Minha intensão é projetar e construir um Warbird elétrico, em balsa e compensado.
Minha ideia inicial é desenhá-lo a partir dos modelos da época da WWII, então ele será uma "média" dos modelos , e consequentemente terá o jeitão de um Warbird!!!!
Será minha primeira construção com asa trapezoidal, e para facilitar as coisas pretendo detalhar muito bem a planta, para cortar as peças a laser.
Como os Warbirds escolhidos de modelo, será um asa baixa, com diedro, mas nesta primeira versão não construirei a asa com trens retráteis. Quem sabe futuramente....
Minha experiencia é com motores para areos de 140 cm de envergadura, baterias 4S - provavelmente utilizarei um antigo Turnigy SK 3548 de 900 kv ou um Turnigy G32, pois estou acostumado com essas configurações e sei que dão conta do recado!!!
Estou disposto a utilizar um perfil NACA 2413.
A quem queira seguir o projeto, a construção e me ajudar peço paciência pois será um processo lento!!!
Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]
- Rho
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Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]
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Voltando aos poucos.....
- LaercioLMB
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Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]
Dica. Se vai usar desenhos em 3 vistas, eles não são plantas e algumas coisas tem que serem alteradas para se tornarem aeromodelos bons.
Já fiz isso de usar desenhos em 3 vistas e o modelo teve tendências, tive que fazer algumas alterações para que voasse bem.
Desenhos em 3 vistas não são plantas e não serve como plantas. Motivo? Ao fazer um avião em escala menor, podemos reduzir muitas coisas, mas a densidade e viscosidade do ar nunca poderemos mudar e com isso, as características de voo de um aeromodelo não batem com as medidas de um avião real.
Quer fazer, faça, a escolha é sua, mas certamente o modelo não terá todo o desempenho e manobrabilidade que poderia ter se seguidas as regras de um aeromodelo.
Já fiz isso de usar desenhos em 3 vistas e o modelo teve tendências, tive que fazer algumas alterações para que voasse bem.
Desenhos em 3 vistas não são plantas e não serve como plantas. Motivo? Ao fazer um avião em escala menor, podemos reduzir muitas coisas, mas a densidade e viscosidade do ar nunca poderemos mudar e com isso, as características de voo de um aeromodelo não batem com as medidas de um avião real.
Quer fazer, faça, a escolha é sua, mas certamente o modelo não terá todo o desempenho e manobrabilidade que poderia ter se seguidas as regras de um aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Rho
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Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]
Caro LaercioLMB,
Vou utilizar as imagens superior e lateral para fazer meu próprio desenho, nem de perto será um "escala". Eu joguei as imagens dentro do AutoCAD e escalonei todas elas para uma envergadura de 140 cm e pelas silhuetas vou fazer meu modelo.
Deve voar bem, assim espero, pois vou repetir muitas das técnicas e das variáveis que venho utilizando na elaboração de outros projetos... Construir um Aeromodelo Rádio Controlado, sem o esforço para que seja um modelo legal de brincar e de voar, é um pouco "desrespeitoso" para com o nosso Hobby. Penso que para servir de aprendizado, devo sempre tomar decisões que visem um "bom voador", dedicar um pouco de tempo planejando e projetando como será o resultado final. Daí, quando o modelo estiver pronto, fizer a estréia, ser trimado, tiramos conclusões úteis sobre onde acertamos e sobre onde erramos, para que no próximo não cometamos as mesmas falhas dos anteriores.
Colocadas estas considerações, digo que concordo plenamente com suas colocações, fico esperando suas dicas - até agora não capitei uma dica, apenas um alerta, kkkkk - com a seguintes ressalvas:
1. não tenhamos medo de nos aventurar no Hobby, se não voar bem, alguma lição fica;
2. geralmente quando tem o "jeitão de avião", voa legal;
3. muito cuidado na construção, é necessário capricho, alinhamento, lixar muito, reforçar o que for necessário e não exagerar, só por exagerar...
4. não somos engenheiros aeronáuticos, somos amadores, curiosos, preguiçosos e doidos que voam com os pés no chão
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Handaro P49
Meu nome é Randal, e nos idos tempos de comprar aquele monte de coisas da China, um amigo do campo me apelidou Handaro, por isso o modelo vai se chamar Handaro. E P49 é porque estou com 49 anos, e para ficar entre o P47 e o P51!!! Achei que as brincadeiras valeriam o nome!!!!
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NACA 2413
Um perfil que é "garantia" de bom vôo.
Semi simétrico com 2% de camber e 13% de espessura.
Em aeromodelos a espessura da asa geralmente fica 11 e 15%, de modo geral aeromodelos rápidos e elétricos podem ter um número mais baixo, motorização a combustão e vôo escala geralmente 15%.
Maiores informações: http://airfoiltools.com/airfoil/naca4digit
Esses são padrões que eu sigo, são verdades para mim, se você for um engenheiro aeronáutico nem precisa me corrigir, que é você quem está certo!!!!
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Seguem alguns vídeos de modelos que projetei e construí, a partir de vistas dos aviões e que voaram legal:
Vou utilizar as imagens superior e lateral para fazer meu próprio desenho, nem de perto será um "escala". Eu joguei as imagens dentro do AutoCAD e escalonei todas elas para uma envergadura de 140 cm e pelas silhuetas vou fazer meu modelo.
Deve voar bem, assim espero, pois vou repetir muitas das técnicas e das variáveis que venho utilizando na elaboração de outros projetos... Construir um Aeromodelo Rádio Controlado, sem o esforço para que seja um modelo legal de brincar e de voar, é um pouco "desrespeitoso" para com o nosso Hobby. Penso que para servir de aprendizado, devo sempre tomar decisões que visem um "bom voador", dedicar um pouco de tempo planejando e projetando como será o resultado final. Daí, quando o modelo estiver pronto, fizer a estréia, ser trimado, tiramos conclusões úteis sobre onde acertamos e sobre onde erramos, para que no próximo não cometamos as mesmas falhas dos anteriores.
Colocadas estas considerações, digo que concordo plenamente com suas colocações, fico esperando suas dicas - até agora não capitei uma dica, apenas um alerta, kkkkk - com a seguintes ressalvas:
1. não tenhamos medo de nos aventurar no Hobby, se não voar bem, alguma lição fica;
2. geralmente quando tem o "jeitão de avião", voa legal;
3. muito cuidado na construção, é necessário capricho, alinhamento, lixar muito, reforçar o que for necessário e não exagerar, só por exagerar...
4. não somos engenheiros aeronáuticos, somos amadores, curiosos, preguiçosos e doidos que voam com os pés no chão
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Handaro P49
Meu nome é Randal, e nos idos tempos de comprar aquele monte de coisas da China, um amigo do campo me apelidou Handaro, por isso o modelo vai se chamar Handaro. E P49 é porque estou com 49 anos, e para ficar entre o P47 e o P51!!! Achei que as brincadeiras valeriam o nome!!!!
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NACA 2413
Um perfil que é "garantia" de bom vôo.
Semi simétrico com 2% de camber e 13% de espessura.
Em aeromodelos a espessura da asa geralmente fica 11 e 15%, de modo geral aeromodelos rápidos e elétricos podem ter um número mais baixo, motorização a combustão e vôo escala geralmente 15%.
Maiores informações: http://airfoiltools.com/airfoil/naca4digit
Esses são padrões que eu sigo, são verdades para mim, se você for um engenheiro aeronáutico nem precisa me corrigir, que é você quem está certo!!!!
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Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]
Achei sensacional a ideia de fazer uma "média" entre os caças da WWII. Já estou curioso pra ver a cara do bicho. Acompanhando.
- Luiz_carllloz
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Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]
Ótima referência para o nome do modelo, e sim vai voar muito bem porque você tem experiência!
Se hoje os T-25 voam bem é porque lá atrás o percursor me ensinou muitas lições, aliás, tenho ele até hoje e ainda voa!
um abraço!!
Se hoje os T-25 voam bem é porque lá atrás o percursor me ensinou muitas lições, aliás, tenho ele até hoje e ainda voa!
um abraço!!
Elétricos...Já! - StarCessna - Piper Cherokee - T-25 Universal - ME 109 - AeroIgor - Stearman PT-17
- Rho
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Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]
Caros ricardo_taquara e Luiz_carllloz;
Que bom que estão acompanhando, e como eu "confiantes"nessa maluquice!!!
Médias dos 6 Caças:
Focke Wulf 190]/ Messerschmitt 109/ Mitsubishi A6M Zero/ Macchi C.205/ Mustang P51/ Yakovlev Yak-9
Espero que quando pronto fique bonito!!!!
Que bom que estão acompanhando, e como eu "confiantes"nessa maluquice!!!
Médias dos 6 Caças:
Focke Wulf 190]/ Messerschmitt 109/ Mitsubishi A6M Zero/ Macchi C.205/ Mustang P51/ Yakovlev Yak-9
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- Marcio Oliveira
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Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]
Nossa voltei hoje para o hobby e depois de uns 3 anos sem passar pelo evoo, dou de cara com o este camarada gente boa que passou em 2012 a planta do Rhoevoo, o primeiro modelo que construi e voou 100%, camarada Rho vou acompanhar.
Da uma passadinha no meu post: construção do telemaster 47"
Da uma passadinha no meu post: construção do telemaster 47"
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
- marcos soares
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Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]
Vem coisa boa ai galera ... O Rho e o cara .
CNC HOTWIRE