motor ASP .52 2T danificando filamento de vela

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Overdie
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Mai 28, 2011 11:12 am
Localização: Perdoes Minas Gerais

Mensagem por Overdie »

Até concordo em parte com o fernando muraishi quanto ao tamanho da indicada no manual mas tenho um deste motor e uso hélices 11x8 e nunca tive problemas, quanto ao starter realmente é o mesmo processo que faço...
kellerkichel
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Fev 23, 2012 10:02 am
Localização: Fco. Beltrão

Mensagem por kellerkichel »

Opa amigo, tenho 1 ASP52 que no começo também me deu dor de cabeça com vela... cada final de semana era uma vela queimada... para normalizar minha situação fiz o seguinte:

1 - Abri o motor, limpei ele inteiro (havia restos de usinagem dentro) e lubrifiquei.
2 - Troquei a vela original para uma A3 (até hoje utilizo a A3 sem problemas)
3 - Comecei a rodar com o motor um pouquinho gordo

e voei feliz para sempre ahuehuaehu
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:2c8c633b29="fernando muraishi"]pode ser estar girando muito,tente uma hélice 12x6.uma 10x6 como indica o manual é pequena para esse motor![/quote:2c8c633b29]

não, o manual diz que a hélice ideal recomendada é até 10x6 mas eu uso uma 11x6 por minha conta, que é maior do que a maior recomendada no manual
Avatar do usuário
teusrox
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Dom Mar 25, 2012 5:09 am
Localização: Santa Rita do Araguaia - Goiás
Contato:

Mensagem por teusrox »

Pois é amigo, a 11x6 vc so usa para amaciar porque é uma hélice pequena, eu uso 11x6 tb, mais ele vai bem com essas outras hélices.
Tente outras helices para ver se resolve seu problema.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:521cfce176="teusrox"]Pois é amigo, a 11x6 vc so usa para amaciar porque é uma hélice pequena, eu uso 11x6 tb, mais ele vai bem com essas outras hélices.
Tente outras helices para ver se resolve seu problema.[/quote:521cfce176]

no manual recomenda eu usar no MÁXIMO 10X6. Eu estou usando uma maior que o manual recomenda, por que ainda a hélice estaria pequena pra ele? E mesmo que fosse isso, como foi dito no início, eu limitei o carburador em 90%, portanto o motor não vai em full mesmo que eu dê toda aceleração no rádio.
Avatar do usuário
teusrox
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Dom Mar 25, 2012 5:09 am
Localização: Santa Rita do Araguaia - Goiás
Contato:

Mensagem por teusrox »

Tente talvez colocar uma vela O.S no seu motor. para ver como ele reagira em relação a queimação de vela. Tente rodar com ele mais afogado um pouco, assim ele ira girar mais frio.
Depois desses voce fala como ficou.
Logan
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Out 30, 2011 5:46 pm
Localização: Interior SP

Mensagem por Logan »

Concordo que uma boa limpeza para retirar restos de usinagem e uma vela de marca boa como OS vá ajudar, afinal velas ASP não são aquela maravilha em qualidade.
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

Daniel, a hélice MÁXIMA recomendada no manual, como vc diz, é pequena para esse motor, e uma "falha" do fabricante ao fazer o manual... com essa hélice, o motor gira leve demais... uma 11x6 para amaciar, e depois uma 11x7 ou 12x6 vão muito bem nesse motor...

uma causa de provavelmente estar acontecendo isso pode ser o superaquecimento do motor ou limalhas dentro do motor...

abraços
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

cheque o rolamento, se ele estiver com algum problema ele solta "sujeira"que pode ser causadora de queima de vela...
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:079ae0e903="mkbuss"]Daniel, a hélice MÁXIMA recomendada no manual, como vc diz, é pequena para esse motor, e uma "falha" do fabricante ao fazer o manual... com essa hélice, o motor gira leve demais... uma 11x6 para amaciar, e depois uma 11x7 ou 12x6 vão muito bem nesse motor...

uma causa de provavelmente estar acontecendo isso pode ser o superaquecimento do motor ou limalhas dentro do motor...

abraços[/quote:079ae0e903]

valeu pelo toque, vou experimentar outra hélice, mas sujeira acho meio que descartado porque já abri o motor quando comprei e 2 vezes após o uso e não encontrei resíduos de nada nele, os rolamentos aparentemente estão bons, não gera ruido nem percebi nada de anormal e são guardados lubrificados. Vou ver se compro um tacometro pra ter certeza ne, Mas quanto a superaquecimento nao sei nao, pois como dito anterior eu limitei o carburador, entao nao da full motor sem mecher no carburador. Só abre até uns 90%
Responder