resto (RX, TX e GND) ligou na interface USB do T
6a e tá funcionando numa boa.

Mas no TH9x não achei documentação pra funcionar com o FrSky Dashboard.[/quote:93efe8fafa]

Só para complementar, peguei este carinha e liguei no meu rádio.

Nem me preocupei em baixar a tensão com diodos, o consumo é bem baixo então alimentei com o regulador de 3V3 (tensão do display), acho que não tem problema em compartilhar um regulador de 100mA entre um LCD e um módulo bluetooth que não gastam 10mA cada na média.

O sinal TTL eu apliquei a um divisor de tensão com resistor de 10K e 20K, a velocidade já vem a 9600 N81 que por "coincidência" é a mesma usada pelo módulo, ou seja, foi quase plug and play.

Criei coragem, liguei, pareei o celular e os valores de RSSI já começaram a aparecer na tela. Ajustei a escala, texto e uma voz feminina começou a anunciar a tensão da minha bateria.

Adorei!!!

Na verdade não é a primeira vez que testo telemetria com voz, já tinha experimentado no Graupner MX20, mas desta vez é meu :P Faz tempo que não me divirto tanto com algo tão barato. Recomendo.[/quote:93efe8fafa]
Bacana ddemais. Se tiver tempo, faz um filminho pra gente ver. To doido pro meu chegar. Comprei esse do link mesmo daDX. Ele é minusculo. Mas por que o divisor de tensão no sinal. Pelo jeito vc colocou dentro do rádio. Pra ter puxado do de 3,3v. to pensando em colocar uns plugs machos nas costas do modulo do frsky. Tirados do modulo do th9x que acabei colocando dentro do rádio. Daí quando colocar o modulo ja conecta tudo por traz. fica limpo.

Valeu pelo retorno. Mas agora vai demorar mais a minha espera.
JoaoBatistaJr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Ago 18, 2011 11:15 pm
Localização: Contagem, MG

Mensagem por JoaoBatistaJr »

Aaahhh ta. O divisor de tensão para o sensor ligado a bateria e ao rx no avião. Fiz um tambem. Mas com resisto de 1/4w. Aqui em BH nao achei de 1/8 nem pra remédio. Ainda não testei. Será que vai funcionar. ??
JoaoBatistaJr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Ago 18, 2011 11:15 pm
Localização: Contagem, MG

Mensagem por JoaoBatistaJr »

Comprei a quase um mês, e ainda não chegou, tem tanto tempo que nem lembrava mais dos detalhes, nem desse video:

[yt]http://www.youtube.com/watch?v=xQR--Dkr3NM[/yt]
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Coloquei dentro do rádio, achei mais fácil, ali o sinal já é TTL e já tem alimentação perto. Só coloquei o divisor resistivo, como disse, no próprio módulo (um resistor de 15K do RX para o terra, puxei um fio do RX para ligar no pino do processador e já enfiei um resistor de 10K no meio dele, embrulhei em termoretrátil e deixei por lá.

A serial dele é TTL, e como está alimentado com 3,3V achei de bom tom mandar sinal TTL de 3,3V também... Provavelmente não seria necessário mesmo, a maioria dos microcontroladores atuais tem proteção com diodos do sinal para o VCC, provavelmente um único resistor já seria suficiente para o sinal que entra não queimá-lo, mas não arrisquei.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Coloquei dentro do rádio, achei mais fácil, ali o sinal já é TTL e já tem alimentação perto. Só coloquei o divisor resistivo, como disse, no próprio módulo (um resistor de 15K do RX para o terra, puxei um fio do RX para ligar no pino do processador e já enfiei um resistor de 10K no meio dele, embrulhei em termoretrátil e deixei por lá.

A serial dele é TTL, e como está alimentado com 3,3V achei de bom tom mandar sinal TTL de 3,3V também... Provavelmente não seria necessário mesmo, a maioria dos microcontroladores atuais tem proteção com diodos do sinal para o VCC, provavelmente um único resistor já seria suficiente para o sinal que entra não queimá-lo, mas não arrisquei.
Responder