Corvus 540 V4
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Corvus 540 V4
Prezados, primeiro a apresentação, estou no hobby a quase 2 anos, aprendi sem simulador com um kit de isopor que montei, lenhei diversas vezes ate aprender, cortei uma planta de depron, montei e continuei treinando. Hoje já voo normal. Atualmente tenho um alpha trainer com asp52 e um extra 260 da e-flite elétrico, o qual faço alguns parafusos chato, faca, dorso e outras manobras simples.
Por oportunidade que apareceu, comprei um kit de um Corvus 540 V4 30 cc da Goldwing, está novinho na caixa.
Nele veio essa linkagem
Mas a linkagem não está completa, por isso venho aqui pedir a ajuda para eu montar esse kit, é meu primeiro aero a gasolina e quero caprichar o quanto eu puder nele. O motor já encomendei um DLE35ra, que inclusive já peço dica de como amaciá-lo da melhor maneira.
O cara de quem comprei o kit me recomendou trocar as dobradiças, e realmente parece ser muito frágil, o que me dizem
Ele recomendou usar robart, porem só achei no ml e cara por sinal, 58 reais 15 peças, no aero vai um total de 26. e também não sei qual tamanho certo comprar.
Por oportunidade que apareceu, comprei um kit de um Corvus 540 V4 30 cc da Goldwing, está novinho na caixa.
Nele veio essa linkagem
Mas a linkagem não está completa, por isso venho aqui pedir a ajuda para eu montar esse kit, é meu primeiro aero a gasolina e quero caprichar o quanto eu puder nele. O motor já encomendei um DLE35ra, que inclusive já peço dica de como amaciá-lo da melhor maneira.
O cara de quem comprei o kit me recomendou trocar as dobradiças, e realmente parece ser muito frágil, o que me dizem
Ele recomendou usar robart, porem só achei no ml e cara por sinal, 58 reais 15 peças, no aero vai um total de 26. e também não sei qual tamanho certo comprar.
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Re: Corvus 540 V4
Continuando, na parte de linkagem só veio esse ferro o qual não sei o nome
e essa parte pro pull pull
Aproveitei e medi no aero a distancia do local do servo ate onde vai o horn.
Gostaria da ajuda com o tamanho das peças a serem compradas, bitola e comprimento. e também o nome das tais.
e essa parte pro pull pull
Aproveitei e medi no aero a distancia do local do servo ate onde vai o horn.
Gostaria da ajuda com o tamanho das peças a serem compradas, bitola e comprimento. e também o nome das tais.
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Re: Corvus 540 V4
Depois vem a questão dos servos, que existem muitos de muitas marcas e preços. Estava olhando esses Power HD, que estão custando na faixa de 70 reais na China, alguém aqui usa ou usou ou conhece esses servos?
Aceito sugestão de servos pra usar nesse aero, de preferencia não muito caro.
O que me dizem dessa chave, gostei dela por já ligar o receptor e cdi, e ainda abastecer tudo junto.
Seria exagero colocar uma mesa desse de leme?
O tanque dele é de 800cc, na hobyking tem uns transparente que estou vendo a possibilidade de comprar, mas vi de 500 e 1000 ml, qual seria mais viável para este aero?
Desculpe se exagerei no post, estou a uma semana elaborando o conteúdo para postar, e preocupado de fazer alguma coisa que não pode aqui.
Acredito não ser possível colocar link de produtos, mas se quiserem mandar por mp eu não me importo.
Desde já agradeço a atenção e ajuda.
Tiago.
Aceito sugestão de servos pra usar nesse aero, de preferencia não muito caro.
O que me dizem dessa chave, gostei dela por já ligar o receptor e cdi, e ainda abastecer tudo junto.
Seria exagero colocar uma mesa desse de leme?
O tanque dele é de 800cc, na hobyking tem uns transparente que estou vendo a possibilidade de comprar, mas vi de 500 e 1000 ml, qual seria mais viável para este aero?
Desculpe se exagerei no post, estou a uma semana elaborando o conteúdo para postar, e preocupado de fazer alguma coisa que não pode aqui.
Acredito não ser possível colocar link de produtos, mas se quiserem mandar por mp eu não me importo.
Desde já agradeço a atenção e ajuda.
Tiago.
- LaercioLMB
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Re: Corvus 540 V4
Aquele tipo de mesa para leme, teria que ver se o servo utilizado daria conta do recado. Mas o servo é para 3 kg!!! Sim, mas note que há um efeito alavanca ali onde o esforço será muito maior do que o do servo. Se o esforço para mover o leme for menor, essa mesa só servirá para aumentar o curso que na maioria das vezes não ultrapassa 30° para cada lado. Tem que calcular o esforço que o leme fará sobre o servo para saber se essa mesa realmente será útil.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Corvus 540 V4
Entendi, esse aero não veio com manual, mas geralmente um aero desses, no 3d, usa servo com qual torque? To olhando uns turnigy na hobyking, tem uns baratos la entre 9 e 13 kg.
- LaercioLMB
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Re: Corvus 540 V4
A questão é quanto de torque geralmente usam nesse modelo e sim como calcular e escolher o servo correto.
viewtopic.php?t=58536
No link acima explica como calcular e ver quanto de torque será necessário para mover um comando e só então se sabe qual será o servo ideal.
Achismos está cheio aqui, assim como servos travando sem resposta, servos quebrando dentes de engrenagens, servos queimando e a maior parte dos problemas não é a qualidade dos servos e sim servos mal dimensionados, pois muitos acham que se o modelo pesa 1500 g, o torque do servo pode ser de 1,6 kg e deu. Não é assim que funciona, o torque do servo não é dado pelo peso do modelo.
Outro tópico falando sobre a mesma coisa.
viewtopic.php?t=83391
Não se escolhe servo no achismo.
viewtopic.php?t=58536
No link acima explica como calcular e ver quanto de torque será necessário para mover um comando e só então se sabe qual será o servo ideal.
Achismos está cheio aqui, assim como servos travando sem resposta, servos quebrando dentes de engrenagens, servos queimando e a maior parte dos problemas não é a qualidade dos servos e sim servos mal dimensionados, pois muitos acham que se o modelo pesa 1500 g, o torque do servo pode ser de 1,6 kg e deu. Não é assim que funciona, o torque do servo não é dado pelo peso do modelo.
Outro tópico falando sobre a mesma coisa.
viewtopic.php?t=83391
Não se escolhe servo no achismo.
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- Wesley_Sniper
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Re: Corvus 540 V4
Esse tanque é para aero glow, o ideal é transparente e tem saída para suspiro e abastecimento por cima.
Recomendo você não pensar em economia na questão dos servos, principalmente na questão de um aero 3D.
Nunca montei um modelo desse e também não tenho um para poder indicar o setup, mas se estivesse na sua situação investiria em servos savox ou hitec.
Servo do leme, compre um de qualidade e com sobra de potência para usar linkagem pull-pull.
Profundor, use dois servos.
Te digo uma coisa amigo, num aero de alta performance o lucro é não economizar nos equipamentos, este tipo de aero não tolera erros...
Recomendo você não pensar em economia na questão dos servos, principalmente na questão de um aero 3D.
Nunca montei um modelo desse e também não tenho um para poder indicar o setup, mas se estivesse na sua situação investiria em servos savox ou hitec.
Servo do leme, compre um de qualidade e com sobra de potência para usar linkagem pull-pull.
Profundor, use dois servos.
Te digo uma coisa amigo, num aero de alta performance o lucro é não economizar nos equipamentos, este tipo de aero não tolera erros...
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Re: Corvus 540 V4
Bom dia Laercio, você pode me ajudar com os cálculos?
O Aileron tem 79 de comprimento, 14 na raiz e 10 na ponta.
Nao sou bom de matemática.
O Aileron tem 79 de comprimento, 14 na raiz e 10 na ponta.
Nao sou bom de matemática.
- LaercioLMB
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Re: Corvus 540 V4
Cara, eu já vi muita gente usar da mesma desculpa de não ser bom em matemática, mas aqui não é prova e você pode usar a calculadora.
Vou só te dar o caminho.
Primeiro, tens que saber qual será a velocidade do aeromodelo, pois de nada adianta calcular a uma velocidade que você não sabe qual será.
Para um aeromodelo 30 cc, lógico um motor 30 cc. Usei os dados de um DLE 30 cc.
rpm máximo 8500, mas vamos contar com apenas 80% de rendimento do motor com hélice.
8500 x 0,8 = 6800 rpm.
Vamos utilizar uma hélice de passo 8. Se ela se desloca 8 polegadas por volta em 6800 voltas quanto ela se deslocará?
Vamos converter polegadas em metros.
Uma polegada é igual a 2,54 cm x 8 = 20,32 cm = 0,2032 m por volta x 6800 = 1381,76 m por minuto x 60 = 82906,6 m por hora = 82,9 km/h arredondando para 83 km/h
Ahhh, mas não vou andar nessa velocidade!!!! Nunca se sabe, principalmente em mergulhos pode até ultrapassar isso.
convertendo para metros por segundo, 83 / 3,6 = 23,05 m por segundo.
Detalhe, sempre haverá uma diferença de deslocamento devido ao arrasto da fuselagem e sendo assim, vamos contar com apenas 75 km/h máximo e nesse caso, 75 : 3,6 = 20,83 m/s
Já sabemos velocidade.
Área do aileron.
Corda 0,14 na raiz e 0,10 na ponta o que dá uma corda média de 0,14 + 0,10 = 0,24 : 2 = 0,12 x 0,79 de comprimento = 0,0948 m²
Quantos graus iremos virar o máximo do aileron. Não sei, vou colocar aqui 20°
Vamos ver qual será a área projetada que a fórmula é área x sen 20°= 0,0948 x sen 20° = 0,0948 x 0,34202 = 0,0324
Coeficiente de arrasto vamos usar 1 como padrão. Pois está tudo isso explicado lá nos links que te passei e aqui mais mastigado ainda.
Densidade do ar = 1,2 kg/m³
O torque será (Densidade do ar x velocidade em m/s² x arrasto x área projetada) : 2 = Kgf
Te dei todos os dados, agora calcula.
Eu não sou bom em calcular seno, cosseno e coisas assim, a minha calculadora não faz essas contas.
Também não é desculpa, assim como pesquisando xxx na internet se encontra muito porno, procurando por seno também se encontra o que se quer. http://blogcalculadora.blogspot.com/201 ... 0-360.html
Vou só te dar o caminho.
Primeiro, tens que saber qual será a velocidade do aeromodelo, pois de nada adianta calcular a uma velocidade que você não sabe qual será.
Para um aeromodelo 30 cc, lógico um motor 30 cc. Usei os dados de um DLE 30 cc.
rpm máximo 8500, mas vamos contar com apenas 80% de rendimento do motor com hélice.
8500 x 0,8 = 6800 rpm.
Vamos utilizar uma hélice de passo 8. Se ela se desloca 8 polegadas por volta em 6800 voltas quanto ela se deslocará?
Vamos converter polegadas em metros.
Uma polegada é igual a 2,54 cm x 8 = 20,32 cm = 0,2032 m por volta x 6800 = 1381,76 m por minuto x 60 = 82906,6 m por hora = 82,9 km/h arredondando para 83 km/h
Ahhh, mas não vou andar nessa velocidade!!!! Nunca se sabe, principalmente em mergulhos pode até ultrapassar isso.
convertendo para metros por segundo, 83 / 3,6 = 23,05 m por segundo.
Detalhe, sempre haverá uma diferença de deslocamento devido ao arrasto da fuselagem e sendo assim, vamos contar com apenas 75 km/h máximo e nesse caso, 75 : 3,6 = 20,83 m/s
Já sabemos velocidade.
Área do aileron.
Corda 0,14 na raiz e 0,10 na ponta o que dá uma corda média de 0,14 + 0,10 = 0,24 : 2 = 0,12 x 0,79 de comprimento = 0,0948 m²
Quantos graus iremos virar o máximo do aileron. Não sei, vou colocar aqui 20°
Vamos ver qual será a área projetada que a fórmula é área x sen 20°= 0,0948 x sen 20° = 0,0948 x 0,34202 = 0,0324
Coeficiente de arrasto vamos usar 1 como padrão. Pois está tudo isso explicado lá nos links que te passei e aqui mais mastigado ainda.
Densidade do ar = 1,2 kg/m³
O torque será (Densidade do ar x velocidade em m/s² x arrasto x área projetada) : 2 = Kgf
Te dei todos os dados, agora calcula.
Eu não sou bom em calcular seno, cosseno e coisas assim, a minha calculadora não faz essas contas.
Também não é desculpa, assim como pesquisando xxx na internet se encontra muito porno, procurando por seno também se encontra o que se quer. http://blogcalculadora.blogspot.com/201 ... 0-360.html
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- LaercioLMB
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Re: Corvus 540 V4
Credo, foi só ter cálculo que sumiu todo mundo
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.