Reducao no motor
Você leu o link que eu te mandei sobre 'Trabalho'? Se tiver lido e mesmo assim não lhe esclareceu a mente, vou te dar um exemplo:
Sendo simples, Trabalho é a resultante dos vetores Força e Deslocamento.
Ai você tem um motor ligado a um reboque que precisa levar 100kg a 1km de distância. Ele consegue realizar essa tarefa em 60 minutos. Ai você pensa: "ah, posso colocar uma redução de 2:1 no motor, assim ele terá o dobro de força e poderá levar agora 200kg! Legal, você está levando 200kg agora, porém na METADE da velocidade. Sim, a sua "redução reduz" metade dos giros do seu motor, portanto ele anda a meia velocidade... Agora você vai demorar 120 minutos para levar a carga de 200kg a 1km de distância. É a mesma coisa que levar 100kg de cada vez em duas viagens de 60 minutos.
Viu só? É como já falaram, energia não se cria, se transforma. Você pode até pensar, "uai, mas o motor cria energia". Não! Ele transforma. Elétrica -> eletromagnetica -> mecanica.
E qual a vantagem disso tudo? O snag já disse. Adequar o motor (e todo o conjunto motriz) ao projeto. Se voltar ao caso do reboque, o que é melhor? Fazer duas viagens de 60 minutos levando 100kg cada, ou uma viagem de 120 minutos levando os 200kg? Depende do seu projeto...
Espero que fique claro agora.
Sendo simples, Trabalho é a resultante dos vetores Força e Deslocamento.
Ai você tem um motor ligado a um reboque que precisa levar 100kg a 1km de distância. Ele consegue realizar essa tarefa em 60 minutos. Ai você pensa: "ah, posso colocar uma redução de 2:1 no motor, assim ele terá o dobro de força e poderá levar agora 200kg! Legal, você está levando 200kg agora, porém na METADE da velocidade. Sim, a sua "redução reduz" metade dos giros do seu motor, portanto ele anda a meia velocidade... Agora você vai demorar 120 minutos para levar a carga de 200kg a 1km de distância. É a mesma coisa que levar 100kg de cada vez em duas viagens de 60 minutos.
Viu só? É como já falaram, energia não se cria, se transforma. Você pode até pensar, "uai, mas o motor cria energia". Não! Ele transforma. Elétrica -> eletromagnetica -> mecanica.
E qual a vantagem disso tudo? O snag já disse. Adequar o motor (e todo o conjunto motriz) ao projeto. Se voltar ao caso do reboque, o que é melhor? Fazer duas viagens de 60 minutos levando 100kg cada, ou uma viagem de 120 minutos levando os 200kg? Depende do seu projeto...
Espero que fique claro agora.
Eu entendi a parte em que energia não se cria, o meu ponto com tudo isso era que com uma redução eu pudesse converter os 2200kv em mais torque, e assim girar uma hélice maior numa velocidade menor. Eu sei que isso não aumenta ou diminui o trabalho, esse foi o meu erro de interpretação no começo, mas minha duvida foi esclarecida gracas a voces
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
[quote:855097ca82="Morellif1"]Eu entendi a parte em que energia não se cria, o meu ponto com tudo isso era que com uma redução eu pudesse converter os 2200kv em mais torque, e assim girar uma hélice maior numa velocidade menor. Eu sei que isso não aumenta ou diminui o trabalho, esse foi o meu erro de interpretação no começo, mas minha duvida foi esclarecida gracas a voces[/quote:855097ca82]
Mas pode sim usar uma redução para poder usar uma hélice maior e isso é muito utilizado por escalistas que quando usam hélices quadripás em seus aeromodelos com motor a combustão, utilizam de reduções para diminuir o RPM final do motor a combustão, é como se fosse o KV de um motor elétrico.
Hoje em dia com uma variedade muito grande de motores elétricos, praticamente se torna peso morto o uso de uma redução, mas nada impede que se use.
Como foi dito antes, você irá diminuir o RPM e consequentemente, aumentar a força do motor, mas isso não irá aumentar a potência dele em watts, pois um motor elétrico continuará limitado a sua potência máxima, pois quando ultrapassá-la, irá queimar do mesmo jeito.
Mas pode sim usar uma redução para poder usar uma hélice maior e isso é muito utilizado por escalistas que quando usam hélices quadripás em seus aeromodelos com motor a combustão, utilizam de reduções para diminuir o RPM final do motor a combustão, é como se fosse o KV de um motor elétrico.
Hoje em dia com uma variedade muito grande de motores elétricos, praticamente se torna peso morto o uso de uma redução, mas nada impede que se use.
Como foi dito antes, você irá diminuir o RPM e consequentemente, aumentar a força do motor, mas isso não irá aumentar a potência dele em watts, pois um motor elétrico continuará limitado a sua potência máxima, pois quando ultrapassá-la, irá queimar do mesmo jeito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
[quote:a0a73f3819="LaercioLMB"]
Como foi dito antes, você irá diminuir o RPM e consequentemente, aumentar a força do motor, mas isso não irá aumentar a potência dele em watts, pois um motor elétrico continuará limitado a sua potência máxima, pois quando ultrapassá-la, irá queimar do mesmo jeito.[/quote:a0a73f3819]
Isso que eu quis dizer Laercio, acontece que usei dos termos errados!
Me parece estranho que não valha a pena (em certos casos), o motor que eu citei por exemplo (2826/6), tem um alto KV e sua potencia relativamente elevada, imaginei que com uma redução 2:1 fosse resultar num conjunto bem forte e ainda sim com uma boa velocidade, sem falar no consumo que seria bem baixo se considerarmos a forca gerada.
Como foi dito antes, você irá diminuir o RPM e consequentemente, aumentar a força do motor, mas isso não irá aumentar a potência dele em watts, pois um motor elétrico continuará limitado a sua potência máxima, pois quando ultrapassá-la, irá queimar do mesmo jeito.[/quote:a0a73f3819]
Isso que eu quis dizer Laercio, acontece que usei dos termos errados!
Me parece estranho que não valha a pena (em certos casos), o motor que eu citei por exemplo (2826/6), tem um alto KV e sua potencia relativamente elevada, imaginei que com uma redução 2:1 fosse resultar num conjunto bem forte e ainda sim com uma boa velocidade, sem falar no consumo que seria bem baixo se considerarmos a forca gerada.
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
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[quote:09e5ad348a="Morellif1"][quote:09e5ad348a="LaercioLMB"]
Como foi dito antes, você irá diminuir o RPM e consequentemente, aumentar a força do motor, mas isso não irá aumentar a potência dele em watts, pois um motor elétrico continuará limitado a sua potência máxima, pois quando ultrapassá-la, irá queimar do mesmo jeito.[/quote:09e5ad348a]
Isso que eu quis dizer Laercio, acontece que usei dos termos errados!
Me parece estranho que não valha a pena (em certos casos), o motor que eu citei por exemplo (2826/6), tem um alto KV e sua potencia relativamente elevada, imaginei que com uma redução 2:1 fosse resultar num conjunto bem forte e ainda sim com uma boa velocidade, sem falar no consumo que seria bem baixo se considerarmos a forca gerada.[/quote:09e5ad348a]
Porque não vale a pena?
Simples, pois em um mesmo modelo de motor, existem vários KVs diferentes como o Turnigy 3530, ele tem o 3530 750, o 3530 950, o 3530 1000, o 3530 1100 e vai até o 3530 1450, ou seja, antes de se comprar o motor, devemos saber o que vamos construir e a que se destina.
Se deseja um aeromodelo de velocidade, usa-se o de 1450, mas se desejamos de voos bem lentos e com força, usa-se o de 750 e por aí vai.
Caixas de redução perdem desempenho pois tem o atrito entre as engrenagens, que por sua vez, exigem do motor um esforço extra para vencer esse atrito. é pequeno, mas existe e se soma ao todo.
Só vejo utilidade em uma caixa de redução em modelos escala que se sigam os mínimos detalhes, como o avião da foto abaixo, em que o eixo da hélice está bem junto a fuselagem, o que não daria para ser assim com um motor elétrico e nem sempre com um motor glow.
Como foi dito antes, você irá diminuir o RPM e consequentemente, aumentar a força do motor, mas isso não irá aumentar a potência dele em watts, pois um motor elétrico continuará limitado a sua potência máxima, pois quando ultrapassá-la, irá queimar do mesmo jeito.[/quote:09e5ad348a]
Isso que eu quis dizer Laercio, acontece que usei dos termos errados!
Me parece estranho que não valha a pena (em certos casos), o motor que eu citei por exemplo (2826/6), tem um alto KV e sua potencia relativamente elevada, imaginei que com uma redução 2:1 fosse resultar num conjunto bem forte e ainda sim com uma boa velocidade, sem falar no consumo que seria bem baixo se considerarmos a forca gerada.[/quote:09e5ad348a]
Porque não vale a pena?
Simples, pois em um mesmo modelo de motor, existem vários KVs diferentes como o Turnigy 3530, ele tem o 3530 750, o 3530 950, o 3530 1000, o 3530 1100 e vai até o 3530 1450, ou seja, antes de se comprar o motor, devemos saber o que vamos construir e a que se destina.
Se deseja um aeromodelo de velocidade, usa-se o de 1450, mas se desejamos de voos bem lentos e com força, usa-se o de 750 e por aí vai.
Caixas de redução perdem desempenho pois tem o atrito entre as engrenagens, que por sua vez, exigem do motor um esforço extra para vencer esse atrito. é pequeno, mas existe e se soma ao todo.
Só vejo utilidade em uma caixa de redução em modelos escala que se sigam os mínimos detalhes, como o avião da foto abaixo, em que o eixo da hélice está bem junto a fuselagem, o que não daria para ser assim com um motor elétrico e nem sempre com um motor glow.
- Anexos
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Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re:
LaercioLMB escreveu:Mas pode sim usar uma redução para poder usar uma hélice maior e isso é muito utilizado por escalistas que quando usam hélices quadripás em seus aeromodelos com motor a combustão, utilizam de reduções para diminuir o RPM final do motor a combustão, é como se fosse o KV de um motor elétrico.
Laércio, muito obrigado por tudo o que vc coloca neste forúm, pois já li tanta coisa e aprendi muita coisa mesmo, estou lendo todos o dias o máximo que eu posso. E pensando já em um aeromodelo que vou começar nos próximos dias que será bem em escala, estou com um problema quanto a deixar em escala por ter um motor glow que vou usar pois ele tem um rpm alto 3 á 25,000 rpm, então usa uma hélice pequena e bipá, mas no aero em escala deveria ser quadripá e uma hélice maior, então pesquisando sobre isso me deparei com várias postagens suas neste e em outros tópicos que vc diz sobre não somente usar uma hélice quadripá por inumeros fatores, incluindo que uma pá iria "catar" a turbulência gerada pela pá anterior,etc, então deveria diminuir o rpm e aumentar o torque e então usar uma hélice equivalente.
Mas a minha dúvida nisso tudo, eu quero usar o motor glow, e quero usar uma redução como vc citou, seria esta redução aqui por exemplo http://www.ebay.co.uk/itm/RC-Model-Big- ... 3ce931eefa
?
Ou vc poderia me dizer onde eu encontro aqui no brasil, pois sinceramente só acho para elétrico....
Só espero não levar uma lenhada aqui por desenterrar o tópico, mas esta tudo dentro do conceito do tópico