SEA BB - Depron - um verdadeiro Treinadorzão
- jpaniceto
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Re: Aeromodelo Itamarandiba
[quote:c2e80630f5="andersona3ita"]
A maior dificuldade foi fazer a bendita asa, porque aquele diedro da muito trabalho, principalmente para entelar. não achei nenhum video mostrando como foi feita a asa casquinha.
vou usar um E-max 2822, bateria de 1500, radio turnigy 9 canais. O aero ficou pesando 680 gramas, com tudo.
Estou precisando dicas de voo porque vou tentar voar sozinho. Espero não destruir tudo no primeiro voo[/quote:c2e80630f5]
Rapaz, tem um video que ensina a enrolar depron. A asa casquinha nada mais é que um pedaço de depron cortado e enrolado.
Video de como enrolar o depron: http://www.youtube.com/watch?v=I30TLLecHLY&feature=youtube_gdata
[yt]I30TLLecHLY[/yt]
Além disso, na pagina 4 tem bastantes fotos como esta.
[img:c2e80630f5]http://i1092.photobucket.com/albums/i410/jpaniceto/HPIM0355.jpg[/img:c2e80630f5]
Também tem o gabarito pra fazer o diedro.
[img:c2e80630f5]http://i1092.photobucket.com/albums/i410/jpaniceto/foto64.jpg[/img:c2e80630f5]
Dicas:
1º - Treine no simulador (só o suficiente pra decolar e pousar)
2º - Escolha o local de voo (campo aberto sem obstrução de visão por árvores por exemplo).
3º - Antes de decolar planeje o seu voo. Se é o primeiro voo, o recomendável é fazer o zero.
4º - Verifique carga da bateria, conexões da linkagem e se a hélice está presa.
5º - Decole de frente para o vento e pouse na mesma direção.
A maior dificuldade foi fazer a bendita asa, porque aquele diedro da muito trabalho, principalmente para entelar. não achei nenhum video mostrando como foi feita a asa casquinha.
vou usar um E-max 2822, bateria de 1500, radio turnigy 9 canais. O aero ficou pesando 680 gramas, com tudo.
Estou precisando dicas de voo porque vou tentar voar sozinho. Espero não destruir tudo no primeiro voo[/quote:c2e80630f5]
Rapaz, tem um video que ensina a enrolar depron. A asa casquinha nada mais é que um pedaço de depron cortado e enrolado.
Video de como enrolar o depron: http://www.youtube.com/watch?v=I30TLLecHLY&feature=youtube_gdata
[yt]I30TLLecHLY[/yt]
Além disso, na pagina 4 tem bastantes fotos como esta.
[img:c2e80630f5]http://i1092.photobucket.com/albums/i410/jpaniceto/HPIM0355.jpg[/img:c2e80630f5]
Também tem o gabarito pra fazer o diedro.
[img:c2e80630f5]http://i1092.photobucket.com/albums/i410/jpaniceto/foto64.jpg[/img:c2e80630f5]
Dicas:
1º - Treine no simulador (só o suficiente pra decolar e pousar)
2º - Escolha o local de voo (campo aberto sem obstrução de visão por árvores por exemplo).
3º - Antes de decolar planeje o seu voo. Se é o primeiro voo, o recomendável é fazer o zero.
4º - Verifique carga da bateria, conexões da linkagem e se a hélice está presa.
5º - Decole de frente para o vento e pouse na mesma direção.
"Vida longa e próspera aos moderadores."
- gabrieltimm
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- andersona3ita
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novas fotos do SEA BB 42
Mais duas fotos do SEA faltando instalar apenas o E-max 2822
- Anexos
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- Foto0482.jpg (25.64 KiB) Exibido 8648 vezes
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- Foto0483.jpg (25.87 KiB) Exibido 8648 vezes
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Boa tarde senhores, como sou o iniciante do iniciante que ainda nem começou :lol: , tenho acompanhado a evolução do progeto SEA BB, e surgiram 2 dúvidas básicas:
1 - Como é feita a instalação destas varetas de reforço da asa? Alem dos pedaços de isopor nas pontas do depron, usa-se algo mais para manter o diedro? as varetas de reforço são de 1 mt, atravessam a asa de um lado pra outro ? Como isso é feito, dá pra colocar fotos, ou algo parecido?
2 - Os servos são meramente encaixados na mesa de servos ou são colados?
Desculpem se são perguntas tolas, más a minha inexistente experiencia, me força a perguntar.
P.S. Parabens aos "protagonistas" deste grande sucesso.
1 - Como é feita a instalação destas varetas de reforço da asa? Alem dos pedaços de isopor nas pontas do depron, usa-se algo mais para manter o diedro? as varetas de reforço são de 1 mt, atravessam a asa de um lado pra outro ? Como isso é feito, dá pra colocar fotos, ou algo parecido?
2 - Os servos são meramente encaixados na mesa de servos ou são colados?
Desculpem se são perguntas tolas, más a minha inexistente experiencia, me força a perguntar.
P.S. Parabens aos "protagonistas" deste grande sucesso.
SE EU NÃO PUDER SOMAR... PREFIRO SUMIR!!!
- Gyovane
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[quote:4af5a69179="BRUNO GONÇALVES"]Boa tarde senhores, como sou o iniciante do iniciante que ainda nem começou :lol: , tenho acompanhado a evolução do progeto SEA BB, e surgiram 2 dúvidas básicas:
1 - Como é feita a instalação destas varetas de reforço da asa? Alem dos pedaços de isopor nas pontas do depron, usa-se algo mais para manter o diedro? as varetas de reforço são de 1 mt, atravessam a asa de um lado pra outro ? Como isso é feito, dá pra colocar fotos, ou algo parecido?[/quote:4af5a69179]
As varetas são coladas à asa usando cola epóxi, sendo uma no bordo de ataque (frente da asa ou BA) e mais duas por baixo com uma diferença de 10 cm entre elas.
Após o depron ser curvado (como na foto acima) a curvatura é mantida pelos perfis que serão colados à asa. Com a curvatura mantida, os pedaços de isopor são utilizados como gabarito para o garu de diedro necessário e as duas semi asas são então coladas com epóxi.
Irá aparecer um fresta entre elas que deverá ser minimizada com ajuda de um estilete cortando um pouco e com cuidado na parte superior central de cada semi asa até a fresta ser desprezível. Basta unir as semi asas já curvadas e com os perfis colados e no grau determinado pelos pedaços de isopor com cola epóxi, então é só esperar secar. Você pode neste momento usar fita crepe para ajudar na união da asa enquanto a cola endurece.
Após as duas extremidades terem sido coladas, você pode partir para o reforço com a vareta de fibra de vidro.
Existem fotos da parte debaixo da asa na 1ª e 3ª página do post e fotos da construção da mesma um pouco mais adiante na página 4.
[quote:4af5a69179]
2 - Os servos são meramente encaixados na mesa de servos ou são colados?[/quote:4af5a69179]
Os servos são encaixados "E" colados com cola quente por ser mais fácil de tirar, caso seja necessário.
[quote:4af5a69179]
Desculpem se são perguntas tolas, más a minha inexistente experiencia, me força a perguntar.
P.S. Parabens aos "protagonistas" deste grande sucesso.[/quote:4af5a69179]
A galera está aqui pra isso.
Capriche na construção do modelo que você não irá se arrepender.
Abs,
Gyovane
1 - Como é feita a instalação destas varetas de reforço da asa? Alem dos pedaços de isopor nas pontas do depron, usa-se algo mais para manter o diedro? as varetas de reforço são de 1 mt, atravessam a asa de um lado pra outro ? Como isso é feito, dá pra colocar fotos, ou algo parecido?[/quote:4af5a69179]
As varetas são coladas à asa usando cola epóxi, sendo uma no bordo de ataque (frente da asa ou BA) e mais duas por baixo com uma diferença de 10 cm entre elas.
Após o depron ser curvado (como na foto acima) a curvatura é mantida pelos perfis que serão colados à asa. Com a curvatura mantida, os pedaços de isopor são utilizados como gabarito para o garu de diedro necessário e as duas semi asas são então coladas com epóxi.
Irá aparecer um fresta entre elas que deverá ser minimizada com ajuda de um estilete cortando um pouco e com cuidado na parte superior central de cada semi asa até a fresta ser desprezível. Basta unir as semi asas já curvadas e com os perfis colados e no grau determinado pelos pedaços de isopor com cola epóxi, então é só esperar secar. Você pode neste momento usar fita crepe para ajudar na união da asa enquanto a cola endurece.
Após as duas extremidades terem sido coladas, você pode partir para o reforço com a vareta de fibra de vidro.
Existem fotos da parte debaixo da asa na 1ª e 3ª página do post e fotos da construção da mesma um pouco mais adiante na página 4.
[quote:4af5a69179]
2 - Os servos são meramente encaixados na mesa de servos ou são colados?[/quote:4af5a69179]
Os servos são encaixados "E" colados com cola quente por ser mais fácil de tirar, caso seja necessário.
[quote:4af5a69179]
Desculpem se são perguntas tolas, más a minha inexistente experiencia, me força a perguntar.
P.S. Parabens aos "protagonistas" deste grande sucesso.[/quote:4af5a69179]
A galera está aqui pra isso.
Capriche na construção do modelo que você não irá se arrepender.
Abs,
Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
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[quote:c6ea31b075="gygio"][quote:c6ea31b075="BRUNO GONÇALVES"]Boa tarde senhores, como sou o iniciante do iniciante que ainda nem começou :lol: , tenho acompanhado a evolução do progeto SEA BB, e surgiram 2 dúvidas básicas:
1 - Como é feita a instalação destas varetas de reforço da asa? Alem dos pedaços de isopor nas pontas do depron, usa-se algo mais para manter o diedro? as varetas de reforço são de 1 mt, atravessam a asa de um lado pra outro ? Como isso é feito, dá pra colocar fotos, ou algo parecido?[/quote:c6ea31b075]
As varetas são coladas à asa usando cola epóxi, sendo uma no bordo de ataque (frente da asa ou BA) e mais duas por baixo com uma diferença de 10 cm entre elas.
Após o depron ser curvado (como na foto acima) a curvatura é mantida pelos perfis que serão colados à asa. Com a curvatura mantida, os pedaços de isopor são utilizados como gabarito para o garu de diedro necessário e as duas semi asas são então coladas com epóxi.
Irá aparecer um fresta entre elas que deverá ser minimizada com ajuda de um estilete cortando um pouco e com cuidado na parte superior central de cada semi asa até a fresta ser desprezível. Basta unir as semi asas já curvadas e com os perfis colados e no grau determinado pelos pedaços de isopor com cola epóxi, então é só esperar secar. Você pode neste momento usar fita crepe para ajudar na união da asa enquanto a cola endurece.
Após as duas extremidades terem sido coladas, você pode partir para o reforço com a vareta de fibra de vidro.
Existem fotos da parte debaixo da asa na 1ª e 3ª página do post e fotos da construção da mesma um pouco mais adiante na página 4.
[quote:c6ea31b075]
2 - Os servos são meramente encaixados na mesa de servos ou são colados?[/quote:c6ea31b075]
Os servos são encaixados "E" colados com cola quente por ser mais fácil de tirar, caso seja necessário.
[quote:c6ea31b075]
Desculpem se são perguntas tolas, más a minha inexistente experiencia, me força a perguntar.
P.S. Parabens aos "protagonistas" deste grande sucesso.[/quote:c6ea31b075]
A galera está aqui pra isso.
Capriche na construção do modelo que você não irá se arrepender.
Abs,
Gyovane[/quote:c6ea31b075]
Então, depois de dar o formado das asas, colar as nervuras, reforços, e juntar uma asa à outra espeto as varetas de fibra de um lado pro outro da asa na base das nervuras, e vou colando com epox e fixando com durex? Caramba, agora parece tão fácil. :lol: , vou tentar fazer o meu com bandejinha :roll: , vai dar um trabalhão... Mas compensa o esforço.
Obrigado pela paciencia, tinha passado por lá umas 3x e num tinha visto :oops:
1 - Como é feita a instalação destas varetas de reforço da asa? Alem dos pedaços de isopor nas pontas do depron, usa-se algo mais para manter o diedro? as varetas de reforço são de 1 mt, atravessam a asa de um lado pra outro ? Como isso é feito, dá pra colocar fotos, ou algo parecido?[/quote:c6ea31b075]
As varetas são coladas à asa usando cola epóxi, sendo uma no bordo de ataque (frente da asa ou BA) e mais duas por baixo com uma diferença de 10 cm entre elas.
Após o depron ser curvado (como na foto acima) a curvatura é mantida pelos perfis que serão colados à asa. Com a curvatura mantida, os pedaços de isopor são utilizados como gabarito para o garu de diedro necessário e as duas semi asas são então coladas com epóxi.
Irá aparecer um fresta entre elas que deverá ser minimizada com ajuda de um estilete cortando um pouco e com cuidado na parte superior central de cada semi asa até a fresta ser desprezível. Basta unir as semi asas já curvadas e com os perfis colados e no grau determinado pelos pedaços de isopor com cola epóxi, então é só esperar secar. Você pode neste momento usar fita crepe para ajudar na união da asa enquanto a cola endurece.
Após as duas extremidades terem sido coladas, você pode partir para o reforço com a vareta de fibra de vidro.
Existem fotos da parte debaixo da asa na 1ª e 3ª página do post e fotos da construção da mesma um pouco mais adiante na página 4.
[quote:c6ea31b075]
2 - Os servos são meramente encaixados na mesa de servos ou são colados?[/quote:c6ea31b075]
Os servos são encaixados "E" colados com cola quente por ser mais fácil de tirar, caso seja necessário.
[quote:c6ea31b075]
Desculpem se são perguntas tolas, más a minha inexistente experiencia, me força a perguntar.
P.S. Parabens aos "protagonistas" deste grande sucesso.[/quote:c6ea31b075]
A galera está aqui pra isso.
Capriche na construção do modelo que você não irá se arrepender.
Abs,
Gyovane[/quote:c6ea31b075]
Então, depois de dar o formado das asas, colar as nervuras, reforços, e juntar uma asa à outra espeto as varetas de fibra de um lado pro outro da asa na base das nervuras, e vou colando com epox e fixando com durex? Caramba, agora parece tão fácil. :lol: , vou tentar fazer o meu com bandejinha :roll: , vai dar um trabalhão... Mas compensa o esforço.
Obrigado pela paciencia, tinha passado por lá umas 3x e num tinha visto :oops:
SE EU NÃO PUDER SOMAR... PREFIRO SUMIR!!!
- andersona3ita
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Re: novas fotos do SEA BB 42
[quote:e882ad262a="andersona3ita"]Mais duas fotos do SEA faltando instalar apenas o E-max 2822[/quote:e882ad262a]
Ontem tive meu primeiro Voo,mas primeiro tive 6 lenha que detonaram o nariz so sea, mas mesmo assim voo muito e alto. Consegui voar uns 5 minutos, achei muito dócil,no começo estranhei um pouco mas depois peguei o rejeito, o problema foi a bateria do radio acabar, ele voo sozinho uns 400 metros até cair.
Agora estou tentando fazer os reparos do bico, e profundor que estragaram, refazendo para tentar novamente.
Foi um mês de labuta, recompensado com 5 minutos de alegria.
Aeromodelismo vicia,srs
Dica para iniciante como eu, a manha e o leme e profundo para fazer o minimo possível de movimento, porque radio não e manete de playstation, qualquer movimento o avião da uma guinada e já era, por isso com mesmo movimento regulados no leme e profundor ele vai demorar um pouco mais a fazer os movimentos, evitando riscos.
Ontem tive meu primeiro Voo,mas primeiro tive 6 lenha que detonaram o nariz so sea, mas mesmo assim voo muito e alto. Consegui voar uns 5 minutos, achei muito dócil,no começo estranhei um pouco mas depois peguei o rejeito, o problema foi a bateria do radio acabar, ele voo sozinho uns 400 metros até cair.
Agora estou tentando fazer os reparos do bico, e profundor que estragaram, refazendo para tentar novamente.
Foi um mês de labuta, recompensado com 5 minutos de alegria.
Aeromodelismo vicia,srs
Dica para iniciante como eu, a manha e o leme e profundo para fazer o minimo possível de movimento, porque radio não e manete de playstation, qualquer movimento o avião da uma guinada e já era, por isso com mesmo movimento regulados no leme e profundor ele vai demorar um pouco mais a fazer os movimentos, evitando riscos.
- Gyovane
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Re: novas fotos do SEA BB 42
[quote:f2c90098b6="andersona3ita"][quote:f2c90098b6="andersona3ita"]Mais duas fotos do SEA faltando instalar apenas o E-max 2822[/quote:f2c90098b6]
Ontem tive meu primeiro Voo,mas primeiro tive 6 lenha que detonaram o nariz so sea, mas mesmo assim voo muito e alto. Consegui voar uns 5 minutos, achei muito dócil,no começo estranhei um pouco mas depois peguei o rejeito, o problema foi a bateria do radio acabar, ele voo sozinho uns 400 metros até cair.
Agora estou tentando fazer os reparos do bico, e profundor que estragaram, refazendo para tentar novamente.
Foi um mês de labuta, recompensado com 5 minutos de alegria.
Aeromodelismo vicia,srs
Dica para iniciante como eu, a manha e o leme e profundo para fazer o minimo possível de movimento, porque radio não e manete de playstation, qualquer movimento o avião da uma guinada e já era, por isso com mesmo movimento regulados no leme e profundor ele vai demorar um pouco mais a fazer os movimentos, evitando riscos.[/quote:f2c90098b6]
andersona3ita,
Não vou puxar sua orelha com relação à bateria do rádio porque tem um amigo meu que de vez em quando faz uma dessas também... :D :D :D
Bora consertar o Sea, colocar pilhas que prestam ou recarregar direito as baterias e voar de novo.
Quanto aos sticks, é isso mesmo, não é manete de videogame onde você não sai do quadrado da televisão. São sim mais sensíveis e torna-se necessário "calibrar" o dedo para a brincadeira ficar divertida, mas isto só mesmo com o tempo.
Filme o próximo voo, pode-se aprender muito assistindo o voo e vendo o que pode ter sido feito de errado.
Abs,
Gyovane
Ontem tive meu primeiro Voo,mas primeiro tive 6 lenha que detonaram o nariz so sea, mas mesmo assim voo muito e alto. Consegui voar uns 5 minutos, achei muito dócil,no começo estranhei um pouco mas depois peguei o rejeito, o problema foi a bateria do radio acabar, ele voo sozinho uns 400 metros até cair.
Agora estou tentando fazer os reparos do bico, e profundor que estragaram, refazendo para tentar novamente.
Foi um mês de labuta, recompensado com 5 minutos de alegria.
Aeromodelismo vicia,srs
Dica para iniciante como eu, a manha e o leme e profundo para fazer o minimo possível de movimento, porque radio não e manete de playstation, qualquer movimento o avião da uma guinada e já era, por isso com mesmo movimento regulados no leme e profundor ele vai demorar um pouco mais a fazer os movimentos, evitando riscos.[/quote:f2c90098b6]
andersona3ita,
Não vou puxar sua orelha com relação à bateria do rádio porque tem um amigo meu que de vez em quando faz uma dessas também... :D :D :D
Bora consertar o Sea, colocar pilhas que prestam ou recarregar direito as baterias e voar de novo.
Quanto aos sticks, é isso mesmo, não é manete de videogame onde você não sai do quadrado da televisão. São sim mais sensíveis e torna-se necessário "calibrar" o dedo para a brincadeira ficar divertida, mas isto só mesmo com o tempo.
Filme o próximo voo, pode-se aprender muito assistindo o voo e vendo o que pode ter sido feito de errado.
Abs,
Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
- henrique_sc
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- Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
- Localização: major gercino -sc
boa noite, estou com uma duvida de mais de uma semana que estou parado com a minha construção. a duvida e o seguinte, o leme, como e fixado em baixo, no final da junçao da fuselagem? e fica bem no meio? estou louco pra terminar e colocar ele para voar.sobre a helice compre uma gws ep 8040, como vai ficar o voo? vai render boas alegrias?