amaciamento motor evolution 10 gx

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

amaciamento motor evolution 10 gx

Mensagem por sersilveira »

Alguém sabe um outro método de amaciamento deste motor(evolution 10gx) que não seja aquele indicado pela fábrica, ou seja, amaciá-lo no ar fazendo oito cubanos? Alguém já amaciou na bancada, com bons resultados? Neste caso, como foi feito o amaciamento? Obrigado.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: amaciamento motor evolution 10 gx

Mensagem por stickier »

Cara, motor a gasolina sempre esquenta mais que um motor glow num suposto mesmo regime de funcionamento..

Recomenda-se amaciar esse motor um pouco mais gordo, com hélice menor e em voo para evitar superaquecimento

Se esquentar ele vai apagar e não dá nem sinal de pegar.

Durante o amaciamento este motor é muito sensivel a variacão de pressão na linha de combustivel, nao recomendo fazer oitos cubanos, mas sim um voo mais manso, sem muito dorso, loopings e etc. pra nao correr o risco de apagar

Qual combustível vc está usando?
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: amaciamento motor evolution 10 gx

Mensagem por sersilveira »

Obrigado pelas suas sugestões.Eu comprei o motor mas não o coloquei em nenhum modelo, ainda.Quanto ao combustível, pretendo usar gasolina Shell V-Power e óleo Motul 800.
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Re: amaciamento motor evolution 10 gx

Mensagem por renatomoc »

Amaciamento é feito com oleo mineral. Rode 2 tanques com 10x6, mais 2 com 11x6, mais 2 com 12x6 e voe. Fiz esse procedimento com o meu e esta perfeito, 50 voos. Ja estou usando 13x6. Uso v-power com mineral sthil até hoje.
Calmato Sport 40 Evo 10
Tractor 120 DLE 20
Extra 300 DLE 30
Slick DLE 55
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: amaciamento motor evolution 10 gx

Mensagem por sersilveira »

Ok, obrigado.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: amaciamento motor evolution 10 gx

Mensagem por stickier »

Outro detalhe que melhorou bastante na minha opinião é que estou usando Gasolina pura ou lavada -> retirei o alcool dela

Como se faz isso?

Se vc tem 2 litros de Gasolina, joga 1 litro de agua dentro dela. Chacoalha bem e deixa descansar.
Vai observar a formação de 2 partes bem caracteristicas, uma com a gasolina pura e outra com a agua que vc adicionou + o alcool da gasolina. Como temos 27% de alcool na gasolina, 540ml dos 2 litros iniciais são alcool. Vc terá cerca de 1,5 litro de agua+alcool e 1,5 litro de gasolina pura.

Retira com uma bombinha a gasolina ou a agua ou faça um furo no galao e retire só a parte que te interessa. Com essa gasolina lavada vc faz normalmente a mistura do óleo

Melhorias: a gasolina dura mais tempo misturada com o óleo. Motor com funcionamento mais uniforme, bem afinadinho
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: amaciamento motor evolution 10 gx

Mensagem por Norba-RJ »

Recomendo usar as mangueiras de neoprene pois o motor mais quente pode derreter as mangueiras e principalmente a do escapamento , solta em vôo , perde compressão no tanque e motor apaga ou falha muito esqenta principalmente quando não esta totalmente amaciado.
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
rbtonet
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Dez 07, 2010 12:19 am
Localização: Silvania

Re: amaciamento motor evolution 10 gx

Mensagem por rbtonet »

oLHA SO O VIDEO QUE ENCONTREI https://www.youtube.com/watch?v=K03I_GxwOXE
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: amaciamento motor evolution 10 gx

Mensagem por zocra »

rbtonet escreveu:oLHA SO O VIDEO QUE ENCONTREI https://www.youtube.com/watch?v=K03I_GxwOXE

Irei testar em breve essa vela no motor e sem cdi estou bem animado em funcionar.
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: amaciamento motor evolution 10 gx

Mensagem por ika »

Ola ja uso esta vela no evo 10cc já tem uns 8 meses , só alegria
Responder