Motor PM101TR (conhecido como 400BR)
- alexcmag
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Todo motor elétrico tem várias medidas, uma delas é a corrente em aberto, outra a corrente em stall (travado).
O 1-3V é calculado para que a corrente em stall seja baixa o suficiente para que ele possa dissipar como calor sem torrar.
Claro que em aberto a corrente é menor, então dá para colocar até uns 15V nele sem que torre.
Como uma hélice pequena (5x3 por exemplo) não força muito o motor, dá para jogar 11V nele e ele sem que dissipe muita potência, principalmente porque está bem ventilado. Claro que se travar a hélice, ele queima em poucos segundos.
O 1-3V é calculado para que a corrente em stall seja baixa o suficiente para que ele possa dissipar como calor sem torrar.
Claro que em aberto a corrente é menor, então dá para colocar até uns 15V nele sem que torre.
Como uma hélice pequena (5x3 por exemplo) não força muito o motor, dá para jogar 11V nele e ele sem que dissipe muita potência, principalmente porque está bem ventilado. Claro que se travar a hélice, ele queima em poucos segundos.
- edsonnota1000
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Então quer dizer que a "super - ventilação" que o motor recebe faz com que ele não esquente tanto para se queimar como esquentaria quando o motor esta em "stall", ou seja sem ventilação, por isso agüenta variação de voltagem.
Mas se eu colocar uma hélice muito pesada nele esses valores tendem a reduzir por causa da sua maior força para rotação da mesma e menor condição para a dissipação do calor seria isso ???
Sendo assim motores como esse não teriam boa aceitação de diferentes tipos de hélice ficando restrito a um certo tipo hélice e um total de empuxo, e sendo assim um total de peso para o aeromodelo....estou correto ???
Mas se eu colocar uma hélice muito pesada nele esses valores tendem a reduzir por causa da sua maior força para rotação da mesma e menor condição para a dissipação do calor seria isso ???
Sendo assim motores como esse não teriam boa aceitação de diferentes tipos de hélice ficando restrito a um certo tipo hélice e um total de empuxo, e sendo assim um total de peso para o aeromodelo....estou correto ???
- Julio Kenji
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- Julio Kenji
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Ola vim passar aqui no forum para fazer uma pergunta que uns não vão concordar
mas devido condições financeiras eu pergunto isso o motor brushed 400 é enrolado com que fio esmaltado bom eu tenho um aki com as seguintes especificações buchas de latão escovas de carvão com molas o que falta só é saber quantas voltas de fio esmaltado dar para chegar aquele rendimento obrigado agradeço qualquer ajuda
será bem vinda.
mas devido condições financeiras eu pergunto isso o motor brushed 400 é enrolado com que fio esmaltado bom eu tenho um aki com as seguintes especificações buchas de latão escovas de carvão com molas o que falta só é saber quantas voltas de fio esmaltado dar para chegar aquele rendimento obrigado agradeço qualquer ajuda
será bem vinda.
- alexcmag
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Márcio, o galho é que não é só o motor que precisamos para voar.
Então mesmo que você consiga um motor adequado ainda precisaria de adaptador de hélice (uns 10 reais), ESC (uns 60 reais) e hélice (uns 5 reais), além de conectores.
Como os brushless atualmente são comercializados em grandes volumes, tem lojas que vendem o kit contendo motor, esc, adaptador de hélice, conectores, etc. por 80 reais.
Então, mesmo aproveitando o motor, o custo vai empatar, não economiza nada.
Além do mais não são só de número de voltas e bitola de fio que especificação de motores vive, ainda tem o material do ímã, número de polos no enrolamento, dimensões, etc., então atualmente não é muito útil tentar aproveitar motores.
Seria como você economizar um interruptor para ligar uma lâmpada na sua casa, usando o fio para isto. Economiza alguma coisa? Sim, uns 5 reais... mas e daí? Vai ficar mais perigoso, mais feio, pior desempenho, maior risco de acidentes, etc.
Então mesmo que você consiga um motor adequado ainda precisaria de adaptador de hélice (uns 10 reais), ESC (uns 60 reais) e hélice (uns 5 reais), além de conectores.
Como os brushless atualmente são comercializados em grandes volumes, tem lojas que vendem o kit contendo motor, esc, adaptador de hélice, conectores, etc. por 80 reais.
Então, mesmo aproveitando o motor, o custo vai empatar, não economiza nada.
Além do mais não são só de número de voltas e bitola de fio que especificação de motores vive, ainda tem o material do ímã, número de polos no enrolamento, dimensões, etc., então atualmente não é muito útil tentar aproveitar motores.
Seria como você economizar um interruptor para ligar uma lâmpada na sua casa, usando o fio para isto. Economiza alguma coisa? Sim, uns 5 reais... mas e daí? Vai ficar mais perigoso, mais feio, pior desempenho, maior risco de acidentes, etc.
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- alexcmag
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Sinceramente não sei quantas voltas tem.
Na idade do ímã lascado, quando estes motores eram o que havia disponível, simplesmente comprávamos e usávamos. Não ficávamos reenrolando.
Pelo preço deles (10 reais na época) não valia o dia que se gasta reenrolando. Se eu tiver um dia livre, dispenso a faxineira e limpo eu mesmo o apartamento, e ainda saio no lucro, com a vantagem de ter certeza de que fica bom (tanto a limpeza quanto o motor brushless economizado com o dinheiro da faxina).
Como referência, o Speed 400 Graupner (que não é o PM101TR mas é parecido), foi bem descrito no RCgroups:
[quote:21a76d34c2]
The difference in 4.8V, 6V and 7.2V is only the windings. The 7.2V is designated 4045 (45 turns of 0.4mm wire). 6V is 4535 and 4.8V is 5720.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=70336[/quote:21a76d34c2]
Traduzindo:
7,2V 45 voltas de fio 0,4mm
6V 35 voltas de fio 0,45mm
4,8V 20 voltas de fio 0,57mm
Na idade do ímã lascado, quando estes motores eram o que havia disponível, simplesmente comprávamos e usávamos. Não ficávamos reenrolando.
Pelo preço deles (10 reais na época) não valia o dia que se gasta reenrolando. Se eu tiver um dia livre, dispenso a faxineira e limpo eu mesmo o apartamento, e ainda saio no lucro, com a vantagem de ter certeza de que fica bom (tanto a limpeza quanto o motor brushless economizado com o dinheiro da faxina).
Como referência, o Speed 400 Graupner (que não é o PM101TR mas é parecido), foi bem descrito no RCgroups:
[quote:21a76d34c2]
The difference in 4.8V, 6V and 7.2V is only the windings. The 7.2V is designated 4045 (45 turns of 0.4mm wire). 6V is 4535 and 4.8V is 5720.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=70336[/quote:21a76d34c2]
Traduzindo:
7,2V 45 voltas de fio 0,4mm
6V 35 voltas de fio 0,45mm
4,8V 20 voltas de fio 0,57mm
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