Reducao no motor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 804
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Você leu o link que eu te mandei sobre 'Trabalho'? Se tiver lido e mesmo assim não lhe esclareceu a mente, vou te dar um exemplo:

Sendo simples, Trabalho é a resultante dos vetores Força e Deslocamento.
Ai você tem um motor ligado a um reboque que precisa levar 100kg a 1km de distância. Ele consegue realizar essa tarefa em 60 minutos. Ai você pensa: "ah, posso colocar uma redução de 2:1 no motor, assim ele terá o dobro de força e poderá levar agora 200kg! Legal, você está levando 200kg agora, porém na METADE da velocidade. Sim, a sua "redução reduz" metade dos giros do seu motor, portanto ele anda a meia velocidade... Agora você vai demorar 120 minutos para levar a carga de 200kg a 1km de distância. É a mesma coisa que levar 100kg de cada vez em duas viagens de 60 minutos.

Viu só? É como já falaram, energia não se cria, se transforma. Você pode até pensar, "uai, mas o motor cria energia". Não! Ele transforma. Elétrica -> eletromagnetica -> mecanica.

E qual a vantagem disso tudo? O snag já disse. Adequar o motor (e todo o conjunto motriz) ao projeto. Se voltar ao caso do reboque, o que é melhor? Fazer duas viagens de 60 minutos levando 100kg cada, ou uma viagem de 120 minutos levando os 200kg? Depende do seu projeto...

Espero que fique claro agora.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Ta certo Andredal, compreendi, obrigado!
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Eu entendi a parte em que energia não se cria, o meu ponto com tudo isso era que com uma redução eu pudesse converter os 2200kv em mais torque, e assim girar uma hélice maior numa velocidade menor. Eu sei que isso não aumenta ou diminui o trabalho, esse foi o meu erro de interpretação no começo, mas minha duvida foi esclarecida gracas a voces
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:855097ca82="Morellif1"]Eu entendi a parte em que energia não se cria, o meu ponto com tudo isso era que com uma redução eu pudesse converter os 2200kv em mais torque, e assim girar uma hélice maior numa velocidade menor. Eu sei que isso não aumenta ou diminui o trabalho, esse foi o meu erro de interpretação no começo, mas minha duvida foi esclarecida gracas a voces[/quote:855097ca82]

Mas pode sim usar uma redução para poder usar uma hélice maior e isso é muito utilizado por escalistas que quando usam hélices quadripás em seus aeromodelos com motor a combustão, utilizam de reduções para diminuir o RPM final do motor a combustão, é como se fosse o KV de um motor elétrico.
Hoje em dia com uma variedade muito grande de motores elétricos, praticamente se torna peso morto o uso de uma redução, mas nada impede que se use.
Como foi dito antes, você irá diminuir o RPM e consequentemente, aumentar a força do motor, mas isso não irá aumentar a potência dele em watts, pois um motor elétrico continuará limitado a sua potência máxima, pois quando ultrapassá-la, irá queimar do mesmo jeito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Valeu pela informação pessoal!
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

[quote:a0a73f3819="LaercioLMB"]

Como foi dito antes, você irá diminuir o RPM e consequentemente, aumentar a força do motor, mas isso não irá aumentar a potência dele em watts, pois um motor elétrico continuará limitado a sua potência máxima, pois quando ultrapassá-la, irá queimar do mesmo jeito.[/quote:a0a73f3819]

Isso que eu quis dizer Laercio, acontece que usei dos termos errados!
Me parece estranho que não valha a pena (em certos casos), o motor que eu citei por exemplo (2826/6), tem um alto KV e sua potencia relativamente elevada, imaginei que com uma redução 2:1 fosse resultar num conjunto bem forte e ainda sim com uma boa velocidade, sem falar no consumo que seria bem baixo se considerarmos a forca gerada.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Me perdoem pela falta te acentuação, meu teclado não dispõem de acentos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:09e5ad348a="Morellif1"][quote:09e5ad348a="LaercioLMB"]

Como foi dito antes, você irá diminuir o RPM e consequentemente, aumentar a força do motor, mas isso não irá aumentar a potência dele em watts, pois um motor elétrico continuará limitado a sua potência máxima, pois quando ultrapassá-la, irá queimar do mesmo jeito.[/quote:09e5ad348a]

Isso que eu quis dizer Laercio, acontece que usei dos termos errados!
Me parece estranho que não valha a pena (em certos casos), o motor que eu citei por exemplo (2826/6), tem um alto KV e sua potencia relativamente elevada, imaginei que com uma redução 2:1 fosse resultar num conjunto bem forte e ainda sim com uma boa velocidade, sem falar no consumo que seria bem baixo se considerarmos a forca gerada.[/quote:09e5ad348a]

Porque não vale a pena?
Simples, pois em um mesmo modelo de motor, existem vários KVs diferentes como o Turnigy 3530, ele tem o 3530 750, o 3530 950, o 3530 1000, o 3530 1100 e vai até o 3530 1450, ou seja, antes de se comprar o motor, devemos saber o que vamos construir e a que se destina.
Se deseja um aeromodelo de velocidade, usa-se o de 1450, mas se desejamos de voos bem lentos e com força, usa-se o de 750 e por aí vai.
Caixas de redução perdem desempenho pois tem o atrito entre as engrenagens, que por sua vez, exigem do motor um esforço extra para vencer esse atrito. é pequeno, mas existe e se soma ao todo.
Só vejo utilidade em uma caixa de redução em modelos escala que se sigam os mínimos detalhes, como o avião da foto abaixo, em que o eixo da hélice está bem junto a fuselagem, o que não daria para ser assim com um motor elétrico e nem sempre com um motor glow.
Anexos
1280-F2b.jpg
1280-F2b.jpg (29.99 KiB) Exibido 8128 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Bom saber, eu já estava planejando usar um 2826/6 com redução achando que iria obter uma economia de outro mundo, hehe.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re:

Mensagem por agflex »

LaercioLMB escreveu:Mas pode sim usar uma redução para poder usar uma hélice maior e isso é muito utilizado por escalistas que quando usam hélices quadripás em seus aeromodelos com motor a combustão, utilizam de reduções para diminuir o RPM final do motor a combustão, é como se fosse o KV de um motor elétrico.



Laércio, muito obrigado por tudo o que vc coloca neste forúm, pois já li tanta coisa e aprendi muita coisa mesmo, estou lendo todos o dias o máximo que eu posso. E pensando já em um aeromodelo que vou começar nos próximos dias que será bem em escala, estou com um problema quanto a deixar em escala por ter um motor glow que vou usar pois ele tem um rpm alto 3 á 25,000 rpm, então usa uma hélice pequena e bipá, mas no aero em escala deveria ser quadripá e uma hélice maior, então pesquisando sobre isso me deparei com várias postagens suas neste e em outros tópicos que vc diz sobre não somente usar uma hélice quadripá por inumeros fatores, incluindo que uma pá iria "catar" a turbulência gerada pela pá anterior,etc, então deveria diminuir o rpm e aumentar o torque e então usar uma hélice equivalente.
Mas a minha dúvida nisso tudo, eu quero usar o motor glow, e quero usar uma redução como vc citou, seria esta redução aqui por exemplo http://www.ebay.co.uk/itm/RC-Model-Big- ... 3ce931eefa
?
Ou vc poderia me dizer onde eu encontro aqui no brasil, pois sinceramente só acho para elétrico....


Só espero não levar uma lenhada aqui por desenterrar o tópico, mas esta tudo dentro do conceito do tópico :D
Responder