motor ASP .52 2T danificando filamento de vela

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Logan
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Out 30, 2011 5:46 pm
Localização: Interior SP

Mensagem por Logan »

Compre uma vela OS, pelo menos descarta essa hipótese, teste com vela ASP é loteria.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:4bfc21227f="Logan"]Compre uma vela OS, pelo menos descarta essa hipótese, teste com vela ASP é loteria.[/quote:4bfc21227f]

comprei 2 OS 8 e 2 ASP que foram postadas ontem de tardinha, com muuuita sorte chega na sexta, caso contrário só na segunda. Se chegar na sexta, no sábado mesmo já vou testar ele. Por segurança comprei a ASP também porque o motor foi desenvolvido com esta vela, se der zebra eu tenho a supostamente "ideal" pra esse motor.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Daniel, hélice 10x7, 11x5, 11x6 são as que usamos costumeiramente neste motor, sem problema algum. [b:be76eae1de]Acho que o problema é que vocë retirou as juntas do cabeçote, e elas são importantes no ajuste da taxa de compressão[/b:be76eae1de]. Um motor muito taxado queima velas por pré-detonação. O ideal seria conseguir novas juntas, elas não servem para vedação como vc pensa, servem para ajustar a taxa de compressão e silicone de alta temperatura não veda cabeçote.

Outra solução poderia ser diminuir o nitro do combustível, para 5 ou 0% ou o uso de uma vela fria como a OS A5 ou F. Mas ainda acho que o melhor seria conseguir novas juntas para baixar a taxa de compressão.


[url]http://www.mecoa.com/faq/squish/squish.htm[/url]
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:fefa59c41e="Leonardo M.T."]Daniel, hélice 10x7, 11x5, 11x6 são as que usamos costumeiramente neste motor, sem problema algum. [b:fefa59c41e]Acho que o problema é que vocë retirou as juntas do cabeçote, e elas são importantes no ajuste da taxa de compressão[/b:fefa59c41e]. Um motor muito taxado queima velas por pré-detonação. O ideal seria conseguir novas juntas, elas não servem para vedação como vc pensa, servem para ajustar a taxa de compressão e silicone de alta temperatura não veda cabeçote.

Outra solução poderia ser diminuir o nitro do combustível, para 5 ou 0% ou o uso de uma vela fria como a OS A5 ou F. Mas ainda acho que o melhor seria conseguir novas juntas para baixar a taxa de compressão.


[url]http://www.mecoa.com/faq/squish/squish.htm[/url][/quote:fefa59c41e]

não acho que seja este o problema porque a única junta passível de ser destruida é a do escapamento que é feita de um papelão, esta sim que foi derretida já e a refiz apenas com silicone de alta temperatura próprio pra junta de motores. As outras juntas, do cabeçote e tampa traseira do motor são de uma película plástica, estas que permanecem intacta e além delas utilizo também o silicone pra ficar bem vedado. Mal vedado não está. Pode estar é bem vedado demais, mas não percebi alteração alguma sequer de peso do motor pra ligar, pra mim ele está normal nesse quesito.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Todas as juntas do motor voce pode substituir por silicone, [b:63c1ba9315]menos[/b:63c1ba9315] a do cabeçote, pois a função desta(s) junta(s) não é vedar e sim acertar a taxa de compressão.
Se tirar todas as juntas do cabeçote ele continua vedando mesmo sem junta.
Não dá para sentir "na mão" a taxa de compressão de um motor.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:bd4a675a36="Leonardo M.T."]Todas as juntas do motor voce pode substituir por silicone, [b:bd4a675a36]menos[/b:bd4a675a36] a do cabeçote, pois a função desta(s) junta(s) não é vedar e sim acertar a taxa de compressão.
Se tirar todas as juntas do cabeçote ele continua vedando mesmo sem junta.
Não dá para sentir "na mão" a taxa de compressão de um motor.[/quote:bd4a675a36]

ela permanece em seu devido lugar, mas nem sei se ela seria representativa assim pois é uma espécie de plástico tão fino ou mais do que uma folha A4.
Avatar do usuário
Mario Luiz Zuffo de Paula
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 529
Registrado em: Qui Jun 30, 2005 12:17 pm
Localização: Cuiaba Mato Grosso

motor ASP .52 2T danificando filamento de vela

Mensagem por Mario Luiz Zuffo de Paula »

De tanto ver colegas apanharem com os motores chineses da ASP que resolvi comprar um para ver se realmente o motor serve ou não serve :
Primeiramente desmontei o motor fiz uma limpeza total nele , realmete saiu residuo de usinagem , testei os rolamentos o do virabrequim estava com muita folga , não achei normal e por bem e troquei os dois por rolamentos NSK de 1º linha , montei o motor e medi a preção do cilindro como compression Gauges da Hobbico e achei que o motor esta com muita preção no cilindro , e coloquei mais uma junta a do OS 46 FX cabe como uma luva , e coloquei uma vela da ASP GP-1 esta que ja foi citada que serve para motores de 2 e 4 tempos , coloquei uma helice da master 11 x 6 balanceada , o combustivel foi o Omega 10 % de Nitro e 17 % Oleo , e o motor funcionou tranquilo más concegui uma bõa regulagem somente lá pelo sexto voo , esta funcionando muito bem sem poblema ; porem lá pelo 40 voo reparei que estava entrando ar falso pelo ebolo do carburador , fiz um teste e condenei o carburador coloquei um do OS MAX FX 46 ficou simplesmente espetacular .
Agora tem que se levar em conta que em Cuiaba a media aqui , esta sempre por volta dos 38º nesta epoca do ano e a umidade relativa do ar esta por volta de 20% , isso muda completamente a regulagem do motor , em cada região devese fazer alguns testes antes de voar , agora é ver para crer a durabilidade deste motor .

100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Logan
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Out 30, 2011 5:46 pm
Localização: Interior SP

Mensagem por Logan »

Mario, só por curiosidade, na ponta do lápis quanto está custando este motor hoje para você?

Abç.
Avatar do usuário
Overdie
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Mai 28, 2011 11:12 am
Localização: Perdoes Minas Gerais

Mensagem por Overdie »

[quote:49a275c109="Logan"]Mario, só por curiosidade, na ponta do lápis quanto está custando este motor hoje para você?

Abç.[/quote:49a275c109]

Estava aqui pensando em fazer tudo que ele fez no meu .52 mas ai se eu gastar tudo isso compro um OS já de uma vez.
Estamos unidos pelo Hobby, quem pede ajuda não precisa ser tratado como incompetente e sim iniciante.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:2ed10aeeda="Overdie"][quote:2ed10aeeda="Logan"]Mario, só por curiosidade, na ponta do lápis quanto está custando este motor hoje para você?

Abç.[/quote:2ed10aeeda]

Estava aqui pensando em fazer tudo que ele fez no meu .52 mas ai se eu gastar tudo isso compro um OS já de uma vez.[/quote:2ed10aeeda]

meu motor ta conservadinho, vou me acertar com ele. Pretendo "ganhar mais dedo" com ele pra depois partir pro gasolina e deixo ele no meu segundo aero, pois glow sai muito caro, paga-se a diferença do motor a gasolina rapidinho só com a economia de dinheiro do combustivel. Sem contar que o barulho fica mais proximo do real ainda. Se um dia eu ficar rico e a importação no Brasil ficar facilitada...meu sonho é um motor kolm 200cc. Quando escutei ele até arrepiei.
Responder