Vortex de ponta de asa gera mais lift?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Vortex de ponta de asa gera mais lift?

Mensagem por Eduardo Yamin »

[img:2be82ef91d]http://www.sciencenewsforkids.org/articles/20041215/a622_3987.jpg[/img:2be82ef91d]"
The sharp leading edges of a swift's wings may create swirls of air (gray cones) that produce extra lift."

em: http://www.sciencenewsforkids.org/articles/20041215/Note3.asp

mais uma história da carochinha ?
Abs,
EY
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Isso não é vortex de ponta de asa, isso é uma maneira de exitação do ar sobre o extradorso da asa. Vortex de ponta de asa não passa sobre a asa, e só causa arrasto. O que mostra acima, é um vortex que passa sobre a asa, e gera mais efeito.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

O vortex que passa sobre a asa aumenta a camada limite gerando mais sustentaçao, na verdade o maior efeito é na diminuiçao da velocidade de stol, pois energizando a camada limite atraves dos vórtices ela se descola com uma velocidade menor. alguns avioes possuem geradores de vórtices sobre o extradorso tambem, parecem pequenos arrebites, há um criterio pois a intençao é gerar vórtices e nao arrasto.
o vortex de ponta de asa só causa arrasto devido a posiçao como é formado, (parecendo um redemoinho sugando a asa pra trás), o uso de winglets além de diminuir o vortex, o redireciona passando até a contribuir para a sustentaçao.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Complementando...

Alguns exemplos de como isto serve para atrasar o Stall e aumentar a sustentação em baixa velocidade/alto ângulo de ataque:

- F18: possui aquelas extensões da asa que seguem para a frente rente à fuselagem, em ângulos de ataque grandes geram um vórtice poderoso sobre a asa, criando sustentação. Por isto é fácil achar fotos de F18 voando na horizontal com o nariz 30 graus pra cima.

- Concorde: o grande ângulo de enflechamento causa o mesmo efeito, em ângulos de ataque maiores o ar que passa no bordo de ataque causa vórtices no extradorso, permitindo voar com ângulos de ataque altos também.
Rodrigo de Jesus
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 5:12 pm
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Rodrigo de Jesus »

A energização da camada limite é muito utilizada por aviões com asa em delta, sob forte ângulo de ataque, assim como por mariposas (que possuem asa em delta!). O objetivo é aumentar o CL máximo, fazendo com que a asa estole a ângulos de ataque muito maiores. É por isso que o Concorde e o Mirrage pousam com o0 nariz tão pra cima (o concorde até "dobra" o nariz para que o piloto possa ver alguma coisa).

Quanto ao passarinho lá em cima, se ele utiliza esse efeito durante o vôo, ele vôa em uma condição de grande arrasto. Mesmo porque ele pode controlar a distribuição de sustentação ao longo da asa, maximizando o L/D ...

o princípio físico é legal, mas o exemplo acho que não foi muito feliz.
Responder