Diego Costa escreveu:Já estou cogitando a hipotese de trocar a 9x7 ou tentar utilizá-la em algum outro modelo. Pro Cessna, independente da configuração utilizada, o eCalc informa a seguinte mensagem:
"- O fluxo de ar na pá da hélice vai estolar. Portanto o empuxo estático e a corrente máxima não serão alcançados. Em solo, você medirá *Empuxo de estol* como máximo."
"- 7.3km/h / 4.5mph - acima desta velocidade aerodinâmica, o estol na pá do propulsor desaparecerá."
Já consegui uma configuração em que a velocidade de 7.3Km/h informada nessa mensagem chegou a ficar abaixo de 4.5km/h. Como essa mensagem aparece em azul, creio ser apenas uma advertencia, visto que casos criticos são expostos em vermelho (temperatura elevada, pouco empuxo e etc). Afora isso, creio ter atingido uma boa com figuração, com uma autonomia média de 18 minutos de vôo. A configuração abaixo fica melhor se utilizar uma 9x6, e melhora ainda mais com uma 9x5, com temperatura do motor ficando em torno de 46°C.
Configuração básica:
Peso médio do aero: 750g
Motor: Emax GT2820-06 (985Kv)
Esc 40A
Bateria Lipo 3s 3700mAh 35/50C
Helice GWS Tripá 9x7
Imagem grande: http://i.imgur.com/uMxu3uq.png
Esse motor eu acho que vai girar mais, o ecalc costuma jogar pra baixo o resultado dos motores.
pode por mais um 1000rpm com a bateria cheia ele vai dar.
Essa tem sido praticamente uma constante entre o e-calc o e teste de bancada com meus motores, desde o 2822 até o 3548.