Motor PM101TR (conhecido como 400BR)
- srpab
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[quote:6b11cf4e12="gustabmo"]Snake,
Pode considerar a performance desse motor como a do GWS. Voce sabe entender essa tabela aqui:
[url]http://www.gws.com.tw/english/product/powersystem/eps400-g.htm#EP1280[/url]
Eu recomendo uma reducao 4.5:1 (é a reducao "G" da GWS pra motores 400), com helice 12*8, bateria LiPo 2S ou NiMH de 7 celulas. Com essa configuracao vai consumir uns 7A e será suficiente pra voar seu SlowStick.[/quote:6b11cf4e12]
Qual a vantagem de usar uma reducao no 400br ?
pela tabela a 7,2v e helice 12*8, temos 6,8A e 332g
sem reducao, com 10x8V, hélice 5x3, consumindo mais (12A) fornece 320g de empuxo, quase a mesma forca
ou seja, nao compensa muito colocar reducao, a nao ser em economia de tempo e consequentemente a possibilidade de usar uma bateria com menor mah e voltagem, economizando peso tambem...
é isso mesmo ou to falando abobrinha ?
( to pesquisando um maneira de melhorar o empuxo do 400br para colocar no piperzinho da greatplanes que chegou...ou descartar a ideia de uma vez, por isso a duvida )
Pode considerar a performance desse motor como a do GWS. Voce sabe entender essa tabela aqui:
[url]http://www.gws.com.tw/english/product/powersystem/eps400-g.htm#EP1280[/url]
Eu recomendo uma reducao 4.5:1 (é a reducao "G" da GWS pra motores 400), com helice 12*8, bateria LiPo 2S ou NiMH de 7 celulas. Com essa configuracao vai consumir uns 7A e será suficiente pra voar seu SlowStick.[/quote:6b11cf4e12]
Qual a vantagem de usar uma reducao no 400br ?
pela tabela a 7,2v e helice 12*8, temos 6,8A e 332g
sem reducao, com 10x8V, hélice 5x3, consumindo mais (12A) fornece 320g de empuxo, quase a mesma forca
ou seja, nao compensa muito colocar reducao, a nao ser em economia de tempo e consequentemente a possibilidade de usar uma bateria com menor mah e voltagem, economizando peso tambem...
é isso mesmo ou to falando abobrinha ?
( to pesquisando um maneira de melhorar o empuxo do 400br para colocar no piperzinho da greatplanes que chegou...ou descartar a ideia de uma vez, por isso a duvida )
Combate: Bateu é ponto.
- alexcmag
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Três vantagens no mínimo:
1) Consumo, 7,2V a 7,8A dá 56W. 11,1V a 12A dá 133W, o 138% a mais
2) Hélice maior para fuselagem mais larga evita que todo o ar seja soprado na fuselagem. Imagine tentar fazer um Beaver com hélice 5x3, por exemplo
3) Durabilidade, um motor usado a 56W durará muito mais que a 133W
Para compensar, coloco cinco desvantagens:
1) Maior peso da redução
2) Maior custo da redução
3) Mais peças para quebrar numa lenha
4) Hélice maior geralmente precisa de trem de pouso maior, que aumenta ainda mais o peso
5) Menor pitch-speed exige mais cuidado com a velocidade da hélice x a do do modelo
Pessoalmente acho que não compensa colocar redução em 400BR pela proposta da coisa, se for para ter redução melhor pegar um motor GWS logo. Entre comprar um motor de 12 reais e gastar 50 numa redução, prefiro comprar logo um 400GWS por 75.
1) Consumo, 7,2V a 7,8A dá 56W. 11,1V a 12A dá 133W, o 138% a mais
2) Hélice maior para fuselagem mais larga evita que todo o ar seja soprado na fuselagem. Imagine tentar fazer um Beaver com hélice 5x3, por exemplo
3) Durabilidade, um motor usado a 56W durará muito mais que a 133W
Para compensar, coloco cinco desvantagens:
1) Maior peso da redução
2) Maior custo da redução
3) Mais peças para quebrar numa lenha
4) Hélice maior geralmente precisa de trem de pouso maior, que aumenta ainda mais o peso
5) Menor pitch-speed exige mais cuidado com a velocidade da hélice x a do do modelo
Pessoalmente acho que não compensa colocar redução em 400BR pela proposta da coisa, se for para ter redução melhor pegar um motor GWS logo. Entre comprar um motor de 12 reais e gastar 50 numa redução, prefiro comprar logo um 400GWS por 75.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- srpab
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[quote:a9af7113f8="alexcmag"]Pessoalmente acho que não compensa colocar redução em 400BR pela proposta da coisa, se for para ter redução melhor pegar um motor GWS logo. Entre comprar um motor de 12 reais e gastar 50 numa redução, prefiro comprar logo um 400GWS por 75.[/quote:a9af7113f8]
Obrigado, descartei a compra da redução...
Obrigado, descartei a compra da redução...
Combate: Bateu é ponto.
Eu estou comprando uma Caixa de Redução Hyperion - 400
e
E-TEC 11,1 volts 1250mA High Performance (90 gramas)
Vou usar o 400br com esta caixa de redução a 3S, que é esta bateria E-TEC, gostaria que ele ficasse um modelo forte...
Qual helice eu uso?
1-Helice GWS 10X8
2-Helice GWS 10X60
3-Helice GWS 90X7
4-Helice GWS 90X47
5-Helice GWS 80X60
6-Helice GWS 80X46
A caixa de redução tem coroa de 72 dentes e 5 pinhões de 2,3mm para relações de 3,6 a 6,0:1.
O modelo é este ai da foto e tem servos e receptor full que somando tudo da umas 400 gramas completo...
e
E-TEC 11,1 volts 1250mA High Performance (90 gramas)
Vou usar o 400br com esta caixa de redução a 3S, que é esta bateria E-TEC, gostaria que ele ficasse um modelo forte...
Qual helice eu uso?
1-Helice GWS 10X8
2-Helice GWS 10X60
3-Helice GWS 90X7
4-Helice GWS 90X47
5-Helice GWS 80X60
6-Helice GWS 80X46
A caixa de redução tem coroa de 72 dentes e 5 pinhões de 2,3mm para relações de 3,6 a 6,0:1.
O modelo é este ai da foto e tem servos e receptor full que somando tudo da umas 400 gramas completo...
- Anexos
-
- 29-10-05_1830.jpg (37.42 KiB) Exibido 23001 vezes
Minha duvida maior mesmo é quanto ao uso de 3S, pois tenho medo do motor derreter a tampa trazeira, se eu usar a 90X7 na 3.6 ou mesmo a 10x6 numa maior como uma 4:1, para não forçar o motor.
Será que isso protegeria mais o motor?
Outra coisa sei que é dificil dizer mais sabendo dozar o acelerador quanto tempo de voo eu consego com esta configuração?
Valeu d+ AlexcMac! :D
Será que isso protegeria mais o motor?
Outra coisa sei que é dificil dizer mais sabendo dozar o acelerador quanto tempo de voo eu consego com esta configuração?
Valeu d+ AlexcMac! :D
- alexcmag
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[quote:1a73aecbb6="Bruno____"]Minha duvida maior mesmo é quanto ao uso de 3S, pois tenho medo do motor derreter a tampa trazeira, se eu usar a 90X7 na 3.6 ou mesmo a 10x6 numa maior como uma 4:1, para não forçar o motor.
Será que isso protegeria mais o motor?
Outra coisa sei que é dificil dizer mais sabendo dozar o acelerador quanto tempo de voo eu consego com esta configuração?
Valeu d+ AlexcMac! :D[/quote:1a73aecbb6]
A 9070 é SlowFly, vai gastar mais do que a 1060 Hyperdrive.
Outra é que com 10x6 e redução 3:1 em 3S o 400GWS gasta 8A. Com redução 3,6:1 vai gastar uns 6A aproximadamente, com isto ele não queima de jeito algum.
Será que isso protegeria mais o motor?
Outra coisa sei que é dificil dizer mais sabendo dozar o acelerador quanto tempo de voo eu consego com esta configuração?
Valeu d+ AlexcMac! :D[/quote:1a73aecbb6]
A 9070 é SlowFly, vai gastar mais do que a 1060 Hyperdrive.
Outra é que com 10x6 e redução 3:1 em 3S o 400GWS gasta 8A. Com redução 3,6:1 vai gastar uns 6A aproximadamente, com isto ele não queima de jeito algum.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Meu 400br queimou sem derreter a tampa trazeira, ai eu comprei o fio 26 e reenrolei ele novamente com as 32 voltas em cada pedaço do extrator e funcionol legal.
1- o que aconteceria se eu usar um fio mais fino, o 27 por exemplo?
2- usando o fio 26 mesmo, se eu der so 25 voltas, o que acontece?
Se alguem tiver um tutorial sobre motores eu agradeço.
Obrigado!
1- o que aconteceria se eu usar um fio mais fino, o 27 por exemplo?
2- usando o fio 26 mesmo, se eu der so 25 voltas, o que acontece?
Se alguem tiver um tutorial sobre motores eu agradeço.
Obrigado!