Ligação Quadrimotor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Ligação Quadrimotor

Mensagem por Escorpião do Deserto »

Boa noite amigos! Estou bolando um Quadrimotor para filmagens aéreas... Ainda não sei ao certo as medidas ou que motores utilizar, mas estou com uma dúvida: pretendo poder controlar 2 motores de forma independente dos outros 2 (mais especificamente, pretendia poder utilizar o throtle cut para desativar 2 motores e assim economizar as 2 baterias que os alimentam e depois fazer o mesmo com os outros 2) para aumentar a autonomia de vôo... Acredito que não terei problemas com fazer isso na mixagem do rádio, mas a questão é: como ligar isso no receptor? Posso ligar 2 motores com Y no canal 3 conforme já li aqui, e ligar outros 2 com Y em outro canal? Se positivo, poderei mesmo assim utilizar uma bateria em cada nacele, totalizando 4?
A idéia de utilizar 4 baterias e motores operantes de forma independente é decisiva no projeto, pois se eu não conseguir fazer isso, optarei por um bimotor com motores de maior empuxo...
Grato e no aguardo de respostas.
Ugly Stick Bola preta, Ugly Stick asa baixa, Cesna 182, Walrus, P-51H Mustang, F4U-Corsair, F-15 Eagle, Extra 300, Tucano Radar.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[b:dff856afb6]HÃ????????????[/b:dff856afb6]

:? :? :?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Mensagem por Escorpião do Deserto »

Rsrsrs acho que ficou meio confuso né?
Vamos lá. Quero instalar 4 motores, 4 escs, 4 baterias. A diferença é que não quero colocar todos no canal 3 ( tanto que nesse caso nem poderia colocar 4 baterias né?). Quero colocar 2 motores no canal 3 e outros 2 em outro canal para poder mixar no rádio. Dessa forma eu poderia desligar 2 em vôo e economizar bateria. Eu dobraria a autonomia de vôo pois eu alternaria entre os motores a ligar pelos throtle cuts do rádio... Rsrsrs acho que melhorou né?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Engano seu que vai haver economia pois a potencia total para manter o avião em voo sustentado vai continuar a ser a mesma.
Mas se você tiver um canal proporcional livre basta mixar uma chave para colocar dois motores em neutro.
Alias nem precisa ser proporcional, pode ser chave de três posições mixada com o canal 3
Tudo vai depender do radio que você tem.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Mensagem por Escorpião do Deserto »

Então, pretendo montar um aero que voe bem com apenas 2 dos 4 motores, justamente para não precisar compensar os motores que eu deixar inativos... Nesse caso geraria uma economia não geraria? Friso que o aero é para vôos lentos e estáveis e será um asa alta...
Mas para colocar 2 motores em neutro, eles precisam ser ligados em canais diferentes não é? 2 no canal 3 e 2 no canal 7 por exemplo para aí sim eu conseguir neutralizar certo?
Utilizo um turnigy 9xr... E já estou expert nele... A parte de configuração tiro de letra rsrsrs...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Dois motores para manter um pitch speed necessário que satisfaça um voo sustentado gastam até mais que quatro.
Teu conceito está totalmente errado!
Você vai ter o arrasto das hélices dos dois motores parados mais a massa das baterias sem uso, mais arrasto das naceles e interferência aerodinâmica deles.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Mensagem por Escorpião do Deserto »

Humm entendi!!! Bom, se você está dizendo que o resultado seria esse nem vivou questionar, pois, sei a sua experiência... Acha melhor então um bimotor que tenha motores que satisfaçam com duas baterias do que um quadrimotor com motores econômicos e as mesmas duas baterias certo?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:d8d0734a77="Escorpião do Deserto"]Humm entendi!!! Bom, se você está dizendo que o resultado seria esse nem vivou questionar, pois, sei a sua experiência... Acha melhor então um bimotor que tenha motores que satisfaçam com duas baterias do que um quadrimotor com motores econômicos e as mesmas duas baterias certo?[/quote:d8d0734a77]

Você pode até usar um quadri se a questão é economia e levar carga... lembre-se que quadrimotores eram usados para levar muita carga a grandes distancias, mas terá que fazer um projeto enxuto. Minha sugestão é usar um mono motor com envergadura grande, asa de perfil fino com baixo arrasto e grande sustentação como a de um planador.

O que mata em um avião é o arrasto, você precisa vencer a força de arrasto para manter a velocidade de voo necessária.

Empuxo em um motor vence arrasto e pitch speed da a velocidade necessária para voar.

Não se projeta um modelo para o que quer especulando... existem equações para isso. De forma geral usa-se regras básicas mas performance só com muito calculo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Mensagem por Escorpião do Deserto »

Com certeza! Estou na fase inicial, mais querendo descobrir a ciência dos quadrimotores rsrs... Mas pelo que vi aqui a forma de se calcular esse projeto seria totalmente diferente do que eu pensava.
Marco Antônio, por projeto enxuto o que você quer dizer além da obtenção e estudo ( até o possível) das informações?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:bcf064d872="Escorpião do Deserto"]Com certeza! Estou na fase inicial, mais querendo descobrir a ciência dos quadrimotores rsrs... Mas pelo que vi aqui a forma de se calcular esse projeto seria totalmente diferente do que eu pensava.
Marco Antônio, por projeto enxuto o que você quer dizer além da obtenção e estudo ( até o possível) das informações?[/quote:bcf064d872]

Arrasto.... tudo que der arrasto deve ser minimizado ou eliminado! Ele "come bateria"
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder