extensão xt60?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
lebowski
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 7:46 pm
Localização: POA RS

extensão xt60?

Mensagem por lebowski »

boa tarde galera,..estou com uma duvida se existe extensão xt60, pois preciso de uma para conectar a bateria no ESC, para acertar o cg do aeromodelo. Se existir beleza, eu tento comprar uma...tambem pensei em fazer, mas será que se encontra os fios ou cabos (preto e vermelho) da mesma medida? alguem sabe que tipo eles são? pois acho que precisam passar a amperagem correta.... valeu!!
lebowski
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 7:46 pm
Localização: POA RS

Mensagem por lebowski »

ah ja achei aqui...é o 14AWG tem pra vender na loja..vou fazer uma extensão mesmo...abraço
willyanssf
membro
Mensagens: 1222
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 7:42 pm
Localização: são fidelis/RJ

Mensagem por willyanssf »

cuidade,uma vez eu fiz uma extenção, os fios esquentaram,e pegou fogo no meu aero,meu aero pastinha eletrico a uns 10m de altura soltou fumaça e caiu,por sorte nao quebrou nada e só deu uma chamuscada,no mesmo dia depois de uns minutos eu tava voando pq por sorte nao queimou nada,cuidado,nao lembro onde mais li aqui no forum,mas li que é perigoso usar esse tipo de extenção da bateria pro esc,pelos motivos que eu citei acima.
eu só errei pq nao avia lido essa informação antes.
Avatar do usuário
bemorcelli
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 11:48 am
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por bemorcelli »

O problema da emenda esquentar é devido a mau contato, principalmente se vc somente enrolar um fio no outro... pra evitar esse tipo de problema, enrola como na figura a seguir, e depois solda, com estanho (solda de eletronica) pra evitar pontos quentes..

lembre-se de isolar bem as emendas no final do processo.

Abraço.
Anexos
Emenda tecnicamente correta.
Emenda tecnicamente correta.
download.jpg (7.17 KiB) Exibido 1941 vezes
Aprender, aprender e se divertir...
Shockflyer sbach, Pastinha asa Baixa Artal motor OS .55AX, HK-250GT (a caminho), Kestrel 500DX, rádio Futaba 8FG
willyanssf
membro
Mensagens: 1222
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 7:42 pm
Localização: são fidelis/RJ

Mensagem por willyanssf »

no meu caso nao da pra saber se foi a emend que esquentou,mas o fio queimou todo,saiu um fumaceiro,o pessoal achou que eu tinha posto bomba de fumaça,pq a fumaça era branca,só que depois da fumaça fiquei sem comando e o aero foi pro chão,sorte que nao foi nada grave,no mesmo dia eu tava voando de novo.
pode ser a solda,mas nao acredito que seja a solda.
Avatar do usuário
bemorcelli
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 11:48 am
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por bemorcelli »

[quote:f9a870bf45="willyanssf"]no meu caso nao da pra saber se foi a emend que esquentou,mas o fio queimou todo,saiu um fumaceiro,o pessoal achou que eu tinha posto bomba de fumaça,pq a fumaça era branca,só que depois da fumaça fiquei sem comando e o aero foi pro chão,sorte que nao foi nada grave,no mesmo dia eu tava voando de novo.
pode ser a solda,mas nao acredito que seja a solda.[/quote:f9a870bf45]

Pode ser muita coisa.. fazer analise assim, sem ver nada é complicado, pq pode ser fio fino (suporta baixa corrente), emenda meia boca, solda fria, aquecimento (sol+corrente+um monte dde fatores)..

Por isso que é legal [b:f9a870bf45]fazer bem as emendas[/b:f9a870bf45], e [u:f9a870bf45]se possível[/u:f9a870bf45] usar um [b:f9a870bf45]fio de bitola maior[/b:f9a870bf45] que a da bateria/ESC.. eu sei que vai agregar umas gramas a mais.. mas eu prefiro voar 1 minuto a menos do que ficar horas fazendo/arrumando aero queimado..

Essa imagem que eu postei aí é exemplo das emendas que são ensinadas nas escolas técnicas (eletrotécnica, eletromecânica, etc..) são muito confiáveis.
Aprender, aprender e se divertir...
Shockflyer sbach, Pastinha asa Baixa Artal motor OS .55AX, HK-250GT (a caminho), Kestrel 500DX, rádio Futaba 8FG
Responder