Asa com CG fora de centro.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
dietrich
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 12:25 am
Localização: Joinville - SC

Asa com CG fora de centro.

Mensagem por dietrich »

Boa tarde a todos.

Primeiro post. Estou inalgurando. Espero não estar repetindo dúvidas. Apesar da pesquisa prévia não consegui nenhum material que respondesse a minha pergunta. Segue um breve descritivo:

Estou fazendo meu primeiro aeromodelo. Um aero sem diedro, asa alta, envergadura de 82cm corda de 18,5cm. Perfil de asa simétrico. Um acrobático. Sei que não a melhor escolha para um primeiro modelo. Mas esse não é o caso.

Tive dificuldades para comprar as longarinas. Deveriam ser de 3/16". Então comprei as chapas de 3/16" e fiz as longarinas. Obviamente que não ficaram perfeitas. Mas não ficaram ruins.

Meu problema é o seguinte: A asa ficou com o centro de massa fora do centro da asa visto de cima. O deslocamento do CG ficou uns 10mm do centro. Isso vai ser muito grave na hora de voar?

A asa está incompleta, então ainda dá de consertar ou ir compensando conforme algumas colo algumas peças que estão faltando ainda (somente longarinas)

Grato,
André
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

Não sei se entendi bem mas, sendo simplista, o CG fica, normalmente, a 1/3 da corda média da asa partindo da borda de ataque. Procure no google por cálculo do CG que você vai achar algumas calculadoras onde você insere os dados e o programa te dá o Centro de Gravidade.

Na hora de colocar a eletrônica ou tanque de combustível, sei lá qual avião é o seu, ajuste o CG.

Bento
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
dietrich
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 12:25 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por dietrich »

Boa tarde jbentoc

O que eu quiz dizer é que um lado está mais "pesado" que o outro. O seu ponto de vista foi em relação a borda de ataque. E o meu foi em relação a envergadura total da asa.

André
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O CG nunca fica fora do lugar, se o ponto do CG em um aeromodelo é em um ponto específico, nada irá mudar ele de lugar pois se você colocar o ponto do Cg em algo para quilibrar e a cauda cair por exemplo, terá que adicionar peso no nariz para compensar o peso extra da cauda ou vice e versa.
Nunca um CG fica fora do lugar, você pode botar mais peso na cauda ou no nariz, mas o ponto de equilíbrio do aeromodelo sempre será no mesmo lugar.
Essa estória de colocar o CG mais para a frente ou mais para trás é bobagem.
Vamos por padrões, um aeromodelo com o centro de gravidade ( CG ) dele a 1/3 do bordo de ataque da asa, se a corda da asa tem 18,5 cm, o ponto de equilíbrio desse aeromodelo será sempre em 6,166666cm do bordo de ataque e nunca mais nem menos. Se você colocar a ferramenta de ajuste de CG nesse ponto, o aeromodelo terá que se equilibrar 100%, se a cauda cair, bote peso no nariz, se o nariz cair, bote peso na cauda, simplesmente isso.
Isso de deslocar o aeromodelo em cima da ferramenta de ajuste de CG para ver onde está o CG dele é errado de fazer pois se ele equilibrar em um ponto fora disso, não é o CG que está fora de lugar e sim o peso que não está bem dstribuido.
Muitas vezes se usa a bateria para equilibrar esse peso, colocando o suporte da bateria em um ponto dentro da fuselagem onde você possa equilibrar o aeromodelo no ponto certo de equilíbrio dele.
Quando o espaço dentro da fuselagem não permite deslocar muito a bateria, desloque o máximo que conseguir e acrescente peso extra onde estiver mais leve para terminar o ajuste do CG.
Se usar uma bateria de 1800mA 20C por exemplo, se colocar uma bateria de 1300mA 15C ou uma de 2200mA 20C no lugar da bateria que usou para acertar o CG, terá que ajustar tudo de novo pois como o peso da bateria mudou, o centro de gravidade do aeromodelo estará desajustado novamente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

[quote:0a485b513c="dietrich"]Boa tarde jbentoc

O que eu quiz dizer é que um lado está mais "pesado" que o outro. O seu ponto de vista foi em relação a borda de ataque. E o meu foi em relação a envergadura total da asa.

André[/quote:0a485b513c]

Ahhh! Tem que compensar, de preferência tirando peso e, se não for possível, acrescentando, mas há um limite para isso.

Bento
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
dietrich
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 12:25 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por dietrich »

Estou tentando tirar peso para compensar.

Obrigado
Responder