[img:2be82ef91d]http://www.sciencenewsforkids.org/articles/20041215/a622_3987.jpg[/img:2be82ef91d]"
The sharp leading edges of a swift's wings may create swirls of air (gray cones) that produce extra lift."
em: http://www.sciencenewsforkids.org/articles/20041215/Note3.asp
mais uma história da carochinha ?
Vortex de ponta de asa gera mais lift?
- Eduardo Yamin
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O vortex que passa sobre a asa aumenta a camada limite gerando mais sustentaçao, na verdade o maior efeito é na diminuiçao da velocidade de stol, pois energizando a camada limite atraves dos vórtices ela se descola com uma velocidade menor. alguns avioes possuem geradores de vórtices sobre o extradorso tambem, parecem pequenos arrebites, há um criterio pois a intençao é gerar vórtices e nao arrasto.
o vortex de ponta de asa só causa arrasto devido a posiçao como é formado, (parecendo um redemoinho sugando a asa pra trás), o uso de winglets além de diminuir o vortex, o redireciona passando até a contribuir para a sustentaçao.
o vortex de ponta de asa só causa arrasto devido a posiçao como é formado, (parecendo um redemoinho sugando a asa pra trás), o uso de winglets além de diminuir o vortex, o redireciona passando até a contribuir para a sustentaçao.
- alexcmag
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Complementando...
Alguns exemplos de como isto serve para atrasar o Stall e aumentar a sustentação em baixa velocidade/alto ângulo de ataque:
- F18: possui aquelas extensões da asa que seguem para a frente rente à fuselagem, em ângulos de ataque grandes geram um vórtice poderoso sobre a asa, criando sustentação. Por isto é fácil achar fotos de F18 voando na horizontal com o nariz 30 graus pra cima.
- Concorde: o grande ângulo de enflechamento causa o mesmo efeito, em ângulos de ataque maiores o ar que passa no bordo de ataque causa vórtices no extradorso, permitindo voar com ângulos de ataque altos também.
Alguns exemplos de como isto serve para atrasar o Stall e aumentar a sustentação em baixa velocidade/alto ângulo de ataque:
- F18: possui aquelas extensões da asa que seguem para a frente rente à fuselagem, em ângulos de ataque grandes geram um vórtice poderoso sobre a asa, criando sustentação. Por isto é fácil achar fotos de F18 voando na horizontal com o nariz 30 graus pra cima.
- Concorde: o grande ângulo de enflechamento causa o mesmo efeito, em ângulos de ataque maiores o ar que passa no bordo de ataque causa vórtices no extradorso, permitindo voar com ângulos de ataque altos também.
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A energização da camada limite é muito utilizada por aviões com asa em delta, sob forte ângulo de ataque, assim como por mariposas (que possuem asa em delta!). O objetivo é aumentar o CL máximo, fazendo com que a asa estole a ângulos de ataque muito maiores. É por isso que o Concorde e o Mirrage pousam com o0 nariz tão pra cima (o concorde até "dobra" o nariz para que o piloto possa ver alguma coisa).
Quanto ao passarinho lá em cima, se ele utiliza esse efeito durante o vôo, ele vôa em uma condição de grande arrasto. Mesmo porque ele pode controlar a distribuição de sustentação ao longo da asa, maximizando o L/D ...
o princípio físico é legal, mas o exemplo acho que não foi muito feliz.
Quanto ao passarinho lá em cima, se ele utiliza esse efeito durante o vôo, ele vôa em uma condição de grande arrasto. Mesmo porque ele pode controlar a distribuição de sustentação ao longo da asa, maximizando o L/D ...
o princípio físico é legal, mas o exemplo acho que não foi muito feliz.