Pesquisando aqui no e-voo, achei várias matérias sobre conversões e empuxo até achei esta tabela, más esta em watts
OS 10 LA- 0,27 bhp X 750w=202watts
OS 15 LA- 0,41 bhp X750w =307,5watts
OS 25 LA- 0,60 bhp X 750w=450watts
OS 40 LA- 1,00 bhp X750w=750watts
Estou querendo mesmo saber, o empuxo do os 15LA em quilos, quantos quilos ele realmente puxa, e qual a melhor hélice para ele?
Se alguem puder me ajudar, fico grato desde já.
Empuxo do os 15LA
- lucas.sjc
- membro
- Mensagens: 177
- Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
- Localização: São José dos Campos, São Paulo
Empuxo do os 15LA
Bons voos...
Lucas Mendes
São José dos Campos - SP
Lucas Mendes
São José dos Campos - SP
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
Isso depende da helice(ou do helice) passo e diametro, depende da rotação, depende do combustivel e por fim não te serve pra nada sem saber o pith speed para cada helice utilizada e na rotação especifica.
Um motor pode ter 1 kilos de empuxo e um pith speed tão baixo que não vai voar... a algum tempo o Alex fez um park jet com uma helice enorme empuxo gigante, mas ao soltar o modelo foi de nariz pro chão.
Mudou a helice para uma de menor empuxo mas velocidade maior e o modelo ficou legal.
Um motor pode ter 1 kilos de empuxo e um pith speed tão baixo que não vai voar... a algum tempo o Alex fez um park jet com uma helice enorme empuxo gigante, mas ao soltar o modelo foi de nariz pro chão.
Mudou a helice para uma de menor empuxo mas velocidade maior e o modelo ficou legal.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
Na verdade o fabricante informa que o OS .15LA é capaz de fornecer .41 PS @ 17000 RPM (e não BHP), o que resultaria em 301.5 W de potência quando estiver girando a 17000 RPM.
Se você usar uma hélice 7x5, que é uma das recomendadas pelo fabricante e considerar que a densidade do ar seja 1.225 Kg/m³ e o rendimento da hélice seja 70%, teria empuxos e velocidades da corrente de ar, ambos para motor estático, próximos dos indicados na tabela.
Usando uma hélice maior que as recomendadas, no seu caso 8x4, o motor vai ser incapaz de atingir a mesma rotação máxima - vai precisar medir a rotação a que ele chega. De qualquer maneira, se o fabricante indica 7x5 como a maior hélice para esse motor, o rendimento do motor vai ser menor e provávelmente os empuxos estáticos menores.
Se você usar uma hélice 7x5, que é uma das recomendadas pelo fabricante e considerar que a densidade do ar seja 1.225 Kg/m³ e o rendimento da hélice seja 70%, teria empuxos e velocidades da corrente de ar, ambos para motor estático, próximos dos indicados na tabela.
Usando uma hélice maior que as recomendadas, no seu caso 8x4, o motor vai ser incapaz de atingir a mesma rotação máxima - vai precisar medir a rotação a que ele chega. De qualquer maneira, se o fabricante indica 7x5 como a maior hélice para esse motor, o rendimento do motor vai ser menor e provávelmente os empuxos estáticos menores.
- Anexos
-
- Pasta1.jpg (39.13 KiB) Exibido 3419 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
[quote:082ae22be3="Ricardão"]Marco:
Dê uma olhada no site da OS.
Eu também uso 8x6 nos meus OS .15 RC e OS .15 FP RC e 7x6 nos .10, mas a potência de fábrica do FP é .29 PS @ 15000 RPM, para o LA a OS diz que a rotação chega a 17000 RPM e dá .41 PS, só que recomenda hélices 7x5, 6.8x4 ou 6.8x5.[/quote:082ae22be3]
Mas tb né.. no tempo que eu usava os 15 amarrava cachorro com linguixa(como diz a filhinha de uma amigo) agora os motores estão muito mais rapidos.
Dê uma olhada no site da OS.
Eu também uso 8x6 nos meus OS .15 RC e OS .15 FP RC e 7x6 nos .10, mas a potência de fábrica do FP é .29 PS @ 15000 RPM, para o LA a OS diz que a rotação chega a 17000 RPM e dá .41 PS, só que recomenda hélices 7x5, 6.8x4 ou 6.8x5.[/quote:082ae22be3]
Mas tb né.. no tempo que eu usava os 15 amarrava cachorro com linguixa(como diz a filhinha de uma amigo) agora os motores estão muito mais rapidos.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!