SEA BB - Depron - um verdadeiro Treinadorzão

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Re: Aeromodelo Itamarandiba

Mensagem por jpaniceto »

[quote:c2e80630f5="andersona3ita"]
A maior dificuldade foi fazer a bendita asa, porque aquele diedro da muito trabalho, principalmente para entelar. não achei nenhum video mostrando como foi feita a asa casquinha.
vou usar um E-max 2822, bateria de 1500, radio turnigy 9 canais. O aero ficou pesando 680 gramas, com tudo.

Estou precisando dicas de voo porque vou tentar voar sozinho. Espero não destruir tudo no primeiro voo[/quote:c2e80630f5]


Rapaz, tem um video que ensina a enrolar depron. A asa casquinha nada mais é que um pedaço de depron cortado e enrolado.
Video de como enrolar o depron: http://www.youtube.com/watch?v=I30TLLecHLY&feature=youtube_gdata
[yt]I30TLLecHLY[/yt]

Além disso, na pagina 4 tem bastantes fotos como esta.
[img:c2e80630f5]http://i1092.photobucket.com/albums/i410/jpaniceto/HPIM0355.jpg[/img:c2e80630f5]

Também tem o gabarito pra fazer o diedro.
[img:c2e80630f5]http://i1092.photobucket.com/albums/i410/jpaniceto/foto64.jpg[/img:c2e80630f5]



Dicas:
1º - Treine no simulador (só o suficiente pra decolar e pousar)
2º - Escolha o local de voo (campo aberto sem obstrução de visão por árvores por exemplo).
3º - Antes de decolar planeje o seu voo. Se é o primeiro voo, o recomendável é fazer o zero.
4º - Verifique carga da bateria, conexões da linkagem e se a hélice está presa.
5º - Decole de frente para o vento e pouse na mesma direção.
"Vida longa e próspera aos moderadores."
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Mensagem por gabrieltimm »

iai pessoal, por acaso tem planta para cnc.Obrigado
Avatar do usuário
andersona3ita
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 10:37 pm
Localização: Itamarandiba, MG

novas fotos do SEA BB 42

Mensagem por andersona3ita »

Mais duas fotos do SEA faltando instalar apenas o E-max 2822
Anexos
Foto0482.jpg
Foto0482.jpg (25.64 KiB) Exibido 8648 vezes
Foto0483.jpg
Foto0483.jpg (25.87 KiB) Exibido 8648 vezes
Bruno GonÇalves
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Fev 08, 2013 3:37 pm
Localização: GOIANIA

Mensagem por Bruno GonÇalves »

Boa tarde senhores, como sou o iniciante do iniciante que ainda nem começou :lol: , tenho acompanhado a evolução do progeto SEA BB, e surgiram 2 dúvidas básicas:

1 - Como é feita a instalação destas varetas de reforço da asa? Alem dos pedaços de isopor nas pontas do depron, usa-se algo mais para manter o diedro? as varetas de reforço são de 1 mt, atravessam a asa de um lado pra outro ? Como isso é feito, dá pra colocar fotos, ou algo parecido?

2 - Os servos são meramente encaixados na mesa de servos ou são colados?

Desculpem se são perguntas tolas, más a minha inexistente experiencia, me força a perguntar.

P.S. Parabens aos "protagonistas" deste grande sucesso.
SE EU NÃO PUDER SOMAR... PREFIRO SUMIR!!!
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

[quote:4af5a69179="BRUNO GONÇALVES"]Boa tarde senhores, como sou o iniciante do iniciante que ainda nem começou :lol: , tenho acompanhado a evolução do progeto SEA BB, e surgiram 2 dúvidas básicas:

1 - Como é feita a instalação destas varetas de reforço da asa? Alem dos pedaços de isopor nas pontas do depron, usa-se algo mais para manter o diedro? as varetas de reforço são de 1 mt, atravessam a asa de um lado pra outro ? Como isso é feito, dá pra colocar fotos, ou algo parecido?[/quote:4af5a69179]

As varetas são coladas à asa usando cola epóxi, sendo uma no bordo de ataque (frente da asa ou BA) e mais duas por baixo com uma diferença de 10 cm entre elas.

Após o depron ser curvado (como na foto acima) a curvatura é mantida pelos perfis que serão colados à asa. Com a curvatura mantida, os pedaços de isopor são utilizados como gabarito para o garu de diedro necessário e as duas semi asas são então coladas com epóxi.

Irá aparecer um fresta entre elas que deverá ser minimizada com ajuda de um estilete cortando um pouco e com cuidado na parte superior central de cada semi asa até a fresta ser desprezível. Basta unir as semi asas já curvadas e com os perfis colados e no grau determinado pelos pedaços de isopor com cola epóxi, então é só esperar secar. Você pode neste momento usar fita crepe para ajudar na união da asa enquanto a cola endurece.

Após as duas extremidades terem sido coladas, você pode partir para o reforço com a vareta de fibra de vidro.

Existem fotos da parte debaixo da asa na 1ª e 3ª página do post e fotos da construção da mesma um pouco mais adiante na página 4.


[quote:4af5a69179]
2 - Os servos são meramente encaixados na mesa de servos ou são colados?[/quote:4af5a69179]

Os servos são encaixados "E" colados com cola quente por ser mais fácil de tirar, caso seja necessário.

[quote:4af5a69179]
Desculpem se são perguntas tolas, más a minha inexistente experiencia, me força a perguntar.

P.S. Parabens aos "protagonistas" deste grande sucesso.[/quote:4af5a69179]

A galera está aqui pra isso.

Capriche na construção do modelo que você não irá se arrepender.

Abs,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Bruno GonÇalves
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Fev 08, 2013 3:37 pm
Localização: GOIANIA

Mensagem por Bruno GonÇalves »

[quote:c6ea31b075="gygio"][quote:c6ea31b075="BRUNO GONÇALVES"]Boa tarde senhores, como sou o iniciante do iniciante que ainda nem começou :lol: , tenho acompanhado a evolução do progeto SEA BB, e surgiram 2 dúvidas básicas:

1 - Como é feita a instalação destas varetas de reforço da asa? Alem dos pedaços de isopor nas pontas do depron, usa-se algo mais para manter o diedro? as varetas de reforço são de 1 mt, atravessam a asa de um lado pra outro ? Como isso é feito, dá pra colocar fotos, ou algo parecido?[/quote:c6ea31b075]

As varetas são coladas à asa usando cola epóxi, sendo uma no bordo de ataque (frente da asa ou BA) e mais duas por baixo com uma diferença de 10 cm entre elas.

Após o depron ser curvado (como na foto acima) a curvatura é mantida pelos perfis que serão colados à asa. Com a curvatura mantida, os pedaços de isopor são utilizados como gabarito para o garu de diedro necessário e as duas semi asas são então coladas com epóxi.

Irá aparecer um fresta entre elas que deverá ser minimizada com ajuda de um estilete cortando um pouco e com cuidado na parte superior central de cada semi asa até a fresta ser desprezível. Basta unir as semi asas já curvadas e com os perfis colados e no grau determinado pelos pedaços de isopor com cola epóxi, então é só esperar secar. Você pode neste momento usar fita crepe para ajudar na união da asa enquanto a cola endurece.

Após as duas extremidades terem sido coladas, você pode partir para o reforço com a vareta de fibra de vidro.

Existem fotos da parte debaixo da asa na 1ª e 3ª página do post e fotos da construção da mesma um pouco mais adiante na página 4.


[quote:c6ea31b075]
2 - Os servos são meramente encaixados na mesa de servos ou são colados?[/quote:c6ea31b075]

Os servos são encaixados "E" colados com cola quente por ser mais fácil de tirar, caso seja necessário.

[quote:c6ea31b075]
Desculpem se são perguntas tolas, más a minha inexistente experiencia, me força a perguntar.

P.S. Parabens aos "protagonistas" deste grande sucesso.[/quote:c6ea31b075]

A galera está aqui pra isso.

Capriche na construção do modelo que você não irá se arrepender.

Abs,

Gyovane[/quote:c6ea31b075]

Então, depois de dar o formado das asas, colar as nervuras, reforços, e juntar uma asa à outra espeto as varetas de fibra de um lado pro outro da asa na base das nervuras, e vou colando com epox e fixando com durex? Caramba, agora parece tão fácil. :lol: , vou tentar fazer o meu com bandejinha :roll: , vai dar um trabalhão... Mas compensa o esforço.

Obrigado pela paciencia, tinha passado por lá umas 3x e num tinha visto :oops:
SE EU NÃO PUDER SOMAR... PREFIRO SUMIR!!!
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

As bandejinhas são mais quebradiças que o depron, então não se esqueça de passar fita adesiva larga nas costas do depron pra ele não quebrar.

Abs,

Gyovane
Avatar do usuário
andersona3ita
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 10:37 pm
Localização: Itamarandiba, MG

Re: novas fotos do SEA BB 42

Mensagem por andersona3ita »

[quote:e882ad262a="andersona3ita"]Mais duas fotos do SEA faltando instalar apenas o E-max 2822[/quote:e882ad262a]

Ontem tive meu primeiro Voo,mas primeiro tive 6 lenha que detonaram o nariz so sea, mas mesmo assim voo muito e alto. Consegui voar uns 5 minutos, achei muito dócil,no começo estranhei um pouco mas depois peguei o rejeito, o problema foi a bateria do radio acabar, ele voo sozinho uns 400 metros até cair.
Agora estou tentando fazer os reparos do bico, e profundor que estragaram, refazendo para tentar novamente.
Foi um mês de labuta, recompensado com 5 minutos de alegria.
Aeromodelismo vicia,srs

Dica para iniciante como eu, a manha e o leme e profundo para fazer o minimo possível de movimento, porque radio não e manete de playstation, qualquer movimento o avião da uma guinada e já era, por isso com mesmo movimento regulados no leme e profundor ele vai demorar um pouco mais a fazer os movimentos, evitando riscos.
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Re: novas fotos do SEA BB 42

Mensagem por Gyovane »

[quote:f2c90098b6="andersona3ita"][quote:f2c90098b6="andersona3ita"]Mais duas fotos do SEA faltando instalar apenas o E-max 2822[/quote:f2c90098b6]

Ontem tive meu primeiro Voo,mas primeiro tive 6 lenha que detonaram o nariz so sea, mas mesmo assim voo muito e alto. Consegui voar uns 5 minutos, achei muito dócil,no começo estranhei um pouco mas depois peguei o rejeito, o problema foi a bateria do radio acabar, ele voo sozinho uns 400 metros até cair.
Agora estou tentando fazer os reparos do bico, e profundor que estragaram, refazendo para tentar novamente.
Foi um mês de labuta, recompensado com 5 minutos de alegria.
Aeromodelismo vicia,srs

Dica para iniciante como eu, a manha e o leme e profundo para fazer o minimo possível de movimento, porque radio não e manete de playstation, qualquer movimento o avião da uma guinada e já era, por isso com mesmo movimento regulados no leme e profundor ele vai demorar um pouco mais a fazer os movimentos, evitando riscos.[/quote:f2c90098b6]

andersona3ita,

Não vou puxar sua orelha com relação à bateria do rádio porque tem um amigo meu que de vez em quando faz uma dessas também... :D :D :D

Bora consertar o Sea, colocar pilhas que prestam ou recarregar direito as baterias e voar de novo.

Quanto aos sticks, é isso mesmo, não é manete de videogame onde você não sai do quadrado da televisão. São sim mais sensíveis e torna-se necessário "calibrar" o dedo para a brincadeira ficar divertida, mas isto só mesmo com o tempo.

Filme o próximo voo, pode-se aprender muito assistindo o voo e vendo o que pode ter sido feito de errado.

Abs,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Mensagem por henrique_sc »

boa noite, estou com uma duvida de mais de uma semana que estou parado com a minha construção. a duvida e o seguinte, o leme, como e fixado em baixo, no final da junçao da fuselagem? e fica bem no meio? estou louco pra terminar e colocar ele para voar.sobre a helice compre uma gws ep 8040, como vai ficar o voo? vai render boas alegrias?
Responder