Escolhendo o próximo projeto.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Escolhendo o próximo projeto.

Mensagem por Marcos Quito »

Uma das tarefas mais comuns que temos e nem percebemos é a da escolha do próximo projeto/modelo.
Parece uma coisa à tôa, mas por vezes ficamos indecisos.
Fiz uma vez este exercício, esta planilha, e achei interessante, pelo menos ela te "coloca no chão", com a realidade na sua cara para vc ter consciência da escolha.

A questão maior é a "qualificação" dos "pontos fortes" e "pontos fracos".
Tabulei os principais "empecilhos" que encontro, mas cada um pode colocar as características que melhor lhe convier.
Quero dizer que aquilo que para mim é um "ponto fraco", pode não ser para outro.
E assim vamos classificando. Ganha quem tiver mais "pontos fortes".
Veja por exemplo, se pensarmos em popularidade, que os modelos "asa", e "slope" (colina), são os que têm mais pontos fortes, o que condiz com sua grande difusão : Eles podem ser pequenos (cabe em qualquer lugar), custam pouco, são fáceis de colocar para cima. Seu único empecilho é que depende de um bom local. Uma vez resolvido isto - Pirapora - é "mamão-com-açúcar".

Como disse, isto nos trás para "terra". Por exemplo, eu estou louco para começar no F3J. Depois que tabulei isto, já sei o que me espera.
Só que às vezes, e muitas vezes, um único ponto forte nos faz sair correndo Sexta-feira às 17:30hs para comprar material e cola...
São as decisões...
Anexos
como escolher.jpg
como escolher.jpg (35.46 KiB) Exibido 4130 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Gerson B.
membro
Mensagens: 1007
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 10:12 pm
Localização: Jundiaí - SP

Mensagem por Gerson B. »

Marcos

Parabéns por lançar esta planilha, pois muitas vezes montamos um ELEFANTE BRANCO (que voa!!!!), mas não temos nem como transportá-lo no carro!!!!
A sogra segura uma ponta da asa no banco traseiro do carro e a outra ponta vai para fora da janela !!!!, ou então partimos para um modelo onde não temos local adequado para praticar o vôo.

Com esta tabela podemos projetar os prós e contra antes de dizer :- xiiii, e agora?????!!!!!!!!!!!

Abs

Gerson Burin
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Propulsão

Mensagem por Danangeli »

Boas! Amigos!!!

Será que já utilizaram, para fazer o planador subir, algum método com motor a elástico?...tipo... dá-se o máximo de "corda" na hélice e lança o bicho e vai comandando a subida, até a hora que acabar a corda da hélice (folder)............daí é só ir procurando térmicas! :P

Alguém, por ventura, já viu isso?? será que dá certo???


Valeu!
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Poxa

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Quito, voce tá fazendo MBA ou é formado em administração...... :oops:
Avatar do usuário
Toninho LourenÇo
membro
Mensagens: 2085
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
Localização: Guarulhos -SP

Mensagem por Toninho LourenÇo »

Ele é engenheiro mecânico e da suas aulas particulares pra mim é o
mY Friend

Brincadeiras a parte ele conhece muito nos 25 anos envolvidos no modelismo

Voamos muito

Mesmo eu sendo da pratica, unimos ideias e sempre da certo nossos projetos

E o meu assessor consultor e meu amigão

Té mais

Toninho
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

=> Danangeli : O que vc quer é quase o Wakefield. Só que no Wakefield o planador tem vôo livre. ( o leme é ligeiramente virado para voar em círculos, e no profundor tem um pavio que "abre" o profundor após uns 10min, cabrando o modelo demasiadamente, o que o faz descer como um pára-quedas).

Numa revista Francesa que eu tenho (Modéle Magazin) o cara fez um planador de 2m, r/c (2 canais), com o motor a elástico.
Tem que encontrar alguém que sabe fazer o motor (wakefield), porque o negócio é artesanal : faz-se até mesmo a hélice "folded" (dobrável).
Funciona sim, sem dúvida.

=> Nuno, não é Administração, é que eu sou Engenheiro, e para Engenheiro tudo tem Método, Teoria.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Que Legal.....Walkefield.......e na revista fala o tamanho da hélice?? deve ser Grande!!
Valeu Marcos!
Responder