Recuperar a vida do plastico antigo

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Recuperar a vida do plastico antigo

Mensagem por krekrek »

Nao sei se o termo seria esse, mas vamos a duvida

Tenho uns modelos antigos (aeromodelo Sky Bird da Tevel e carrinho Maximus da Estrela) e o plastico (provavelmente PP ou PE) usado neles idem.

Alguns amigos falam que o plastico tornou-se quebradiço por causa do tempo.

No aeromodelo pude constatar que a fuseca partiu facilmente num ponto ao tentar segurar o aero ali.

Nesse caso, alguem conhece alguma forma de reverter essa situação?

Pensei em aquecer, donde chegaria a amolecer, mas nao muito para nao perder a forma. Porem nao sei se isso ira contornar o problema.

Tambem pensei se caso exista e/ou alguem conheça algum produto quimico ou algo que possa aplicar para trazer de volta o Maximus a labuta sem quebrar tao facilmente.

Obrigado pela atenção
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Re: Recuperar a vida do plastico antigo

Mensagem por croupier »

[quote:b9ef3ee62d="krekrek"]Nao sei se o termo seria esse, mas vamos a duvida

Tenho uns modelos antigos (aeromodelo Sky Bird da Tevel e carrinho Maximus da Estrela) e o plastico (provavelmente PP ou PE) usado neles idem.

Alguns amigos falam que o plastico tornou-se quebradiço por causa do tempo.

No aeromodelo pude constatar que a fuseca partiu facilmente num ponto ao tentar segurar o aero ali.

Nesse caso, alguem conhece alguma forma de reverter essa situação?

Pensei em aquecer, donde chegaria a amolecer, mas nao muito para nao perder a forma. Porem nao sei se isso ira contornar o problema.

Tambem pensei se caso exista e/ou alguem conheça algum produto quimico ou algo que possa aplicar para trazer de volta o Maximus a labuta sem quebrar tao facilmente.

Obrigado pela atenção[/quote:b9ef3ee62d]

cara, se não me engano não tem muito oque fazer... você pode fazer uns testes de deixar na agua quente ou testar com um soprador térmico, mas cuidado para não perder o formato...

ao contrário doque muitos pensam, o plástico não é 100% reciclável, alguns tipos de plásticos não são infinitamente recicláveis, outra opção seria você usar as peças plásticas como plug e fazer um molde em fibra de vidro
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Sao tantas peças pequenas de plastico e o chassi completo que desisto de tentar refazer tudo. fora que nao deve ficar tao perfeito como o original. valeu
Responder