Quadricóptero Lenha

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
rdinallo
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Quadricóptero Lenha

Mensagem por rdinallo »

Pessoal, hoje fiz uma cagada e acabei derrubando meu quad.

Acabei de montar ele recentemente, e hoje fui testar o failsafe que configurei como modo de voo RTL, desliguei o radio, o comando RTL foi acioando certinho, o quad começou a voltar para o local que eu tinha decolado com ele. Porem passou um pouco do ponto e estava indo em direção a um telhado, nisso resolvi ligar o radio novamente e reassumir o controle, acontece que quando o radio reiniciou os motores desligaram e o quad caiu de ponta cabeça.

Agora ralou todos os eixos dos motores pois eu estava usando porca ao inves do spinner. E agora a porca nao sai. Ja notei que alguns dos eixos entortaram. Meus motores são sunnysky 2216-12, alguem sabe onde consigo comprar estes eixos para reposição e tem alguma maneira facil de desmontar os eixo que estão com a ponta esfolada.

Tem mais algum componente do motor que possa ter sido danificado com a queda?

A placa controlado foi quebrar justo o conector usb.
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 784
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por tchello silveira »

O eixo do 2216-12 é 3mm, pode conseguir este eixo retirando de cdrom´s velhos, alguns tem 2 eixos.
Tem um tópico antigo que fala de motores de cdrom que podem ajudar:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=3295
Saber o que pode ter ralado só olhando, isto você vai ter de fazer testando os motores.
A questão do usb ter quebrado pode ser resolvida conectando a placa via serial com um adaptador usb, é so ver quais pinos correspondem a conexão serial no atmega.
()S
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

pode ter zuado os rolamentos.

veja se algom tem jogo ou esta mais duro que os demais
rdinallo
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

Estou vendo o log do voo da queda, alguem sabe qual o nome do parametro onde vejo a aceleração?
rdinallo
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

Tem como saber se o rolamento esta ruim? Qual o sintoma de um rolamento defeituoso?
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 784
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por tchello silveira »

Já testou os motores ?
rdinallo
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

Testei, aparentemente estão funcionando bem, porem 2 deles estao com um joguinho no sentido longitudinal do motor. Eu não havia reparado se já estava com isso antes.

O eixo que vai fixadao no motor onde é presa a helice encontrei para comprar http://www.banggood.com/Propeller-Prop-Adapter-for-Sunnysky-X2212-X2216-V2216-Motors-p-932722.html
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 784
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por tchello silveira »

Se entortou somente este adaptador de hélice está no lucro, mas se entortou o bel aí o motor já era.
O eixo principal é fácil de fazer outro.
()S
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Se ta com jogo, possivelmente tem que trocar os rolamentos. Veja se o jogo esta na parte de cima ou na parte debaixo dos motores. Por experiencia, se esta com jogo e precisa trocar o rolamento troca os motores que da menos dor de cabeça. Eu troquei 1x para nunca mais
rdinallo
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

3 dos 4 motores estão fazendo um barulho muito estranho. Procurando na internet encontrei esse video:
https://www.youtube.com/watch?v=I_oe1fapK5o

o barulho é exatamente este, ou os rolamentos foram danificados, ou fui mais uma vitima de motores falsificados.
Existe alguma ferramenta adequada para retirar aquela trava do eixo do motor, que se nao me engano se chama C-clip ? Já fui em várias lojas de ferramentas aqui na minha cidade e em nenhuma tem um alicate para anéis que consiga pegar essa trava.
Responder