Telemaster BBB V2 - Voado e Aprovado!
- Andre Mauricio
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Telemaster BBB V2 - Voado e Aprovado!
Durante a semana fiz uma limpa no armário de tranqueiras na oficina e encontrei uma série de componentes largados por lá. Nesse catadão, consegui uma eletrônica completa para um avião simples (na verdade encontrei um pouco mais, mas selecionei só o necessário para esse projeto).
Motor 2836 1100KV
ESC 40A (amerilinho xing ling)]
LiPo 3s 1500mah
4 servos 9G (do azul xing ling)
Duas hélices APC falsas 10x5
Receptor FrSky SR6
Há quase um ano atrás eu construí um telemaster de 1,56m de envergadura, o famoso Telemaster BBB (http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=184126). O avião voou muito bem, porém, merecia algumas melhorias, principalmente estruturais, e também um acréscimo de potência. A eletrônica que encontrei é praticamente a mesma do outro avião, com excessão dos servos (eram de metal, agora de nylon) e da bateria (era 3s 2200, agora 3s 1500).
Sendo assim, decidi construir uma versão 2 desse avião.
A planta "base" foi a do Telemaster Junior (https://outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=9390), porém, extraí dela somente as proporções. A planta efetivamente utilizada no projeto foi totalmente desenhada à mão para o material utilizado: depron!
O desenho da planta também é manual.
Meu depron eu sempre compro na Casa das Artes da Asa Norte. Sempre encontro uma variedade boa de espessuras, tipos e tamanhos, e fica atrás do trabalho, do lado do HRAN. Além do depron, aproveitei para comprar varetas de cedro 5x5mm que servirão de reforço para os estabilizadores.
Com o depron em mãos, hora de riscar e cortar.
Sim, são dois pares de laterais. Uso esse esquema em aviões maiores para evitar que o depron "ceda" com o tempo, ou que "sanfone" nas quedas. Acrescenta mais peso, mas ainda fica mais leve que uma fuselagem em madeira... além de aumentar a área de contato do assoalho e do teto.
Repeti os reforços dos estabilizadores, porém, ao invés de utilizar balsa, utilizei o cedro. As peças ficaram bem rígidas, mas não pesadas. Um ptoblema que tive não só no primeiro Tele, mas também em outros grandes aviões em depron, são os pontos de fixação dos horns que, com o tempo, acabam cedendo e ficando frágeis. Dessa vez, substituí o depron 5mm por balsa 5mm nessas regiões onde serão parafusados os horns.
Uma das dificuldades que tive no primeiro Tele BBB foi a fixação da eletrônica. Dessa vez, antes de fechar a fuselagem, deixei colados alguns trilhos para fixação das mesas de servos e bateria.
Parabrisa e capô fiz com sobras de balsa que tinha por aqui. No telemaster anterior não gostei do acabamento dessa parte em decorrência da espessura do depron (5mm). Dessa vez, achei mais agradável.
Motor 2836 1100KV
ESC 40A (amerilinho xing ling)]
LiPo 3s 1500mah
4 servos 9G (do azul xing ling)
Duas hélices APC falsas 10x5
Receptor FrSky SR6
Há quase um ano atrás eu construí um telemaster de 1,56m de envergadura, o famoso Telemaster BBB (http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=184126). O avião voou muito bem, porém, merecia algumas melhorias, principalmente estruturais, e também um acréscimo de potência. A eletrônica que encontrei é praticamente a mesma do outro avião, com excessão dos servos (eram de metal, agora de nylon) e da bateria (era 3s 2200, agora 3s 1500).
Sendo assim, decidi construir uma versão 2 desse avião.
A planta "base" foi a do Telemaster Junior (https://outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=9390), porém, extraí dela somente as proporções. A planta efetivamente utilizada no projeto foi totalmente desenhada à mão para o material utilizado: depron!
O desenho da planta também é manual.
Meu depron eu sempre compro na Casa das Artes da Asa Norte. Sempre encontro uma variedade boa de espessuras, tipos e tamanhos, e fica atrás do trabalho, do lado do HRAN. Além do depron, aproveitei para comprar varetas de cedro 5x5mm que servirão de reforço para os estabilizadores.
Com o depron em mãos, hora de riscar e cortar.
Sim, são dois pares de laterais. Uso esse esquema em aviões maiores para evitar que o depron "ceda" com o tempo, ou que "sanfone" nas quedas. Acrescenta mais peso, mas ainda fica mais leve que uma fuselagem em madeira... além de aumentar a área de contato do assoalho e do teto.
Repeti os reforços dos estabilizadores, porém, ao invés de utilizar balsa, utilizei o cedro. As peças ficaram bem rígidas, mas não pesadas. Um ptoblema que tive não só no primeiro Tele, mas também em outros grandes aviões em depron, são os pontos de fixação dos horns que, com o tempo, acabam cedendo e ficando frágeis. Dessa vez, substituí o depron 5mm por balsa 5mm nessas regiões onde serão parafusados os horns.
Uma das dificuldades que tive no primeiro Tele BBB foi a fixação da eletrônica. Dessa vez, antes de fechar a fuselagem, deixei colados alguns trilhos para fixação das mesas de servos e bateria.
Parabrisa e capô fiz com sobras de balsa que tinha por aqui. No telemaster anterior não gostei do acabamento dessa parte em decorrência da espessura do depron (5mm). Dessa vez, achei mais agradável.
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- Andre Mauricio
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Re: Telemaster BBB V2
Aproveitei o fim de domingo para adiantar mais algumas coisas...
Trilho de bateria, mesa de servos e mesa do receptor. Ainda pensando se pinto as madeiras com tita PVA cinza, ou se deixo natural.
Também abri o acesso para a bateria. Farei uma trava magnética e um puxador discreto para conseguir abrir.
As "bolachas" de compensado são proteções para que a bateria não fure com os parafusos de rosca soberba que seguram o motor.
Não estava confiando muito nos servos de nylon para um avião desse tamanho... resolvi substituir por um par de MG90 que encontrei no armário. Depois compro mais um par para as asas.
Trilho de bateria, mesa de servos e mesa do receptor. Ainda pensando se pinto as madeiras com tita PVA cinza, ou se deixo natural.
Também abri o acesso para a bateria. Farei uma trava magnética e um puxador discreto para conseguir abrir.
As "bolachas" de compensado são proteções para que a bateria não fure com os parafusos de rosca soberba que seguram o motor.
Não estava confiando muito nos servos de nylon para um avião desse tamanho... resolvi substituir por um par de MG90 que encontrei no armário. Depois compro mais um par para as asas.
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- gabrielmaia
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Re: Telemaster BBB V2
Bela construção. Queria eu conseguir essa quantidade e variedade de depron aqui na minha região.
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
- LaercioLMB
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Re: Telemaster BBB V2
O problema não é servo ser ou não de nylon, mas sim subdimensionados para o que estamos querendo usar. Os servos Futaba, JR e Hitec sempre foram de nylon para aeromodelos de grande porte, mas eram dimensionados para tal esforço e só davam problemas pelo desgaste com o passar dosanos ou quando eram usados em modelos acrobáticos onde o esforço necessário era maior do que eles poderiam entregar e aí, volta o subdimensionamento. Nãoa dianta usar servos com engrenagens em metal se eles fornecem 1,5 kg de torque e o esforço necessário for de 2 kg de torque.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Telemaster BBB V2
Para entelagem escolhi o visual mais vintage possível. Bege, vinho e preto. Vinil oracal, qualidade excepcional...
O trem de pouso foi feito com raios de moto (XT660, famosa Meiota). Vou preencher o vão entre os raios com depron e entelar nas cores do avião.
Na linkagem usei clevis na cauda e stoppers nos servos.
A parede de fogo é 100% sobras de kits em balsa... e ficou bacana!
Assim ficou a montagem da eletrônica.
Acabei colocando um Archer SR6 da FrSky, um receptor de 6 canais com gyro. Tem necessidade de gyro nesse avião? Absolutamente nenhuma. Mas o pessoal tem pedido bastante um tutorial de configuração de gyro nos receptores da FrSky, e o Telemaster será a cobaia desse vídeo... Mas normlamente não voará com gyro ligado, esse avião já é estável até de mais
Até agora, 778g com a 3s de 1600mAh. Acredito que RTF fique com algo próximo de 1kg, 1.1kg, algo assim. Pra um avião de 1.4m é muito bom.
O trem de pouso foi feito com raios de moto (XT660, famosa Meiota). Vou preencher o vão entre os raios com depron e entelar nas cores do avião.
Na linkagem usei clevis na cauda e stoppers nos servos.
A parede de fogo é 100% sobras de kits em balsa... e ficou bacana!
Assim ficou a montagem da eletrônica.
Acabei colocando um Archer SR6 da FrSky, um receptor de 6 canais com gyro. Tem necessidade de gyro nesse avião? Absolutamente nenhuma. Mas o pessoal tem pedido bastante um tutorial de configuração de gyro nos receptores da FrSky, e o Telemaster será a cobaia desse vídeo... Mas normlamente não voará com gyro ligado, esse avião já é estável até de mais
Até agora, 778g com a 3s de 1600mAh. Acredito que RTF fique com algo próximo de 1kg, 1.1kg, algo assim. Pra um avião de 1.4m é muito bom.
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Re: Telemaster BBB V2
Se alguém reparar bem, por baixo do telemaster já tem outro projeto engatilhado...
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Re: Telemaster BBB V2
gabrielmaia escreveu:Bela construção. Queria eu conseguir essa quantidade e variedade de depron aqui na minha região.
Hoje em dia com os fretes facilitados da Shoppee e Mercado Livre ficou bem mais fácil conseguir esse tipo de material. Vale dar uma pesquisada, tem bastante coisa anunciada.
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Re: Telemaster BBB V2
LaercioLMB escreveu:O problema não é servo ser ou não de nylon, mas sim subdimensionados para o que estamos querendo usar. Os servos Futaba, JR e Hitec sempre foram de nylon para aeromodelos de grande porte, mas eram dimensionados para tal esforço e só davam problemas pelo desgaste com o passar dosanos ou quando eram usados em modelos acrobáticos onde o esforço necessário era maior do que eles poderiam entregar e aí, volta o subdimensionamento. Nãoa dianta usar servos com engrenagens em metal se eles fornecem 1,5 kg de torque e o esforço necessário for de 2 kg de torque.
O ruim dos servos chineses de nylon é que quebram as engrenagens com muita facilidade até mesmo com choques leves. Na minha experiência, os MG aguentam o mínimo de desaforo.
Tive um ASK21 da Art-Tech que num pouso, e não foi catrapo, um dos servos de aileron abriu o bico.
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- nery
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Re: Telemaster BBB V2
Um bom trabalho nesse modelo, espero que tenha um bom voo, desejo sucesso !!!
- LaercioLMB
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Re: Telemaster BBB V2
Andre Mauricio escreveu:LaercioLMB escreveu:O problema não é servo ser ou não de nylon, mas sim subdimensionados para o que estamos querendo usar. Os servos Futaba, JR e Hitec sempre foram de nylon para aeromodelos de grande porte, mas eram dimensionados para tal esforço e só davam problemas pelo desgaste com o passar dosanos ou quando eram usados em modelos acrobáticos onde o esforço necessário era maior do que eles poderiam entregar e aí, volta o subdimensionamento. Nãoa dianta usar servos com engrenagens em metal se eles fornecem 1,5 kg de torque e o esforço necessário for de 2 kg de torque.
O ruim dos servos chineses de nylon é que quebram as engrenagens com muita facilidade até mesmo com choques leves. Na minha experiência, os MG aguentam o mínimo de desaforo.
Tive um ASK21 da Art-Tech que num pouso, e não foi catrapo, um dos servos de aileron abriu o bico.
Isso é verdade, a qualidade caiu muito
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