Ainda sobre Baterias Lipo, uma dica aos novatos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

http://www.rchelicopterfun.com/rc-lipo-batteries.html

Se um empreendimento desse tivesse chamado a atenção do Sr. Eike Batista, hoje teríamos uma fábrica dessas aqui. Montada com dinheiro do BNDES, lógico.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

[quote:d2cb7fcf83="Marco Antonio"][quote:d2cb7fcf83="ferrabra"][quote:d2cb7fcf83="Kvra"]Um amigo de pista estava com uma bateria inchada e resolveu fura-la logo para evitar maiores danos. Colocou ela no chão e com uma faca alpha deu um furo nela, aconteceu a mesma coisa que você descreveu, assobio com fumaceira, quando ele foi furar a segunda célula reparou que a lamina da faca havia derretido, isto mesmo, derreteu a lamina e olha que ele somente enfiou e tirou na mesma hora, pois sabia que ela queimaria.[/quote:d2cb7fcf83]
A lâmina deve ter derretido porque ele fechou um curto dentro da célula e a corrente derreteu a lâmina.[/quote:d2cb7fcf83]

Mas o cara é um perfeito idiota não???? A única forma segura é mergulhar a bateria em una solução salina e deixar esgotar.[/quote:d2cb7fcf83]

Marco, mesmo a bateria estando perfeita, basta mergulhá-la numa solução salina para ela se "finar"? Estou querendo me livrar, de forma segura, de duas que tenho.
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

lipo enfumaçando:

http://www.youtube.com/watch?v=vaWVovBHcTc

[yt]vaWVovBHcTc[/yt]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Se você mergulhar em uma solução salina ela vai lentamente esgotar a carga até zerar e sem carga ela é um peso morto.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

Da para min se estão perfeitas :p
Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 367
Registrado em: Seg Fev 01, 2010 11:02 am
Localização: São Paulo

Mensagem por roger_fci »

Marco , realmente muito hilario esse tópico...

Voltando ao assunto

Como já disseram a melhor maneira realmente é mergulha-la em um solução Salina, e deixa-la por varias Horas, Já descartei diversas lipos dessa forma, é realmente é a mais eficaz
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Muitos problemas psiquiátricos aqui, chega a ser patético.
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Norba-RJ »

Voltando a carga das lipo, ja vi motor de carro incendiando com carregamento de bateria lipo.
Eu dependendo do local onde estou faço recarga no carro , mas tenho uma extensão propria que fiz que afasta o carregador e as lipos do carro (1,5m) .o carregador e a bateria ficam sobre uma placa de madeira e se der algum problema no maximo vou perder a bateria lipo e o carregador se der muito azar, mas na vrdade nunca tive problemas com nenhuma, as minhas são todas hyperin de 3s , tesla de 3S. E nano tech 5s , devo ter umas 18 baterias ao todo. Nunca guardo carregadas, sempre em storage.
kleberrios
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

[quote:35e89e6bb9="Marco Antonio"][quote:35e89e6bb9="kleberrios"]Mais ou menos Marcos, semana passada duas 3s 2200 mah incendiaram juntas na varanda. O problema é que estou maluco de tanto comprar nobreack para os pc e quando falta luz, a bateria chumbo ácida nunca funciona pois não pega mais carga.
Para comprar baterias é complicado na minha área, logo fiz um taeste e instalei duas em paralelo no nobreak, só que achei que fornecia 12v para as lipos e nem medi a voltagem de alimentação para as tinhosas. A instalação foi lá pelas 15 horas e à noite, quando estava na casa da minha mãe a mulher ligou desesperadea dizendo que o pc pegou fogo, em 1min cheguei em casa e ainda havia fumaça na casa mas não queimou nada ao redor só tingiu de preto a varanda. Foram 13 volts em cima dela até elas queimarem. Lição aprendida e um nobreak para o espaço...



É claro que é em uma área aberta, não dentro da sala ou quarto. O que não pode é o pessoal estocarem 5 baterias em um safe bag ou uma caixa pois se queima queima tudo junto.[/quote:35e89e6bb9]

Sim.. é errado estocar todas juntas.

leve a bateria a um cara que recondiciona... ou faça o seguinte: Leve ela pra fora e com ela a 30cm do chão largue a bicha uma dez vezes, as placas vão se descolar.

É tensão e não voltagem... litragem é horrível né??? Então, a regra é a mesma.[/quote:35e89e6bb9]]

Afinal o termo voltagem existe ou não?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_el%C3%A9trica
"Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho, só os fortes conseguiram"
Responder