Como Construir uma CNC foam hot wire?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
andrenetto
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 9:34 am
Localização: cravinhos sp

fonte de alimentação para mm2001

Mensagem por andrenetto »

Galera, Bom Dia.
estou com um problema fiz a placa mm2001, mais nao sei que fonte usar para alimentar a placa o motor e o aquecimento, se alguem puder me explicar eu agradeço pois só falta isso pra minha cortadora funcionar, me ajudem urgente, agradeço
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

http://gm.cnc.free.fr/CNC/MM2001_en.zip


tens ai toda a informação que necessitas, baixe os arquivos, em cablagem esta a informação dos transformadores.


[], motta
[], motta
andrenetto
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 9:34 am
Localização: cravinhos sp

Mensagem por andrenetto »

Obrigado, ajudou muito, mais tenho uma duvida!!!
tem como vc fazer um esqueminha pra mim, vou comprar esses transformadores, mais como ligo nos capacitores, vou pecisar de ponte retificadora? faz um esqueminha aew pra mim ta tudo pronto só falta os transf. me ajuda ae, pois nao conheço esquema elétrico, nao consigo entender..
ahhh, a maquina estava funcionando, é antiga, a placa de cirquito perdeu algumas trilhas, entao fiz uma nova e passei os componentes para a nova placa, vc acha que é necessario gravar a pic novamente?
e os transformadores que estavam aki antes é asssim o do fio quente é uma fonte de 36v+36v 6a dela sai dois fios amarelos que estava ligado numa ponte retificadora, e da ponte sai um fio ligado num capacitor de 680uf 200v em paralelo, mais qdo desmontei, nao gravei a posição dos fios, por issso gostaria que fizesse um esqueminha pra eu montar novamente e nao precisar comprar outro transf.


agora a alimentação do motores e da intreface ta funcionando é 12 v mais tbem tinha uma ponte retificadora com um capacitor de 4700uf 35v em paralelo, mais tambem nao lembro a posição dos fios na ponte retificadora


cara ja vi que vc entende me ajuda por favor to com medo de inverter a posição dos fios e dar pau na placa novinha que eu fiz....
obrigado preciso da sua ajuda urgente.
andre netto
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:ba2aaa1bf9="andrenetto"]Obrigado, ajudou muito, mais tenho uma duvida!!!
tem como vc fazer um esqueminha pra mim, vou comprar esses transformadores, mais como ligo nos capacitores, vou pecisar de ponte retificadora? faz um esqueminha aew pra mim ta tudo pronto só falta os transf. me ajuda ae, pois nao conheço esquema elétrico, nao consigo entender..
ahhh, a maquina estava funcionando, é antiga, a placa de cirquito perdeu algumas trilhas, entao fiz uma nova e passei os componentes para a nova placa, vc acha que é necessario gravar a pic novamente?
e os transformadores que estavam aki antes é asssim o do fio quente é uma fonte de 36v+36v 6a dela sai dois fios amarelos que estava ligado numa ponte retificadora, e da ponte sai um fio ligado num capacitor de 680uf 200v em paralelo, mais qdo desmontei, nao gravei a posição dos fios, por issso gostaria que fizesse um esqueminha pra eu montar novamente e nao precisar comprar outro transf.


agora a alimentação do motores e da intreface ta funcionando é 12 v mais tbem tinha uma ponte retificadora com um capacitor de 4700uf 35v em paralelo, mais tambem nao lembro a posição dos fios na ponte retificadora


cara ja vi que vc entende me ajuda por favor to com medo de inverter a posição dos fios e dar pau na placa novinha que eu fiz....
obrigado preciso da sua ajuda urgente.
andre netto[/quote:ba2aaa1bf9]


André, no arquivo estão todas as ligações, não é usar o que tens e sim fazer o que esta no esquema, se olhares com mais atenção, vais ver que nas entradas, mostra como posicionar as pontes retificadoras, mais fácil do que isto não sei como te mostrar, está tudo na figura.
Outra solução é usar 3 fontes de pc, melhor as AT, usar os 12 volts de uma para alimentar os motores, e ligar duas em série, 24 volts para alimentar o fio.


[], motta
[], motta
andrenetto
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 9:34 am
Localização: cravinhos sp

Mensagem por andrenetto »

preciso de uma placa mm1002 com ou sem copmponentes alguem sabe o preço e onde encontro? de preferencia pronta
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Mensagem por croupier »

[quote:0e3b82c985="andrenetto"]preciso de uma placa mm1002 com ou sem copmponentes alguem sabe o preço e onde encontro? de preferencia pronta[/quote:0e3b82c985]

Difícil de achar, não ví ninguém fazendo em escala comercial...

mas ela é fácil de fazer, se quiser da p/ fazer até em ma proto-board...

mas porque a escolha dessa placa? tem outras opões no mercado...
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:ccdff7ef39="andrenetto"]preciso de uma placa mm1002 com ou sem copmponentes alguem sabe o preço e onde encontro? de preferencia pronta[/quote:ccdff7ef39].

Tenho uma que não usei ainda, posso disponibilizar.



[], motta
[], motta
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

[quote:a2ada46767="andrenetto"]preciso de uma placa mm1002 com ou sem copmponentes alguem sabe o preço e onde encontro? de preferencia pronta[/quote:a2ada46767]

gostaria de saber porque a opçao por essa placa... a original nao e uma boa opçao, ja qua trabalha com motores de baixa corrente,como motores de 48passos que tem um tork muito baixo comparados com nemas de 6kl etc.., eu nao me dei bem com motores de 48passos,ja que o tork e bem baixo com isso tendo que usar fusos de 6mm que sao bem empenados tendo que fazer ajeitos com silicone etc... coisa que eu nao gosto de fazer.. eu uso motores de 200passos e fuciona muito bem! inclusive uso uma placa tb6560 que axo muito eficiente.. e pra falar a verdade nao dexo ela por uma c4, essa e minha opniao, quem quer usar a c4 ou mm2001 que use. eu nao gosto e pretendo nao usar mais. olha ai a verçao damm2001 com transistores no driver e uma boa placa, ja que trabalha com corrente mais alta possibilitando o uso de motores com melhor tork e ate mesmo os de 48 passos... segui o link http://www.baronerosso.it/forum/cnc/62616-nuovo-pcb-mm2001.html

[img:a2ada46767]http://www.baronerosso.it/forum/attachments/cnc/42538d1187550446-nuovo-pcb-mm2001-dx2007-lc.jpg[/img:a2ada46767]
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:4dcc2cef98="marcos soares"][quote:4dcc2cef98="andrenetto"]preciso de uma placa mm1002 com ou sem copmponentes alguem sabe o preço e onde encontro? de preferencia pronta[/quote:4dcc2cef98]

gostaria de saber porque a opçao por essa placa... a original nao e uma boa opçao, ja a verçao com transistores no driver e uma boa placa... segui o link http://www.baronerosso.it/forum/cnc/62616-nuovo-pcb-mm2001.html

[img:4dcc2cef98]http://www.baronerosso.it/forum/attachments/cnc/42538d1187550446-nuovo-pcb-mm2001-dx2007-lc.jpg[/img:4dcc2cef98][/quote:4dcc2cef98]

Marcos, mais uma vez estas comentando sobre o que não tens o devido conhecimento, a placa original foi elaborada,para trabalhar com motores de 48 passos, suporta corrente de até 500mah e tensão de até 39 volts, como não funciona bem?
funciona e muito bem para o que ela foi projetada. Tem várias versões posteriores para trabalhar com motores de 200 passos, neste caso a adição de um driver com maior potencia é indicado, se forem trabalhar com motores de 48 passos o que é indicado para as cortadoras por fio quente, a original ainda é melhor.

Marcos muda alguma coisa na tua msg, coloque, que a placa original é boa para motores de 48 passos, a que tu postou é para quem quer gastar mais sem necessidade, usar motores de 200 passos com menos eficiência, para quem não tem o que fazer, não tem onde gastar o que ganha, como divertimento até é valido.

[], motta
[], motta
Crieoceam
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Seg Mar 30, 2009 3:19 pm
Localização: Praia Grande SP

Mensagem por Crieoceam »

Preciso do esquema de ligação dos motores de passo na contoladora C4 ,alguem tem?
Responder