ViperJet - EDF 120mm - Humberto Melo
Cara... Vi esse jato dias 12 e 13 de abril no 4° encontro de aeromodelismo em Ituiutaba-MG, e é simplesmente fantástico. Chuva braba, né Humberto??? Mas foi lindo o curto voo. Humberto, talvez se lembre de mim... Perguntei a você detalhes sobre a motorização e eletrônica da sua zagi, de tarde no domingo. Cara, quem vê esse Viper pergunta logo de cara onde foi que você comprou o kit... Parabéns.
Abs.
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Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!
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:-)
Pois é o voo foi curto, mas tirei várias informações:
1- O cálculo do CG foi preciso e o voo foi super estável
2- O Esc de 180A foi bem dimensionado, ficou estável e sem cortes ou falhas e com temperatura baixa.
3- As 3 Lipos Revoeletrix (2 de 6s, 5000ma, 60c e uma de 2s 5000ma, 60c) aguentaram bem a descarga, ficando com uma temperatura de +- 50 graus Celsius
4- Os trens de pouso não suportaram a carga, então preciso de outros melhores e com rodas de borracha de verdade...
5- Se você achar que algo vai dar errado, pode ter certeza , vai dar... Os braços dos servos ficaram bem salientes e no pouso de barriga quebrou as engrenagens de 2 servos...alguma proteção terá que existir ali para eventuais emergências.
6- O jato com 6,5 quilos é um chumbo, mas o perfil de asa ficou perfeito para esse tipo de voo e gerou sustentação suficiente para manter o Viper estável em voo.
7- Deu para ter uma ideia de que tipo de pista que poderei voar... ou seja, nada de pista pequena, decola com +- 50 metros de pista e pousa com +- 80 metros (se instalar os freios, 50 metros são suficientes), é claro que se a pista for maior ai fica melhor...
8- O Viper tem umas "manhas" e tenho notado isso ao longo do tempo, ele é meio temperamental na hora da decolagem, se o ângulo de ataque na hora da decolagem for muito acentuado, inicia-se um stall de ponta de asa imediatamente, ou seja nada de puxar o profundor com vontade... Tenho usado os flaps para iniciar a decolagem mais suave e controlada sem o stall e sem sustos, nesta decolagem inicial do viper não usei o danado do flap e suei para controlar o stall.
Pois é o voo foi curto, mas tirei várias informações:
1- O cálculo do CG foi preciso e o voo foi super estável
2- O Esc de 180A foi bem dimensionado, ficou estável e sem cortes ou falhas e com temperatura baixa.
3- As 3 Lipos Revoeletrix (2 de 6s, 5000ma, 60c e uma de 2s 5000ma, 60c) aguentaram bem a descarga, ficando com uma temperatura de +- 50 graus Celsius
4- Os trens de pouso não suportaram a carga, então preciso de outros melhores e com rodas de borracha de verdade...
5- Se você achar que algo vai dar errado, pode ter certeza , vai dar... Os braços dos servos ficaram bem salientes e no pouso de barriga quebrou as engrenagens de 2 servos...alguma proteção terá que existir ali para eventuais emergências.
6- O jato com 6,5 quilos é um chumbo, mas o perfil de asa ficou perfeito para esse tipo de voo e gerou sustentação suficiente para manter o Viper estável em voo.
7- Deu para ter uma ideia de que tipo de pista que poderei voar... ou seja, nada de pista pequena, decola com +- 50 metros de pista e pousa com +- 80 metros (se instalar os freios, 50 metros são suficientes), é claro que se a pista for maior ai fica melhor...
8- O Viper tem umas "manhas" e tenho notado isso ao longo do tempo, ele é meio temperamental na hora da decolagem, se o ângulo de ataque na hora da decolagem for muito acentuado, inicia-se um stall de ponta de asa imediatamente, ou seja nada de puxar o profundor com vontade... Tenho usado os flaps para iniciar a decolagem mais suave e controlada sem o stall e sem sustos, nesta decolagem inicial do viper não usei o danado do flap e suei para controlar o stall.
Humberto Melo
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- Ricardo_Melo
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Vamos imaginar o seguinte.
O Engenheiro Mecânico estuda 5 anos e ainda faz mais 1 ano de especialização para se formar e desenvolver vários produtos.
Exemplo: Uma mola do amortecedor de um carro.
Ai vem um mexânico qualquer e diz para rebaixar um carro.
RELAXA DOUTOR, PRA REBAIXAR É SÓ DAR UMA ESQUENTADINHA NA MOLA QUE VAI FICAR BELEZA...
É cada um que me aparece...rs
Humberto, seu trabalho é espetacular, continue assim.
Ricardo Melo
O Engenheiro Mecânico estuda 5 anos e ainda faz mais 1 ano de especialização para se formar e desenvolver vários produtos.
Exemplo: Uma mola do amortecedor de um carro.
Ai vem um mexânico qualquer e diz para rebaixar um carro.
RELAXA DOUTOR, PRA REBAIXAR É SÓ DAR UMA ESQUENTADINHA NA MOLA QUE VAI FICAR BELEZA...
É cada um que me aparece...rs
Humberto, seu trabalho é espetacular, continue assim.
Ricardo Melo
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Valeu Ricardo_xaxa :-)
kkkkk, de boa, de vez em quando a gente tem que deixar passar... Mas aproveitando o post, peço desculpas para o povo aqui... não consegui ate hoje pegar o vídeo da estreia, acho que deu pau, sei lá... Daqui alguns dias eu termino de instalar os trens de pouso reforçados, e acho que dia 17 ou 18 devo fazer um vídeo oficial. Agora que já sei que o Viper está voando fico mais tranquilo para a segunda estreia.
kkkkk, de boa, de vez em quando a gente tem que deixar passar... Mas aproveitando o post, peço desculpas para o povo aqui... não consegui ate hoje pegar o vídeo da estreia, acho que deu pau, sei lá... Daqui alguns dias eu termino de instalar os trens de pouso reforçados, e acho que dia 17 ou 18 devo fazer um vídeo oficial. Agora que já sei que o Viper está voando fico mais tranquilo para a segunda estreia.
Humberto Melo
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Humberto, no pós vôo você comentou que suou para controlar o stall, e vi no youtube (www.youtube.com/watch?v=F_nHGcZKI_c) um vídeo do Aislan Mendes que mostra como configurar auto flap, ou seja, quando o stick estiver, por exemplo, em 20% da aceleração, o avião está um pouco acima da velociade de stall, o flap desce e aumenta a sustentação, se o stick estiver abaixo de 10% ele desce total para freio aerodinâmico... Esta é uma técnica que pretendo usar quando eu construir meu víper ( vai demorar um pouco ) mas como não tenho nenhum aeromodelo que tenha flap, acredito que seja bem funcional, visto que na hora do pouso do modelo, toda atenção é pouco e ter que chavear flap neste momento crítico, é perícia para poucos... assim que disponibilizar planta para venda me manda uma mp pois tenho muito interesse nele...
- andersonpaxeco
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